Alcateia Investimentos é golpe? Confira aqui!

1

Alcateia Investimentos não era uma empresa legalizada a realizar operações financeiras no Brasil para carteira de investimentos coletivos.

A empresa atraiu 50 mil clientes que depositaram dinheiro na conta da Alcateia e divulgavam a empresa na internet. Queremos que você entenda o que a Alcateia Investimentos fazia e se realmente era uma pirâmide financeira.  

O que é Alcateia investimentos? 

Alcateia investimentos era uma empresa que prometia ganhos diários de até 1% ao dia do dinheiro transferido. A empresa fazia Day Trade com esse dinheiro.

Entretanto, o lucro dos planos de investimentos variava de 0,01% a 2%, dessa forma era possível lucrar até 987% com Alcateia Grupo de investimentos. 

A empresa não falava sobre os riscos do mercado financeiro, vendia os planos como algo fácil, o retorno médio era de 22% ao mês após 20 dias uteis de operações.

As operações em Day Trade aconteciam no exterior, principalmente em opções, forex e ações. A empresa fazia operações em bitcoin (BTC), entretanto nenhuma dessas operações era regulamentada pela CVM 

Alcateia investimentos é golpe? 

Sim, a empresa tinha a falsa promessa de retorno de até 987% ao ano. 

As aplicações na empresa equivaliam a 25 anos de uma empresa normal e regulamentada pela CVM para gerenciar carteiras coletivas. 

Alcateia investimentos como funciona 

A empresa fazia Day Trade em diversos mercados, essas operações eram “supostamente” realizadas por robôs.

Segundo o site da Alcateia os robôs analisavam o mercado financeiro e tinham stop loss programados para evitar perdas, portanto o risco era controlado.

É interessante que as operações não tinham taxas ou tarifas, a empresa oferecia o robô de forma gratuita.  

Para fazer o investimento a pessoa se cadastrava no site da empresa e fazia uma conta. Ao realizar o cadastro, o cliente poderia acompanhar os rendimentos pelo site.

Alcateia de lobos

A alcateia de lobos investimentos era o nome da rede de investidores. A empresa fazia questão de elaborar uma identidade para seus clientes, intitulados lobos.  

O lobo Alfa era o gerente de relacionamento dos investidores da rede. Entretanto, não existem informações em nenhum banco sobre os recursos gerenciados pela Alcateia, nem mesmo nas corretoras internacionais.

A alcateia não divulgava o local das operações, dizia ser informação sigilosa, portanto não sabemos as corretoras e bancos que a empresa operava e se operava!

alcateia grupo de investimentos alcateia investimentos é golpe alcateia de lobos investimento alcateia investimentos reclame aqui

Alcateia investimentos fraude 

A Alcateia investimentos começou atrasar os pagamentos e houve a troca do seu nome para Maximus Digital. O nome foi trocado na mesma época que os pagamentos começaram a atrasar.  

Maximus Digital assumiu os 50 mil investidores da Alcateia Investimentos, mas anunciou o fim das atividades logo depois. Maximus diz que gastou R$ 4,5 milhões do próprio capital para tentar controlar as operações da Alcateia.

Aparentemente as duas empresas tinham um contrato registrado no Foro Regional de Santana São Paulo, n° 1003566-10 2018.8.26.0001. 

Os investidores das Maximus ou da Alcateia reclamaram sobre o descumprimento da ordem de pagamento, os clientes também não conseguem contatar nenhuma das empresas por telefone, e-mail ou no site. 

Possivelmente a Alcateia planejou a mudança de nome antes de bloquear os saques no site, essa era uma forma de não assumir a responsabilidade da dívida.

Alcateia investimentos reclame aqui 

Uma das reclamações mais recentes explica exatamente a fraude da Alcateia e da Maximus. Vale a pena dar uma conferida no reclame aqui e ver esse comentário. É um dos últimos postados!

alcateia investimentos reclame aqui alcateia investimentos fraude

Alcateia investimentos no Reclame Aqui têm diversas postagens não respondidas. Elas começaram em outubro de 2017, sendo que a primeira publicação foi em 3 de outubro de 2017 quando começou o bloqueio de saques no site.  

Alcateia investimentos é golpe? 

Sim é um golpe financeiro. A Alcateia tentou disfarçar migrando para Maximus Digital em 30 de outubro de 2017. A ideia era que a nova empresa resolvesse os problemas com saques que começaram no mesmo mês ou levasse a culpa.

O roteiro entre investimentos e bloqueio de saque é clássico de algumas pirâmides financeiras. Com os investidores da Alcateia não foi diferente, eles enfrentaram dificuldades para solicitar o saque na plataforma e ainda não receberam.

Quando as operações passaram para Maximus, a empresa tentou burocratizar a retirada. Pediram para que o cliente autenticasse no cartório os documentos e reconhecesse firma para efetuar o saque. Entretanto, isso não resolveu o problema. 

Alcateia investimentos é confiável? 

Não é confiável, a empresa foi investigada pela Comissão de Valores Imobiliários – CVM. A Alcateia não possuía autorização para gerenciar carteira de Investimento dos seus clientes. 

Outro ponto a destacar era a propaganda de lucro alto e fixo. Também não existiam registro das operações financeiras nas corretoras de valores mobiliários. Não sabemos se realmente existiu o robô que fazia operações no mercado financeiro.  

Alcateia investimentos é pirâmide? 

Sim, Alcateia investimentos quebrou, a empresa era focada em atrair novos investidores chamados de lobos. Os lobos eram consultores que visavam atrair novos investidores, ou seja possivelmente as operações não eram feitas.

O dinheiro que foi pago para os investidores no começo era resultado da entrada de novos membros. Esse é um clássico caso de Esquema Ponzi.