Ringana é pirâmide? Aprenda tudo antes de investir

1

Você já ouviu falar da Ringana? Essa é uma empresa famosa na Europa e a marca vende produtos considerados 100% naturais e biodegradáveis. Iremos esclarecer alguns pontos sobre Ringana, inclusive a suspeita de a empresa se tratar de uma pirâmide financeira.

Sabia que há várias empresas com o mesmo estilo da Ringana? Um dos exemplos mais famosos é a Herbalife, que afirma ser uma empresa de marketing multinível e não uma pirâmide. No caso da Herbalife, foi divulgado que a receita dos produtos da empresa não era tão significativa, levantando questionamentos sobre a operação da empresa. Apesar disso, hoje a Herbalife segue atuando normalmente.

Será que Ringana é assim? Ou será mais um esquema de pirâmide que dá golpe em investidores? Continue lendo, falamos tudo o que você precisa saber abaixo.

O que é Ringana?

A Ringana é uma marca de produtos com consciência ambiental. A empresa se importa em ser sustentável desde a fabricação, por exemplo, com a compra de matéria prima sustentáveis, até a venda, com embalagens são biodegradáveis e produtos considerados leves e frescos.

Em seu site, a Ringana diz ter a consciência tranquila sobre suas vendas e que todos os produtos e cosméticos da empresa apostam no natural. Além disso, os produtos também são descritos como extremamente eficientes no site, e que não existe uma forma de fabricação padronizada para um produto sustentável. Portanto, segundo Ringana, os princípios ativos de cada produto são aprovados antes da produção.

Um dos valores da Ringana é priorizar o meio ambiente. Quando falam de ambiente, a Ringana diz que possui uma estratégia sustentável, esse é o conceito da marca: “ser sustentável”.

No site Ringana dá para saber um pouco mais sobre a produção, gasto de energia, embalagens e todos os recursos que são utilizados na fabricação dos produtos.

O que a Ringana vende:

  • Cosméticos
  • Produtos de higiene
  • Suplementos

Os produtos Ringana são confiáveis?

Apesar de ser bem conhecida na Europa, parece que a Ringana ainda não é muito utilizada no Brasil. Encontramos opiniões na Europe sobre um dos produtos sérum (produto que dá mais leveza e hidrata a pele) da empresa. Achamos somente 1 vídeo desse produto.

A falta de informações acontece porque a marca realiza eventos para divulgar sua estratégia sustentável. A empresa afirma que os produtos são 100% naturais, não são ruins para seu organismo, e que até é possível comer as embalagens, porque o isopor é feito de milho.

Os produtos são 100% veganos também, não são testados em animais, porém não é uma marca brasileira. Outro ponto para se observar é que os produtos devem ser adquiridos somente com vendedores credenciados Ringana, esses vendedores pagam uma taxa para serem “distribuidores”, a venda acontece apenas através dos distribuidores.

A empresa divulga no site que tem uma estratégia sustentável, lista alguns produtos, porém não existem muitos relatos desses produtos na internet a venda, não temos amostra da qualidade no Brasil, não é como comprar Avon, Natura e outras marcas de cosméticos mais conhecidas, os produtos Ringana são totalmente desconhecidos no Brasil.

Distribuidores Ringana

Você só ouvirá falar da existência da Ringana apenas com os distribuidores. Inclusive, achamos alguns relatos sobre a abordagem de distribuidores, descrita como agressiva.

A Ringana foca mais em capturar distribuidores com argumentos como “você não vai acreditar como é lucrativo vender Ringana”, no entanto, encontramos relatos de vendedores fracassados no eBay que falam do prejuízo que os produtos Ringana dariam. É contraditório avaliar essa empresa!

Os preços de venda são baixos e qualquer pessoa poderia ser um potencial cliente para Ringana se gostasse do conceito da marca, no entanto, não sabemos se os produtos geram “lucro real”.

Ringana é esquema de pirâmide?

A Ringana vende produtos fitness, cosméticos e suplementos. Os clientes não podem fazer pedidos online, somente com os vendedores independentes registrados e esses vendedores ganham um percentual por venda.

O que faz as pessoas pensarem que a Ringana é um esquema de pirâmide é o padrão conhecido, que já foi muito utilizado por diversos esquemas, como:

  • Realizar reuniões para capturar parceiros e admiradores da marca. Já observamos esse padrão outras vezes em pirâmides financeiras.
  • Criar uma perspectiva para trazer mais parceiros ou associados. Atenção pois isso no início pode parecer com marketing multinível.

De fato, esses parceiros podem receber lucro com a venda dos produtos e não com dinheiro da entrada de novos membros. Se isso for configurado, a Ringana não é pirâmide, mas não temos essa certeza.

Conseguimos um relato traduzido na íntegra de uma pessoa desconfiando da Ringana na internet:

Meu instinto é que este é apenas mais um esquema de pirâmide que minha amiga está se envolvendo. Ela é uma pessoa com uma formação acadêmica, mas tem interesses diferentes. Discuti sobre a Ringana com meu marido, que entende minhas preocupações por essa minha amiga entrar em um possível esquema de pirâmide. Não estou convencida e estou preocupada.

Ringana é confiável?

Aparentemente os produtos são de qualidade, porém existe um ponto negativo. Como os produtos são 100% naturais e veganos, eles tendem a estragam rapidamente, ou seja, os produtos possuem um prazo de validade pequeno.

Se você pensa em ser um revendedor Ringana, você teria de ter um ciclo de venda rápido, o que não acontece com cosméticos e suplementos. Então, não faria sentindo comprar produtos assim para vender, você não teria estoque.

Outro ponto para se observar sobre o produto é o conceito natural, que pode ser marketing para alavancar a marca. Esse não é fato que podemos confirmar, é apenas uma suspeita.

Também não existe um site, divulgação ou redes sociais falando sobre a autoridade da Ringana no Brasil. Tudo o que temos são opiniões tendenciosas de quem foi convidado para uma reunião da marca e a indicação de que teremos informações em breve no site institucional.

Geralmente, na reunião os líderes esclarecem como os produtos são feitos, falam do conceito e captam novos vendedores.

Pesquisamos sobre a empresa e nossas buscas não resultaram em nenhuma qualificação real para os produtos Ringana no Brasil, encontramos relatos apenas na Europa.

Inclusive, a Áustria tem uma história complicada com “produtos ecológicos” pois eles não funcionariam. Listamos 3 pontos que desfavorecem a Ringana:

  1. Os revendedores devem pagar taxa de inscrição para participar do programa e realizar uma formação inicial.
  2. Apenas metade da receita da Ringana vem dos produtos, a outra metade supostamente vem dos contratos de novos parceiros.
  3. Os produtos não podem ser comprados na internet ou online, as operações de compra devem ser intermediadas pelos parceiros credenciados, por isso não é possível encontrar os produtos Ringana no Google Shopping e Mercado Livre.

Esses 3 sinais podem indiciar uma possível pirâmide, porque primeiro o vendedor precisa pagar para trabalhar na empresa, segundo a receita não vem totalmente das vendas, sendo apenas uma fração. Isso é bem suspeito, não acha?

Ringana opiniões

É possível encontrar unboxing sobre os produtos Ringana, porque são uma novidade no mercado. A marca demonstra isso pela embalagem diferente, a caixa é feita de matéria reciclável, as etiquetas são biodegradáveis, a revista catálogo sobre Ringana vem na caixa, para divulgar o conceito sustentável da empresa e também possui folhas recicláveis.

A espuma da caixa é biodegradável, pois é feita de milho.

Veja na foto para você entender melhor a espuma:

 ringana é confiavel

Na opinião que encontramos sobre o produto Ringana, essa cliente da foto relata que o desodorante não tem nenhum químico. A toalha da marca é feita de algodão orgânico, os produtos não têm perfumes, o óleo da Ringana é 100% biológico e sem produtos químicos.

Não existe nada o que questionar observando a opinião dessa cliente, de fato o produto existe.

Separamos o vídeo para você verificar abaixo:

Apesar disso, a empresa tem a estratégia ineficiente de capturar e recrutar vendedores. Em outro relato na internet, um internauta diz que teria que pagar 200 euros para entrar na equipe da Ringana, e que essa seria uma oportunidade de carreira para ele crescer pois a promessa de ganho era alta, porém teria que pagar.

ringana é esquema de pirâmide

 

No mesmo relato a pessoa com user “Snoo73743” diz que foi intimidado pelo amigo para entrar e vender suplementos em festas. O amigo era muito insistentes para Snoo73743 entrasse na empresa. O usuário desconfiou de um possível esquema de pirâmide, pois os benefícios estavam pautados no recrutamento e não nas vantagens de vender os produtos Ringana.

É uma farsa?

Apesar de existir o produto físico, a abordagem de vendas da Ringana parece ser diferente de outras empresas de cosméticos. Para se candidatar na empresa deveria ser essencial explicar como as vendas e distribuição acontecem, mas essas informações não são divulgadas nem encontradas com facilidade.

A Ringana parece ter um roteiro ou esquema para que essas vendas aconteçam, principalmente porque a apresentação dos produtos acontece em reuniões.

Os relatos que temos sobre a Ringana são de aproximadamente 1 ano atrás. Ou seja, já naquela época as pessoas desconfiavam de uma possível fraude financeira, inclusive encontramos relatos de pessoas que falam sobre a falta de depoimentos e confiabilidade dos produtos da empresa.

Separamos um depoimento traduzido encontrado no site Reddit que discute amplamente sobre fraudes e pirâmides financeiras.  Nesse depoimento, um usuário questiona a veracidade das operações da Ringana e se tudo não passaria de marketing.

ringana é esquema de pirâmide

No desenrolar dessa discussão observamos outros comentários que falam sobre a rede de revendedores. Isso diz muito sobre a empresa, porque as pessoas podem ser facilmente influenciadas pela promessa de “ganhar dinheiro indicando” e não por “ganhar dinheiro vendendo os produtos”.

Se a Ringana de fato fosse uma promessa no setor de cosméticos, suplementos e produtos de higiene, porque ninguém ouviu falar no Brasil?

O negócio se torna arriscado não pelo conceito natural, mas pela venda dos produtos que acontecem de uma maneira estranha e inacessível para seus consumidores.

Apesar disso, não é possível dizer com certeza de que Ringana seja um esquema de pirâmide pois não há informações suficientes disponíveis. Recomendamos a nossos leitores muito cuidado com investimentos desse tipo. Se você tem mais informações sobre essa empresa, entre em contato conosco para que possamos atualizar essa matéria com seu depoimento.