Venda a descoberto |🥇 O Guia Completo 2020

A venda a descoberto é uma prática muito comum nas bolsas de valores e envolve a venda de ativos que não estão em seu portfólio, ou seja, o negociador ainda não comprou a ação. Você também pode escutar o seu termo em inglês, que se chama short selling.

Mesmo parecendo muito simples, grande parte das pessoas ainda tem dúvidas sobre como funciona essa prática. Mas nesse artigo vamos falar o que você precisa saber e acabar de vez com as dúvidas.

Tradução simples e rápido do passo a passo de venda a descoberto

Começar no mundo de trading, você deve só seguir esses simples passos:

  • Passo 1: Escolha o corretor certo para venda a descoberto
  • Passo 2 : Abra/Registre uma conta (Recomendamos o Avatrade)
  • Passo 3: Confirme sua identidade
  • Passo 4: Deposite fundos
  • Passo 5: Começar a negociar

Começar venda a descoberto

O que é venda a descoberto

venda a descoberto

Uma venda a descoberto se dá quando um Trader pega “emprestado” por meio de uma corretora, que geralmente possui os títulos de um outro trader. A própria corretora raramente compra os títulos para emprestar a venda a descoberto.

O dono original não perde o direito de vender os títulos enquanto eles estiverem sendo negociados por aquele que “emprestou” , pois a corretora geralmente detém um grande número desses títulos para vários investidores que, como esses títulos são acumuláveis, podem ser transferidos para qualquer comprador.

Na maioria das condições de mercado, há uma demanda imediata de títulos a serem emprestados, mantidos por fundos mútuos, fundos de pensão e outros traders.

Como operar venda a descoberto

Existem várias maneiras de operar uma venda a descoberto. O método mais básico é a chamada venda a descoberto “física”, que envolve o empréstimo de ativos e sua venda. Depois disso, o Trader irá comprar a mesma quantidade dos mesmos títulos para devolver ao trader quem pegou emprestado.

Se o preço baixar do momento da venda inicial até o momento em que os ações são recompradas, o trader terá obtido um lucro igual à diferença. De outra maneira, se o preço subiu, o trader terá uma perda.

O trader que pratica a venda a descoberto normalmente paga uma taxa para poder pegar os ativos emprestados e devolver o credor como uma forma de compensar o dono por não ter feito a venda, já que o emprestou.

O que é vender ações a descoberto

Como já mencionamos, vender ações a descoberto é quando você empresta essa ação de outro investidor da mesma plataforma e pode ser negociada por você, pagando uma taxa ao trader de quem foi emprestado.

Possui um prazo determinado e pouse ou não encerrar automaticamente. Tudo depende do ativo e plataforma que escolher.

Como vender ações a descoberto

Depois de você escolher qual ação você quer “emprestar” e ver se está disponível, claro. Geralmente as plataformas já deixam disponibilizadas quais ações estão disponíveis para a modalidade de venda a descoberto.

Após ter estudado a previsão das ações, som locar a venda e esperar para que entre em negociação. Obtendo lucro, a taxa é descontada e enviada ao dono original.

Passos simples e rápidos para começar venda a descoberto

Passo 1: Escolha uma boa plataforma de corretores da trading

A escolha da corretora ideal é tão importante quanto escolher qual ação você quer vender a descoberto. Existem muitas opções, vamos listar as que estão melhores recomendadas na internet.

AvatradeeToroIQoptionXM
Avatrade

comprar acciones

Avatrade é uma corretora de Forex online bastante elogiada na internet. Surgiu na Irlanda mas está regulada em todos os países em que atua.

  • Rápido Acesso
  • Altos lucros
  • Variedades de ativos
  • Demora no primeiro retiro
Visitar Avatrade
eToro

comprar acciones

eToro também é uma corretora online mas, sua plataforma, sua funcionalidade se destacou entre as outras. Suas credenciais são reais e tem autorização em vários países.

  • Interface simples
  • Rápido registro
  • Sem taxa de retiro
  • Variedade de ativos
Visitar eToro
IQoption

comprar acciones

IQ option é uma corretora online de opções binárias muito famosa por sua velocidade. Foi também umas das primeiras a oferecer a conta demo, onde se pode praticar sem riscos.

  • Fácil retirada
  • Opções de ativos
  • Sem taxa de depósito
  • Taxa sobre ganhos
Visitar IQ Option
XM

XM é uma corretora que traz a possibilidade de negociar diferentes tipos de moedas, ações e títulos. Regulamentada em mais de 196 países, também está entre as queridinhas.

  • Velocidade das transações
  • Detalhamento das negociações
  • Sem taxa
  • Atendimento limitado
Visitar XM

Como começar vendas a descoberto de ações?

Vamos dar um passo a passo simples, para te mostrar como é realmente fácil entrar no mercado (recomendamos Avatrade).

venda a descoberto

Passo 2: Abertura de uma conta

Acesse o site do AvaTrade e clique em “Crie uma conta”
trading

Coloque um e-mail e defina uma senha e clique em “Criar minha conta”

Passo 3: Verificação de identidade

Forneça seu nome, telefone e endereço. Confirme tudo e pronto, sua conta gratuita foi criada.
venda a descoberto

Passo 4: Depósito de fundos

Faça seu primeiro depósito
venda a descoberto

Após seu primeiro depósito, clique na parte que oferece compra a descoberto e selecione sua ação.

Passo 5: Comece a negociar

Clique na ação escolhida e pronto, já pode começar a negociar.

venda a descobertoLogo que se acostumar com a negociação de descobertos, você já pode entrar em outro tipos de investimento. Existem estratégias que atuam com formas diferentes e você pode ter mais opções de negociação.

Começar venda a descoberto

Day trade venda a descoberto

Day Trade é uma forma de negociação onde o Trader abre e fecha na mesma negociação um mesmo ativo na mesma posição. Esses ativos que ficam disponíveis para compra e venda na forma de negociação de Day Trade são somente aqueles que a plataforma já deixa disponibilizado no momento em que se abrem as negociações.

Quando a sessão de negociação encerra, o Trader tem que, também, finalizar suas posições que estavam em aberto, ou seja, terá que vender ou comprar os ativos que deixou disponível.

Venda de PUT a descoberto

Uma de put a descoberto é um tipo de estratégia em que ao dono do ativo é permitido fixar um preço opção de venda para um ativo específico, mediante a um contrato. Mas esse contrato tem data de validade.

O proprietário, ou dono, é quem comprou o put e deixou disponível para o day trade. É ele que define preço, taxas e o tempo. Caso não defina tempo, a plataforma encerra o contrato no fim das negociações diárias.

BTC venda a descoberto

Para se “emprestar” as ações BTC, antes de tudo, precisa-se ver se a corretora escolhida tem em sua carta de ativos. Caso tenha, você pode escolher entre negociação normal ou o ativo BTC venda a descoberto.

Algumas corretoras, esse aluguel pode ser automática e em outras é precisa ser  ativado por e-mail para a corretora ou para o dono do BTC. Pela automática, tudo vai em um clique, mas fica mais difícil a negociação direto com o dono do ativo em relação amoreco e taxas.

Por e-mail, você tem uma chance de barganhar e até acordar outros valores de taxas e tempos de disponibilidade. Mas nem sempre todos respondem rápido e lembre-se, o preço sobe e desce ao todo tempo.

Venda a descoberto Bovespa

O índice Bovespa, também conhecido como IBovespa, possui o melhor indicador médio disponível das negociações da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

  • Com essa disposição, existem mais ou menos 450 títulos diferentes, nem todos disponíveis para venda a descoberto. É preciso procurar, antes da abertura da negociação, qual vai estar à disposição e tentar prever o crescimento.
  • Venda a descoberto Clear
  • Venda a descoberto Clear, o Trader tem como pedir ordens de venda ou compra dependendo da disponibilidade do ativo no mercado.
  • A vantagem é que podem ser negociados as ações do mercado futuro e a vista. Caso o valor do ativo esteja baixo, a plataforma fará a negociação para o Trader, após isso, tem o cálculo de risco, que vai analisar e prever o potencial de crescimento dessa ação adquirida.

Venda a descoberto XP

A venda a descoberto com XP tem a vantagem de ter um sistema de alavancagem muito rápido, calculando o risco real de cada ação, comparando com o mercado atual.

Também possui a “custódia remunerada”, onde o Trader deixa disponível todas a suas ações e a própria XP vai atrás de “ compradores”, fechando acordo com a maior oferta.

Venda a descoberto de bitcoin

Venda a descoberto não é tão usada pelo fato de que é preciso que o ativo caia para que se possa adquirir e ganhar com o alavancamento do ativo.

Como a Bitcoin é mais volátil do que ações reais, acaba que precisa ter uma certa experiência.

A vantagem é que se pode manter por mais tempo aberto sua operação de venda, já que o tempo de negociação é maior que a dos outros ativos.

Conclusão: Trading em 2020?

Mesmo que esse prazo limitado tenha um certo risco, isso vale para todos os investimentos. Vale mais apena para quem tem um pouco mais de experiência, mas nada impede de, com um pouco de estudo, o iniciante começar direto com a venda a descoberto.

Com certeza a velocidade de retorno é mais alta, mas como todo investimento, cabe árvore saber o que pode e se vale a pena investir. No final, o risco é só seu.

Procure a corretora que mais combine com seu jeito, a que, para você, foi a que mais cobriu suas necessidades e no final, invista com clareza.

Começar venda a descoberto

Perguntas Frequentes

Como são as operações curtas?

Negociação a descoberto é vender um activo que não possui na esperança de que o seu preço desça e que possa fechar o negócio com lucro. Chama-se também ir a curto prazo ou tomar uma posição curta.

O que são posições longas e curtas?

Uma posição longa é uma compra de um activo financeiro com a expectativa de que este possa aumentar de valor no futuro. ... Inversamente, tomar posições que vendem ou contra-longa é conhecido como tomar uma posição curta.

Quais são as posições na bolsa de valores?

Uma posição de acções é a compra ou venda de um activo financeiro com a expectativa de que será negociado novamente no futuro... Por outras palavras, a pessoa ou instituição toma uma posição sobre um activo a fim de mais tarde fazer a transacção oposta para obter um lucro.