JJ Invest é golpe? Não deixe de ler antes de investir

A JJ Invest é uma das maiores fraudes financeiras no Brasil, a justiça afirmar que a JJ roubou R$ 170 milhões de reais dos seus clientes.

Confira tudo sobre a empresa aqui e como acontecia o esquema milionário que atraiu até o ex-jogador Zico e outras celebridades. 

O que é? 

O dono da JJ Invest era Jonas Jaimovick, a empresa recrutava investidores que depositavam dinheiro na própria conta da empresa. 

Algumas pessoas relatam que não assinaram contrato e não possuem respaldo legal sobre esses depósitos na conta da JJ Invest. A empresa negociava planos de investimentos via WhatsApp na maioria das vezes. 

A rentabilidade dos planos da JJ Invest era ao mês. A empresa estipulava rendimento entre 10% a 15% mensal. Esse percentual era acima da taxa de juros básica do Brasil, os rendimentos normais eram de 2% ao ano, então a JJ tinha um plano de investimento atrativo. 

JJ Invest como funciona? 

Jonas Jaimovick o presidente da JJ Invest dizia ter mais de 10 anos no mercado financeiro e prometia ganhos de até 15% ao mês para seus clientes.

A maioria dos contratos era de forma informal através do WhatsApp. Mesmo com essa informalidade, o empresário conseguiu movimentar mais de R$ 170 milhões de reais.

Jaimovick atraiu 3 mil clientes, inclusive celebridades no Brasil. A quantidade de clientes é pequena quando comparada com outras pirâmides financeiras, mas o valor investido por esses clientes foi alto. 

JJ Invest e Vasco 

A JJ Invest patrocinava o Vasco e mais uma dezena de times de futebol no Brasil. Inclusive Zico e Júnior, ex-jogadores de futebol foram enganos.

A JJ invest enganou celebridades, afinal conseguiu atrair figura de autoridades no meio do futebol e vincular seu nome a times famosos. A empresa tinha uma certa “autoridade”.

jj invest e vasco

O contrato com o Vasco era 1 milhão de reais, até mesmo o rival Flamengo recebeu presentes do presidente da JJ.

Os jogadores do Flamengo receberam anéis de ouro, o presidente focava em trazer atletas do futebol para sua empresa e os presentes passavam uma imagem confiável para os jogadores.

JJ Investimentos fraude 

Sim é uma fraude, a empresa foi acusada por violar 3 artigos: 

  • Declaração falsa 
  • Apropriar-se de bens 
  • Operar no mercado sem devida autorização 

O presidente pode pegar até 22 anos de prisão se for condenado. Tudo indica que Jaimovick tirava proveito das pessoas que não entendiam sobre mercado financeiro e apropriava-se do dinheiro investido na sua empresa.

JJ Invest é confiável? 

JJ invest não é confiável, a fraude financeira foi descoberta pelas autoridades, mais de 3 mil pessoas foram lesadas pela JJ. Inclusive existiam investidores que confiaram mais de 1 milhão de reais para Jaimovick. 

Além disso, a empresa não era autorizada pela CVM, ela engava seus investidores, pois os lucros das operações não aconteciam realmente.

A matemática da JJ Invest é simples, era um negócio estruturado como pirâmide. De forma que a entrada de novos investidores pagava os antigos investidores.

Por isso, quanto mais clientes a empresa recrutava mais ela teria para bancar quem estava no topo. No entanto, quem entrava por último não conseguia recuperar o investimento e nem receber pagamentos.  

JJ Invest golpe 

O presidente Jaimovick recrutou celebridades, famosos na área do futebol e pessoas da zona sul do Rio de Janeiro.

Algumas fontes revelam que a Jaimovick realizava encontros em churrascarias em áreas nobres do Rio

Mas, existem processos contra a empresa em São Paulo, Ceará, Recife e Maranhão. Todos esses processos correm na esfera cível e solicitam o ressarcimento do investimento. 

Reclame Aqui JJ Invest 

No reclame aqui é possível ver o relato das vítimas da JJ. Uma delas garante ter perdido 40 mil reais. A reclamação mais recente foi há 9 meses e esse cliente diz que não recebeu seu investimento e volta. 

reclame aqui jj invest

Caso JJ Invest 

O caso JJ apesar de recrutar 3 mil clientes, recrutava clientes de classes alta e celebridades. A empresa dizia fazer aplicações financeiras na B3, Bolsa de Valores.

A promessa de ganho fácil e rápido era atrativa, tecnicamente os investidores poderiam receber o saldo após 3 dias uteis da aplicação. Só precisavam solicitar o saque para empresa.

Entretanto, a empresa cobrava uma taxa de performance para sacar o lucro de 10% ao mês. O que diferenciou a JJ das outras empresas acusadas de pirâmide financeira em 2019 foram os contratos com os times de futebol no Brasil. 

A JJ patrocinava o Vasco, Volta Redonda, América e outros times pequenos de futebol. Existem relatos que a empresa patrocinou até a escola de samba do Salgueiro e a escola de futebol do Zico no Rio de Janeiro.

O presidente da JJ afirmava ter 10 anos de experiência no mercado financeiro. Mas ele não era um gestor autorizado para realizar transações financeiras, a CVM emitiu um comunicado informando.

CVM notificou a empresa 

A CVM notificou a JJ Invest sobre a irregularidade e as credenciais financeiras da empresa. Eles operavam em nome de terceiros na bolsa de valores sem credenciais.

Quando a CVM revelou isso, os investidores começaram a descobrir a situação da empresa. A JJ também foi investigada por pirâmide financeira pelo Ministério Público e a Polícia Federal.

Quando a notícia das investigações foi divulgada em 2019, virou uma verdadeira bola de neve. Os clientes se desesperaram e fizeram diversas solicitações de saque para a JJ Invest. 

Como as operações eram realizadas por WhatsApp, alguns investidores foram pessoalmente até o escritório da JJ no Rio de Janeiro para tentar reaver o capital investido. 

JJ Invest hoje 

A empresa fechou em 2019, mas em novembro de 2020 a polícia prendeu o presidente da JJ Invest, que estava foragido após a interrupção dos pagamentos em 2019.

Em 18 de fevereiro muitos clientes foram até a delegacia de Jacarezinho para denunciar a empresa. Não existem mais formas de contatar a JJ Invest pelo site, telefone ou Whatsapp. 

Jonas Jaimovick é acusado de gerenciar um dos maiores esquemas de pirâmide financeira do Brasil, foi 170 milhões de reais que passaram por suas mãos. 

Considerações finais

Tome cuidado com empresas como a JJ Invest, hoje em dia é fácil passar autoridade pela internet ou pela mídia.

Existem meios para que isso aconteça, por exemplo: é possível fabricar informações e divulga-las. Sempre desconfie da promessa de ganho fácil e fixo em renda variável. Por fim, peça as credenciais da empresa antes de investir.