A Credminer é confiável? Não deixe de ler antes de investir

Credminer foi acusada de pirâmide financeira, a empresa disse que faliu, mas pretende pagar todos seus clientes. Cerca de 4% não receberam seus investimentos.

ex presidente da Credminer, Antônio Silva, em entrevista para Cointelegraph dentro da fazenda de mineração falou que as pessoas precisam provar com documentos que a Credminer é uma pirâmide. Atualmente o CEO da Credminer é Robert Willian. 

Credminer mineradora 

Credminer tem um galpão de mineração, fica ao lado de uma empresa de reciclagem, localizado em um condomínio empresarial em Hernandarias, distrito do Paraguai.

A empresa possui equipamentos da Bitmain, a maioria é Antiminer S9, equipamentos exclusivos para mineração de bitcoin.   

Não dá para entender como a Credminer mineradora distribuí o valor em bitcoin para seus clientes e qual a viabilidade do negócio.

Pois Antônio Silvaex presidente da Credminer disse que a empresa faliu com seu modelo de negócio antigo. [Essas informações foram colhidas da entrevista com a Cointelegraph].  

O que é a Credminer? 

Credminer começou em 2016 quando se falava pouco sobre criptomoedas e mineração. A Credminer mineração acreditava naquela época que minerar criptomoedas era um negócio rentável, as máquinas de mineração se pagariam em 3 a 4 meses.  

O Grupo era administrado pela MDX Miner, as pessoas compravam os contratos da Credminer por 16 meses e se tornavam cooperados.

A empresa fornecia Hash Power, esse Hash Power era o poder de mineração da máquina. Eles prometiam que as máquinas trabalhariam 24 horas para gerar o lucro prometidos pela empresa.

Credminer vale a pena?

No ano de 2017 o bitcoin começou a subir e a empresa começou a ver lucro nos processos de mineração.

A empresa tinha um clube de cooperados e comprava as máquinas no atacado para minerar bitcoin e outros criptomoedas. Naquele ano valia a pena investir em mineração.

Era viável minerar bitcoin, a Credminer disse que através de contatos com a China traziam os equipamentos até o Paraguai e isso facilitava as operações, o preço era baixo. 

Como funciona a Credminer? 

O modelo de negócio era simples, o investidor comprava bitcoin e envia para empresa. O valor em bitcoin comprava HPM (Hash Power Mining), essa é a unidade da empresa utilizada para compartilhar o lucro da mineração.

A empresa descontava o custo operacional por 16 meses, após esses meses a máquina era da empresa novamente. 

O investimento Credminer era convertido em HPM um valor virtual, esse valor até 2019 poderia ser trocado por criptomoedas de parceiros da Credminer.

Por três anos as pessoas conseguiram trocar o valor virtual por criptomoedas e sacar em carteiras virtuais externas, isso funcionava.  

app credminer credminer como investir credminer piramide financeira credminer bitcoin credminer investigada credminer vale a pena?

Credminer começou a minerar uma criptomoeda nova, a LQX. A LQX conseguia ser minerada por máquinas mais antigas e o saldo HPM eram convertidos em LQX.

A LQX poderia ser trocada por bitcoin ou produtos parceiros. 

O problema é que as pessoas começaram a questionar a veracidade da mineração da LQX, pois ela não estava listada na Coinmarketcap .

O presidente da empresa falou é que a LQX é uma fork da Dash e tecnicamente poderia ser minerada, em qualquer equipamento que minerasse Dash.  

A LQX tem a tecnologia X11 e possui uma boa liquidez hoje e foi listada em 3 exchanges atualmente. Porém, foi acusada de ser a moeda da pirâmide financeira da Credminer. 

A Credminer é pirâmide financeira? 

Credminer foi acusada de ser uma pirâmide financeira em 2019, quando os saques dos investidores não caíram e a porcentagem de lucro não foi paga.

como funciona o credminer credminer fraude credminer mineradora liquidex credminer jimmy fenner credminer investimento credminer planilha credminer

O presidente da Credminer disse que o problema foi devido ao encerramento das contas dos parceiros e investidores que davam liquidez a criptomoeda da Credminer 

O encerramento da conta desses parceiros prejudicou a empresa. Outro motivo, seria o modelo de mineração utilizado pela Credminer que faliu.

O modelo faliu, pois a dificuldade de minerar bitcoin aumentou e aumenta a cada dia. Ou seja, o negócio se tornou inviável. A empresa tentou mudar de mineração para arbitragem em bitcoin, mas não deu certo. 

Desde 2019 a Credminer relatou que estava passando por dificuldades e que não era rentável minerar bitcoin. A empresa tem milhares de antminer s9 (mineradoras de bitcoin) que não conseguem minerar BTC na dificuldade atual.  

Credminer fechou? 

Sim a Credminer fechou, ela não aceita mais cadastros. No site da empresa é possível ver o informe que desde 10/10/2019 eles não aceitam novos cadastros, mas prometem minerar para quem já havia se castrado. 

Segundo informações recentes da Credminer, uma máquina da S9 rende cerca de 40 dólares por mês. Esse dinheiro não é suficiente para pagar a energia e outros custos operacionais da empresa.

Não compensa minerar bitcoin na dificuldade atual, a empresa não previu essa dificuldade no seu modelo de negócios. A Credminer pode ser comparada a Kodak da mineração, eles não mudaram o modelo de negócio e fecharam.  

É confiável?  

A empresa deixou de pagar vários investidores. Quando a Credminer fechou os cadastros no site, cerca de 26.758 mil pessoas não tinham recuperado o valor investido.

Segundo a empresa isso é cerca de 10% dos contratos. Atualmente eles falam que 4% estão sem receber. 

A empresa diz que não é uma pirâmide, mas que seu modelo de negócio deu errado. A Credminer realmente tem uma estrutura de mineração enorme, eles investiram nos equipamentos. 

O site ainda está no ar, eles não fizeram como as outras pirâmides financeiras, que fecharam e retiraram o site do ar. Não podemos afirmar que a empresa seja uma pirâmide.

É golpe? 

A imprensa sempre comparou a Credminer com empresas como Unick Forex, pirâmides financeiras, pois a empresa parou de pagar seus investidores.

Credminer foi investigada por órgãos reguladores e os processos já foram arquivados. Eles nunca tiveram um stop order pela CVM. Porém, ainda existem processos na justiça.  

Algumas pessoas foram a justiça porque dizem que a Credminer prometeu rendimentos mensais sobre o investimento. Porém, a empresa não conseguiu pagar esses rendimentos devido à inviabilidade da mineração de criptomoedas.

A Credminer se defende e disse que nunca prometeu rendimentos ao dia ou mês, isso estaria escrito no contrato. Não temos acesso a esse contrato, então não sabemos quem esta certo.

Mas existem alguns depoimentos na internet e uma planilha que supostamente seria o plano de investimentos da empresa.Também vimos em alguns sites que divulgavam a Credminer no Brasil, promessa de lucro de até 220% sobre o investimento no THS inicial. 

Planilha Credminer 

Na planilha Credminer é possível observar as promessas de investimento da empresa. Veja: 

liquidex credminer jimmy fenner credminer investimento credminer planilha credminer credminer confiavel o que é credminer planos credminer app credminer credminer como investir credminer piramide financeira

Quanto rendia cada THS? 

Cada THS da Credminer rendia 75 dólares, cerca de 60% do lucro real. Dessa forma, ficaria assim o lucro do investimento em THS: 

  • 3 THS: $ 225 e lucro de 80% 
  • 10 THS: $ 750 lucro de 100%  
  • 15 THS: $ 1.125 lucro de 150%  
  • 25 THS: $ 1.875 lucro de 200%  
  • 40 THS: $ 3.000 lucro de 220%  

Credminer vale a pena? 

Não, o modelo de negócio não vale a pena. A mineração em bitcoin não é sustentável, empresas grandes e especializadas em mineração estão fechando. A melhor alternativa atualmente é investir em bitcoin, ou seja, comprar. 

Existe um custo alto com hardware, os equipamentos ficam obsoletos rapidamente e a dificuldade do bitcoin aumento a cada dia. A dificuldade de mineração é controlada pelo processo de mineração, ou seja quanto mais minerarem mais difícil fica.

Os intervalos são definidos por protocolos, os mineradores possuem várias informações sobre a rede de blocos anteriores e tudo isso é aplicado na função hash. A função hash é encontrar um número pre-definido de redes. 

credminer é confiavel credminer piramide credminer é piramide credminer planos

Dessa forma é como se existissem um jogo com milhares de lados e a máquina de mineração deve procurar dentro desse jogo um número específico.

A máquina fica tentando encontrar esse número desejado. Quanto mais avançada a tecnologia da máquina e o poder operacional, mais tentativas pode-se fazer no bloco de bitcoin. O minerador que encontra o número primeiro no bloco recebe uma recompensao bitcoin. 

Como contratar mineração na nuvem? 

Para contratar as pessoas precisavam comprar contratos com Hash Power. Cerca de 1, 3, 10, 15, 25 e 40 THS.

O THS é o poder de mineração, quanto maior o poder mais o investidor ganhava. O investidor poderia ganhar até 220% com contrato de 40 THS segundo a planilha da Credminer. 

Clientes sem pagamento

Credminer fechou os novos cadastros em outubro de 2019, após entender que seu modelo de negócio não era mais lucrativo. Porém, ela promete pagar os clientes que deve.

A mineração com S9 não é lucrativa no Paraguai.  

Os 4% dos contratos restantes da Credminer prometem ser pagos, essas foram as palavras de Antônio Silva em entrevista para Cointelegraph.

Segundo Antônio, o pagamento poderia ser feito pela moeda digital LQX, essa criptomoeda pode ser trocada na Cointradecz, a cotação da LQX fica entre R$ 0,2 e R$ 0,4.

Os termos de pagamento estariam no site da Credminer, o cliente após o pagamento poderia cancelar o contrato e sair. 

A empresa se compromete a pagar os seus investidores, a empresa continua operando para os contratos dos investidores, mesmo que a mineração em bitcoin não seja mais sustentável.   

Conclusão 

Os investimentos em mineração de bitcoin não são mais sustentáveis, empresas grandes como a Credminer enfrentaram esse problema

Negociar bitcoin sempre envolve riscos financeiros, seja minerando ou operando. É possível comprar bitcoin em plataformas seguras, atualmente essa é a melhor opção para investir em bitcoins.

Plataformas seguras devem oferecer todo o suporte para você fazer transações com menos risco.