Mercado

Microsoft Azure lança ferramenta que cria aplicativos baseados em blockchain

Postado por em 7 de maio de 2018 , marcado como , , , , , , , , ,

A Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, anunciou o aplicativo Workbench, lançado a partir de um novo conjunto de ferramentas voltado para desenvolvedores que trabalham com a tecnologia distribuída do blockchain.

Microsoft Azure lança ferramenta que cria aplicativos baseados em blockchain

(Foto: Pixabay)

O Workbench fornece “o andaime para um aplicativo de ponta a ponta” e pode ser configurado “com apenas alguns cliques”, de acordo com o anúncio.

Em outras palavras, a Microsoft está tentando simplificar o método pelo qual as companhias e suas equipes desenvolvedoras podem criar aplicativos com a tecnologia blockchain sobre o Azure.

“Hoje, estamos empolgados em anunciar a versão pública do Azure Blockchain Workbench. Uma nova oferta que pode reduzir o tempo de desenvolvimento dos aplicativos de meses para dias”, escreveu Matthew Kerner, gerente da Azure, em um post publicado hoje (7).

“o Workbench faz com os usuários iniciem rapidamente, ao automatizar a configuração da infraestrutura. Fazendo com que os desenvolvedores se concentrem na lógica do aplicativo e os proprietários de negócios possam focar na definição e validação dos casos de uso”, comentou Kerner.

Alguns dos atuais parceiros da empresa já aproveitaram o sistema proposto pelo Workbench. Tais como o Bank Hapoalim de Israel, a distribuidora de alimentos Nestlé e a Apttus, produtora de software.

Grandes parcerias para alavancar o blockchain

As atualizações se configuram na mais recente medida adotada pela gigante da tecnologia que, nos últimos meses, estabeleceu várias parcerias focadas no blockchain.

A Microsoft está trabalhando com o Hyperledger, as Nações Unidas, o consórcio de pesquisas R3 e com o Blockchain Research Group, da Universidade de Cornell, para estudar diferentes aspectos da tecnologia blockchain.

Como já noticiado aqui no Portal Criptoeconomia, o Google e a Amazon também estão trabalhando em soluções de blockchain para seus negócios na nuvem.

Recentemente a Amazon lançou os AWS Blockchain Tamplates, que “fornecem uma maneira fácil e rápida de criar e implementar redes blockchain seguras, através de estruturas de código aberto”, segundo destacou o site da empresa.

Já a Microsoft, para além do lançamento de hoje, mostrou interesse na tecnologia para fins de identidade digital, como publicado anteriormente.

Foto: CoinDesk