Trading de criptomoedas Sinais de trading para criptomoedas com a plataforma Tradee. Teste Grátis!
Bitcoin

Guia: Carteira Bitcoin

O que é uma carteira Bitcoin?

Uma carteira Bitcoin (ou carteira digital) é um software que guarda as chaves públicas e privadas para pessoas interagirem com a rede Bitcoin (Blockchain).

Quem deve ter uma carteira Bitcoin?

Se você pretende usar ou ter Bitcoin, vai precisar de uma carteira. Com a carteira, você pode receber, transferir e monitorar seu saldo. Isso é algo comum as demais criptomoedas, se você pretende utilizá-las, provavelmente precisará de uma carteira.

Como funciona uma carteira Bitcoin?

Diferente da analogia das carteiras físicas, a carteira Bitcoin não armazena a moeda.

Pense na rede Bitcoin como um banco de dados de transações espalhado por computadores ao redor do mundo de forma descentralizada – até seu computador pode fazer parte dessa rede se você quiser. Cada registro nesse banco de dados contém um endereço de origem, um endereço de destino e uma quantidade de bitcoin a ser transferida.

Tudo é baseado em um par de chaves (arquivos contendo sequências únicas de caracteres). A chave pública é acessível publicamente para compôr o seu endereço, a chave privada é que garante a posse sobre seu saldo. Assim, se alguém envia bitcoin para seu endereço, você só pode gastá-lo se tiver a chave privada.

A chave privada deve ser bem guardada ou você perderá acesso aos seus fundos em bitcoin. Na maioria das vezes, a escolha do tipo da sua carteira deverá ser baseado em como você quer guardar sua chave privada e fazer transações na rede.

Tipos de carteiras bitcoin

  • Desktop: carteiras que você pode instalar no seu PC ou Mac. Dessa forma, você tem a posse absoluta da sua chave privada. A única brecha de segurança é um ataque hacker ao seu computador;
  • Mobile: em forma de aplicativo para seu smartphone. Tem o mesmo risco de segurança das carteiras para desktop;
  • Online: são muito práticas e funcionam de forma similar a qualquer serviço de Internet – como o Gmail ou Paypal. A sua chave privada é armazenada em um servidor na nuvem e você tem acesso a sua conta através de um usuário e senha. A segurança fica por conta do fornecedor do serviço, se seus servidores forem hackeados, você será afetado. Se você não é um usuário avançado de computadores e não tem um grande saldo em Bitcoin, essa é provavelmente sua melhor escolha;
  • Hardware: são dispositivos que armazenam sua chave privada totalmente offline. Geralmente, possuem uma conexão USB que, conectadas ao computador, permitem executar as transações na rede bitcoin. Esse tipo de carteira é extremamente seguro, mas é necessário desembolsar algum dinheiro para comprar esse dispositivo.

Carteiras bitcoin populares

Blockchain.info

Tipo: Online.
Descritivo: blockchain.info é um serviço extremamente popular de carteira para Bitcoin e outros serviços relacionados a tecnologia Blockchain.
Acessar Blockchain.info

Coinbase

Tipo: Online
Descritivo: além de carteira, também permite compra e venda de bitcoin na mesma interface. Tem várias camadas de segurança e oferece seguro para em caso de ataque hacker. Essa empresa foi recentemente avaliada em 1 bilhão de dólares, sendo a primeira a atingir esse valor no segmento do bitcoin. Também te oferece uma carteira Ethereum e Litecoin junto a sua conta.
Acessar Coinbase

Armory

Tipo: Desktop
Descritivo: nessa carteira tudo fica armazenado no seu computador e você precisa instalar ela para usar. Além disso, tem código aberto, permite backup inclusive impresso e várias camadas de segurança para proteger em caso de ataque. É muito popular entre os usuários mais avançados.
Baixar Armory

Ledger Nano S

Carteira bitcoin hardware: Ledger Nano STipo: Hardware
Descritivo: um dispositivo hardware para chamar de sua carteira. O Ledger Nano S é como um pen drive, o utilizar ainda precisa digitar um PIN para utilizar a carteira. Não é vendida oficialmente no Brasil, mas existem muitas ofertas no MercadoLivre.
Ver Ledger Nano S no MercadoLivre