Tecnologia

Novo serviço da Amazon permite lançamento de redes de blockchain

Postado por em 20 de abril de 2018 , marcado como , , , , ,

A Amazon Web Service (AWS), ramo de computação em nuvem da gigante do comércio eletrônico, apresentou, na última quarta-feira, o serviço de lançamento de redes blockchain. O projeto visa facilitar a vida dos usuários e atende aos protocolos Ethereum e Hyperledger Fabric.

Novo serviço da Amazon permite lançamento de redes de blockchain

(Foto: B9)

De acordo com o site da empresa, “Os AWS Blockchain Tamplates fornecem uma maneira fácil e rápida de criar e implementar redes blockchain seguras, através de estruturas de código aberto”.

A proposta a Amazon permite que o usuário se concentre na criação de seus aplicativos blockchain em vez de gastar tempo e energia com a configuração manual da rede.

Em um posto publicado na última quarta-feira, Jeff Barr, chief evangelist da Amazon, escreveu que os recém-lançados “tamplates” permitem aos clientes “lançar um Ethereum (público ou privado) ou Hyperledger Fabric (privado) em questão de minutos e com apenas alguns cliques.

“Os modelos criam e configuram todos os recursos da AWS necessários para você seguir de maneira robusta e escalável”, comentou Barr.

A postagem fornece instruções detalhadas para a configuração de um modelo Ethereum que suporta mineração, bem como uma página EthStats – que fornece métricas de rede – e uma ferramenta ETHExplore, que exibe as transações e os contratos inteligentes inseridos no livro-razão.

Na vanguarda tecnológica

A AWS é um segmento em rápido crescimento nos negócios da Amazon, que viu as vendas aumentarem 55% em 2016 e 43% em 2017.

A divisão está em constante competição com outros ramos de computação em nuvem de outros expoentes da tecnologia, como o Microsoft Azure.

A empresa criada por Bill Gates demonstrou recente interesse em fornecer serviços de blockchain, quando se associou com a startup de protocolo Ethereum, ConsenSys, em 2015.

O Google, segundo um artigo publicado pelo Bloomber em marco desse ano, também está trabalhando em uma solução blockchain para seus negócios na nuvem.

Mesmo com o recente lançamento, a notícia não é exatamente uma novidade. Em 2016, a AWS anunciou que começaria a trabalhar com startups de blockchain oferecendo suporte técnico e infraestrutura para as empresas envolvidas.

“Hoje, em serviços financeiros, a tecnologia que envolve o livro-razão distribuído está na vanguarda de qualquer discussão relacionada à inovação”, disse a empresa na época.

“A AWS está trabalhando com instituições financeiras e provedores de blockchain para estimular a inovação e facilitar a experimentação sem atrito”.

Fonte: CoinDesk