A DD Corporation é golpe? Não deixe de ler antes de investir

1

A DD Corporation ficou famosa rapidamente após fechar campanha com influencers e youtubers brasileiros que turbinaram o marketing da empresa na internet. 

Se você pesquisar pelo Office DD Corporation verá que o site da empresa está fora do ar. Mas ainda existem centenas de sites que divulgaram as campanhas da DD na internet. Dessa forma foi possível conhecer as promessas fraudulentas da DD Corporation para compartilhar com você nessa resenha.   

A empresa dizia que fazia arbitragem em Bitcoin e vendia planos de investimentos atrativos com rentabilidade fixa para o robô next.

A promessa para o investidor era de receber rendimentos automáticos dentro da conta da DD Corporation e carteira bitcoin DD corporation. Sem nenhum esforço e conhecimento na área. As pessoas investiam na empresa e confiavam no robô next e nas operações que ele faria no mercado financeiro.  

O que é a DD Corporation?

DD Corporation ou Dreams Digger dizia que era uma plataforma de Educação no mercado de criptomoedas.

Essa era uma imagem de fachada para as operações da DD Corporation, o fundador foi Leonardo Araújo. Mas tinham mais 3 responsáveis pela empresa:

  • Thiago Avancinni
  • Getison Araújo
  • Giovanni Lira

Leonardo Araújo presidente da DD Corporation tinha 300 mil associados em sua ” falsa empresa de educação”. Esses associados compravam planos de investimentos do robô next.   

dd corporation robo next

O robô fazia operações de arbitragem em bitcoin, era um pouco confuso entender o que a DD Corporation vendia. No site oficial eles diziam fazer outros tipos de investimentos, mas na verdade eles vendiam, planos de investimento coletivo em criptomoedas como o bitcoin.  

DD Corporation é pirâmide?

A DD Corporations é um esquema de pirâmide. Ela seguiu aquele famoso roteiro das pirâmides financeiras no Brasil: marketing multinível mais criptomoedas. O caso mais famoso sobre pirâmides brasileiras é a Unick Forex.

A pirâmide começa a dar indícios de quando vai quebrar, isso ocorre quando existe a suspensão do saque na plataforma e posteriormente sites como Reclame Aqui lotam de reclamações de pessoas querendo reaver seu dinheiro. 

Leonardo Araújo tentou explicar o porquê da plataforma bloquear os saques, mas ele não admitiu o esquema, apenas colocou a culpa em outra empresa a Graff Tecnologia, empresa que controlava a plataforma da DD. 

Leonardo também disse que existiam falhas de segurança e que um hacker conseguiu sacar 99 vezes em um plano de $700 dólares.  A DD Corporation plataforma prometeu voltar a pagar seus clientes em 10 de fevereiro de 2020, mas não cumpriu a promessa.

Leonardo Araújo ainda culpou o suposto robô next que fazia as operações automáticas e prometeu que com o capital restante da empresa fazeria os investimentos manuais e recuperaria o dinheiro dos seus clientes.  

A DD Corporation quebrou? 

DD Corporation quebrou em 31 de dezembro de 2019, esse foi o dia que a fraude se revelou para mais de 300 mil associados da DD, a empresa disse que encerraria as atividades em um comunicado. Mas que tentaria pagar seus investidores com o capital remanescente.  

A DD fez esquema Ponzi de pirâmide financeira, infelizmente esse golpe é clássico. O esquema Ponzi consistia em vender planos de investimentos do robô de arbitragem e pagar esses investimentos com o dinheiro que entrava de novos membros. Ou seja, uma pirâmide clássica, mas no contexto do mercado de criptomoedas.   

A promessa de ganho fácil é um dos principais sinais para alertar os investidores sobre uma pirâmide. Desconfie também se a empresa junto com a promessa tenha um sistema de afiliados com bonificação.  

Fraude da DD 

A empresa não gerava receita com seu serviço, o robô de arbitragem não rentabilizava o dinheiro das pessoas. A DD pagava seus investidores com o dinheiro de novos investidores que entravam. Esse esquema é antigo e conhecido como Esquema Ponzi.  

Reclame aqui DD Corporation

reclame aqui dd corporation 

No reclame aqui da DD Corporation existem diversos relatos de pessoas querendo reaver o valor investido. O mais recente aconteceu em 2020, o usuário de Salvador, BA disse:

Em agosto de 2019 investi 7.600 reais na empresa e esperava um rendimento de 3.500 reais segundo o plano contratado no robô next. O problema é que a empresa quebrou e retirou o site do ar após condenação.  

O presidente disse que devolveria o capital para todos os clientes através da auditoria da DD Corporation, por isso muitos clientes enviaram seus dados para que a empresa validasse o reembolso do dinheiro. O problema é que a auditora da DD não serviu para nada, apenas para ganhar tempo. 

Como funcionava?  

No site da DD Corporation, antiga Dreams Digger é possível analisar o esquema. A DD dizia que apresentava 7 formas de ganhos como uma plataforma de educação financeira: 

  • Venda direta 
  • Bônus de primeira compra 
  • Bônus de equipe 
  • Matching bônus 
  • Bônus mensal 
  • Bônus de liderança 
  • Plano de carreira 

Na apresentação inicial a DD não fala nada sobre o robô investidor que operava bitcoin. Posteriormente eles comentavam sobre o negócio do século que consistia na compra dos planos de investimento do robô que rentabilizava 10% ao mês do capital.

Mas primeiro a empresa se identificava como uma vendedora de cursos de criptomoedas. Eles estimulavam as pessoas a comprarem o “curso de arbitragem” na sua plataforma, para que eles aprendessem sobre o mercado.

Por exemplo, tinha o curso “investindo capital de 10 dólares”, depois o curso “empreendedor com pack pro de 159 dólares” e “pack enterprise de 249 dólares”. A DD estava aquecendo os clientes explicando sobre arbitragem em criptomoedas antes de oferecer o suposto robô next que faria isso automaticamente.   

Como vendedora de curso a DD ainda estimulava as pessoas a formarem carreira, essa carreira tinha a promessa dos bônus. Eram 5 tipos diferentes de bônus para que a pessoa conseguisse indicações de novos clientes para o curso da DD com a promessa de pagamento de 50% a 60% para quem indicava. Estava explícito dessa forma o crime de pirâmide financeira previsto na Lei 1521/51 no Brasil. 

Depois de abordar as pessoas e formarem uma pirâmide com o curso de investimento. A DD Corporation tinha seus planos de investimentos com o robô next que fazia arbitragem em bitcoin.

Na apresentação do robô next era possível ver que eles prometiam que não haveriam perdas financeiras, não teria nenhum de risco para os clientes e teria rendimentos todos dos dias sobre o valor investido.  

Robô next 

O robô next fazia arbitragem em bitcoin, a arbitragem consiste no ganho por meio do spread. O spread é a diferença de preços entre compra e venda do bitcoin.

Existem várias corretoras que oferecem esse serviço, mas a a DD dizia que seu robô realizaria de forma automatizada operações nas melhores casas de câmbio do mundo. Ou seja, ele compraria bitcoin pelo preço mais barato e venderia caro. 

O robô poderia identificar a melhor compra através do seu algoritmo e conseguir o melhor preço. A promessa de lucro era atrativa. A pessoa teria que comprar um plano de assinatura no robô que duraria cerca de 12 meses. 

O suposto robô fazia cerca de 10% ao mês do investimento. Os planos começavam com 50 dólares e máximo era de 25 mil dólares.  O robô também era oferecido junto com os cursos, os cursos eram: 

  • BASIC: 10 dólares ao ano, acesso ao curso de arbitragem e 50 pontos no robô next 
  • ENTERPRISE: 249 dólares por ano, acesso ao curso e 50 pontos com robô next 
  • PRO: 149 reais por ano, acesso ao curso e 30 pontos no robô next 

O plano pro era incoerente, prometia uma rentabilidade menor no robô next do que a rentabilidade de 50 pontos oferecidos no plano basic. Isso pode ser uma tática de marketing para estimular as pessoas a comprarem pelo menos plano basic.

Afinal isso faria as pessoas sentirem confiança da DD Corporation, antes de partir para os investimentos agressivos que variavam com 25 mil dólares. 

Plano de carreira DD Corporation 

Os saques deveriam ser realizados somente com a carteira bitcoin da DD Corporation, o valor de retirada mínima era de 50 dólares. Se a pessoa quisesse sacar mais de mil dólares teria que ir até o escritório virtual DD Corporation e vender seu saldo com uma taxa de saque de 4,78%. Procedimento estranho e burocrático.   

DD Corporation é confiável 

O dinheiro caia em até 5 dias, mas após a DD Corporation quebrar no final de 2019, ela não pagou mais nenhum cliente. O Ministério Público da Bahia pediu a suspensão das atividades da empresa devido às promessas de lucros irreais e ganhos inalcançáveis. A DD chegava a ofertar no plano de carreira carros de luxo, joias e viagens.  

Não sabemos o valor da dívida da DD Corporation, alguns veículos de comunicação citam 5 milhões de reais. A CVM Comissão de Valores Mobiliários também investiga a empresa por oferta de contratos de investimentos coletivos. 

Notícias recentes 

Dados divulgados pelo Diário Oficial do Amazonas, dizem que Leonardo Araújo teve suas 4 contas bloqueadas.

A DD Corporation não tem dinheiro para pagar os investidores afinal está quebrada. Mas o presidente disse que irá pagar até 2021.

A DD inventou muitas desculpas para o fim da plataforma, colocou erro na tecnologia do robô, depois falou para os clientes mudarem de carteira de bitcoin e solicitarem novos saques.

Por fim, o que foi constatado é que a empresa era estruturada em forma de pirâmide. Nenhum dos planos de investimento do presidente da DD Corporation eram reais.