Quando se investe em uma empresa de capital aberto é importante saber que a rentabilidade da ação não é a única forma de ganhar dinheiro na bolsa de valores, uma outra forma é acumular capital através dos dividendos. Como saber qual empresa oferece as melhores opções para meus dividendos? Confira em nossa resenha todas as informações necessárias para começar a investir em dividendos.
índice
Dividendos são partes dos lucros obtidos por uma empresa de capital aberto. Esses dividendos (lucros) são divididos entre todos os acionistas da empresa (aquela pessoa que detém ações da companhia), claro que essa distribuição será de acordo com o volume de investimento de cada um, ou seja, cada acionista recebe o valor relacionado a quantidade de ações que ele tem.
Os dividendos podem ser pagos em ações ou dinheiro e dependendo da empresa podem ser pagos de forma mensal, trimestral ou semestral.
Assim como tudo no mercado financeiro, há uma maneira lógica de saber se a empresa tem uma boa rentabilidade e consequentemente paga bons dividendos.
O primeiro passo pode ser um pouco obvio: invista sempre em empresas sólidas, com boa reputação no mercado, além disso, analise seu fluxo de caixa, essa parte da contabilidade agrega muito nas tomadas de decisões do investidor e por último, a dica é mais técnica: analise o Dividend Yield (DY).
No mercado ele é conhecido como o termômetro de dividendo das empresas, por isso é muito bom entender esse indicador na hora de investir.
Para calcular o Dividend Yield existe uma formula bem simples: Dividendos anuais (pagos por ação)/cotação atual da ação.
Se a uma ação de uma determinada companhia vale R$ 100 e os dividendos (pagos por ação) R$ 8,00 o DY será 8/120 = 6,6%.
Não se preocupe, se isso ficou complexo para você saiba que há profissionais da área que pode fazer esse trabalho e te ajudar a escolher empresas rentáveis. O importante é saber que existe um passo a passo que podem maximizar seus ganhos.
Mais adiante terá uma lista de empresas com bons de dividendos só no primeiro semestre de 2020.
Segue uma lista de algumas das mais populares plataformas de negociação:
Nós compilamos algumas das informações básicas, com prós e contras das plataformas:
A eToro é uma corretora internacional que possibilita a compra e venda de ações, criptomoedas e outros ativos. Desde seu lançamento em 2007, a eToro ja conquistou mais de 10.000.000 de usuários por todo o mundo.
Perfeito para quem está começando no mercado, também disponibiliza sua conta demo para treinamento e entendimento da plataforma, ajudando o iniciante ter melhor garantia de sucesso.
Outra vantagem no entanto, é que a eToro não cobra nenhuma taxa extra ou comissões pelas negociações, cobra apena um pequeno percentual referente a quantia de saque, variando em cima do valor que decidir retirar.
A corretora Clear também é uma ótima opção, embora seja mais dedicada a quem é mais “agressivo” para investir seus dividendos ou capital. Ela é boa tanto para iniciantes como para usuários que já conhecem sobre o mercado.
A Clear iniciou como sendo a primeira corretora que decidiu abandonar a cobrança de taxas para compras na bolsa, fazendo dela a mais procurada por investidores do Brasil todo.
IQoption também é uma plataforma de negociação de ações e de criptomoedas. Ela possui uma boa quantidade de moedas e ativos, dando uma experiência mais do que satisfatória para quem decidir negociar com a empresa. Ela teve uns deslizes no passado, e acabou ficando marcado no Reclame Aqui, mas acreditamos que a IQ Option já vem trabalhando e muito no relacionamento com o cliente.
IQoption cumpre com todas as regras de legislação e está autorizada a negociar seus ativos para seus usuários em vários países.
A XP investimentos é umas das maiores corretoras nacionais de investimentos em ações. Ela é uma ótima opção e favorita para investir meus dividendos.
Desde seu começo humilde até os dias de hoje, a XP investimentos vem atuando de maneira espetacular, agendando a novatos e investidores experientes.
Para começar a investir em Dividendos, primeiro você deve seguir os passos abaixo:
No primeiro passo, você precisa identificar se quer aprender a investir, investir para viver de renda passiva ou renda ativa, ou se apenas quer ter o primeiro contato com o mercado de ações.
Assim que tiver se decidido, procure uma empresa que melhor represente o seu propósito. Você pode começar por uma das plataformas sugeridas abaixo:
Existem diversas plataformas no mercado de ações, e diversas empresas para investir em dividendos. As empresas que listamos são apenas algumas das mais populares, que já conquistaram seu espaço no mercado.
Mesmo se você não estiver pronto para começar a investir, algumas dessas empresas inclusive oferecem uma conta de demonstração para você se habituar ao mercado antes de decidir investir seu capital.
Uma boa plataforma das que mencionamos é a eToro. A eToro conta com mais de 10.000.000 usuários em sua base de contas registradas, e trabalhou com nomes grandes como Alec Baldwin (ator Americano que ja fez diversos papéis) que hoje é seu garoto propaganda. Com diversos anos no mercado, eToro segue sendo um dos mais usados para a compra de ações, comprar Bitcoin com Paypal, e negociação de Bitcoins ou no mercado Forex.
Uma das características mais usadas da etoro é a “copy trading” que é uma ferramente que permite que você copie os movimentos de outro usuário que obteve sucesso em suas negociações na plataforma. O valor mínimo para começar a investir um é de U$ 200 dólares e o máximo é de U$ 500.000 dólares. A eToro é um veículo para investir em ações do exterior, e até mesmo as brasileiras. Você pode comprar as ações mesmo através da corretora, ou pode negociar com CFD.
O software tem disponível a capacidade para ter até 100 traders simultaneamente e ao vivo. Os usuários podem também visualizar milhões negociações, estatísticas e ações de risco de outros “traders” .
eToro aceita diversos métodos de depósito, inclusive neteller e paypal, que são carteiras virtuais. Eles contam também com a transferência bancária, que pode demorar um pouquinho até liberar na sua conta, pois é uma transferência internacional. O melhor de tudo isso na eToro é que eles não cobram nenhuma comissão em cima das negociações.
Vamos dar o passo a passo de como fazer:
Crie sua conta no site eToro. Nome, e-mail e senha.
Após a inscrição, confirme o e-mail que será enviado para a confirmação da conta. Clique no link e tenha em mãos seus documentos, pois irá precisar tirar uma foto para verificação, além de ter um comprovante de residência. Isso é procedimento normal em todas as corretoras, tanto nacionais quanto internacionais por causa de leis anti-lavagem de dinheiro.
Agora que você já tem acesso a plataforma, você pode escolher entre fazer o primeiro depósito e já começar a investir nas ações, ou pode seguir para a conta de demonstração se quiser experimentar antes de se comprometer.
No caso do depósito, você pode escolher o método de depósito, e o valor mínimo é de U$ 200 dólares. As formas de pagamento são muitas, entre elas:
Escolha o valor, e clique em “seguir”.
Parabéns! Após ter feito o depósito inicial, você ja pode clicar na “lista de vigilância” e escolhar as ações que quer investir. Escolha a ação que quer investir para depois poder colher seus dividendos, e clique em “negociar” no canto superior direito da tela.
Na tela terá as opções de comprar ou vender, clique em “comprar” e em “abrir posição”.
Agora só entrar na aba das transações ao vivo e clicar em “Ações” na parte superior que aparecerá todas as opções disponíveis, use o filtro para “bolsa de valores”, ou “meus dividendos”, escolha a de sua prefência e clique em comprar.
Você pode decidir o quanto está disposto a investir na ação que quer comprar e para qual quer fazer o investimento. Também pode programar para parar de negociar quando atingir o valor que deseja.
Comprar Ações
Assim que tiver comprado duas ações, é preciso que acompanhe o mercado econômico mundial, pois as transações acontecem ao vivo e o que acontece no mundo influencia, e muito, as ações na internet. Por isso, é preciso que:
Em seu portfólio você verá todas as compras realizadas, inclusive as ações que adquiriu. Quando você ver que as ações que você possui estiverem em alta, pode clicar para vender e resgatar seus dividendos.
Assim, ela ficará disponível no mercado e quando alguém comprar, você será avisado.
Comprar Ações
Um dos investidores mais conhecidos do mercado financeiro, Warren Buffet, defende a ideia de que nenhuma pessoa deveria depender apenas de uma fonte de renda. Segundo ele é possível minimizar riscos e evitar imprevistos com a diversificação.
Viver de dividendos não é só possível como pode ser uma ótima forma de gerar renda passiva na sua receita (renda passiva é aquele dinheiro ganhado sem investir grande parte do seu tempo, como em investimentos e alugueis, por exemplo) e para isso você não precisa ser um grande trader. A bolsa de valores é acima de tudo um lugar onde se opera com base em conhecimentos e estratégias, logo, se você unir esses dois e souber montar uma carteira de investimento adequada, mesmo com ajuda de um assessor, as chances de conseguir viver de dividendos são grandes.
Como falado anteriormente, há sempre um passo a passo à seguir para alavancar bem os seus resultados:
No que diz respeito a “quanto é preciso ter para viver dos dividendos pagos pela empresa?” a resposta é depende: tanto do seu custo de vida como de quanto a sua carteira de investimentos está pagando de dividendo.
Também é preciso levar em consideração que quem procura viver dos proventos no mercado acionário geralmente consegue rentabilidades maiores. Tudo depende do quanto você se dedica para formar seu patrimônio e alcançar boas rentabilidades pensando no seu custo de vida.
Existem plataformas que podem indicar a data do pagamento, mas, o comunicado oficial da empresa anunciando seus lucros, quando e quanto será distribuído será no site da própria organização em uma área de RI (Relação com o Investidor).
Geralmente é por meio desse portal que a empresa divulga todas as informações do interesse do investidor como resultados, balanços, projetos e demais comunicados. Lembrando que a política de pagamento das empresas podem mudar de periodicidade (mensal, trimestral ou semestral).
Sim, você pode usar os dividendos recebidos de uma aplicação para reinvesti-los. Ao reinvestir dividendos comprando novas ações é possível aumentar seu patrimônio mais rápido, e com esse movimento você acelera o efeito do famoso juro composto, ou seja, receberá juros sobre juros em cima do valor investido potencializando seus ganhos.
Além de investir os dividendos você também pode resgatá-los se desejar. Geralmente isso acontece quando precisa de algum valor em mãos ou simplesmente porque já tem um patrimônio significativo.
Há diversas corretoras que você pode investir em ações, incluindo a eToro, XP Investimentos e IQ Option. Uma ótima tática também é investir seus dividendos em um ativo que tem grande lucratividade como o Bitcoin. Confira aqui como Comprar Bitcoin no Brasil.
Como prometido, é hora de falar das ações que melhor pagaram dividendos no primeiro semestre de 2020. Essa lista foi feita com base nos Dividend Yield que mostraram dividendos acima da taxa Selic, ou seja, faziam valer a pena sair da Renda fixa e ir para Renda Variável.
EMPRESAS | DIV. YIELD (2020.1) |
AES TIETÊ (TIET11) | 9,5% |
TAESA (TAEE11) | 8,0% |
ISA CTEEP (TRPL4) | 7,8% |
ENGIE (ENGIE3) | 7,4% |
BR DISTRIBUIDORA (BRDT3) | 7,4% |
GERDAU (GGBR4) | 6,0% |
SANEPAR (SAPR11) | 5,7% |
CEMING (CMIG4) | 5,5% |
KLABIN (KLBN11) | 5,0% |
COPASA (CSMG3) | 4,2% |
Fonte: XP investimentos.
Há também os chamados dividendos provisionados que é quando a empresa, antes de efetuar o pagamento de dividendos, divulga o valor que pagará de dividendo em uma data futura. O investidor consegue visualizar esse pagamento na sua conta no site da corretora em que é cadastrado, mas enquanto está provisionado não é possível usar o valor para resgate nem reinvesti-lo.
Esse é um assunto bastante discutido no Brasil atualmente, isso porque durante a atual crise de saúde pública o ministro da economia, Paulo Guedes, informou que está formulando uma proposta e que quer começar a cobrar tributação sobre dividendos.
Há mais de 20 anos que não há incidência de impostos sobre dividendos, ou seja, as empresas pegam demais impostos para estarem funcionando devidamente, mas o lucro liquido que é repartido entre os acionistas atualmente não tem tributação.
A ideia de cobrar impostos sobre dividendos, segundo o ministro, é fazer um rearranjo dos impostos e tributos pagos a fim de haver maior eficiência e estimular a atividade econômica. Essa mudança porém passará a valer depois de aprovação do congresso junto com um pacote maior de reformas tributárias (por ser projeto de lei é normal passar por esse trâmite) e ainda não há data certa para entrar em vigor caso seja aprovada.
Sempre é bom lembrar que você deve se conhecer e conhecer seu perfil como investidor, ao abrir conta em qualquer corretora é possível fazer o API (Análise de perfil do investidor). A bolsa de valores é indicado, em geral, para investidores mais agressivos, mas, até os mais conservadores que tem curiosidade em saber como funciona a bolsa, pode buscar entender como funciona o mecanismo de dividendos e ingressar no mercado de ações.
Um outro ponto importante de lembrar é que mercado financeiro é um lugar que pede conhecimento e estratégia, então ao entrar nesse mundo é imprescindível que se cerque de conhecimentos e base teóricas, se precisar procure ajuda de profissionais da área para ajudá-lo.
Dito isso, no que se trata de dividendos, é fácil perceber que é um dos maiores atrativos da bolsa de valores, por ser uma ótima forma de alavancar seu patrimônio. Conhecer a empresa, o setor que desempenha a atividade tal como fundamentos contábeis como fluxo de caixa e Dividend Yield. Esses fatores são essenciais para nortear seus investimentos.
Outro ponto interessante de notar é que a Renda Variável se tornou uma atrativo muito forte depois da diminuição da taxa Selic, na tabela com as empresas que pagam melhor dividendos esse ano, o Dividend Yield em todos é maior que a taxa Selic, o que faz valer a pena correr um pouco mais de risco se for para maximizar os lucros.
Dividendos são tambem conhecidos como a parte do lucro que as empresas de capital aberto obtém. Os investidores, também conhecidos como acionistas da empresa, podem recolher seus investimentos de acordo com o volume de suas ações ou participação.
O site meusdividendos.com serve como um organizador para o investidor acompanhar o caminho de seus investimentos, com progressões em tempo real. O site conta também com uma parte da comunidade que pode ser utilizada para discussões e outros tipos de consulta.
Infelizmente os investidores não podem comprar ações direto no site do meus dividendos, pois ele serve mais como um organizador dos ativos dos usuários. Existem outras plataformas reguladas que têm as mesmas funcionalidades, e inclusive contam com diversos ativos para investir. Confirma mais nessa página.
O Dividend Yield, também conhecido como os rendimentos de dividendos, é uma ferramenta utilizada para medir a performance das empresas de acordo com a remuneração distribuída entre seus acionistas. Para calcular o Dividend Yield existe uma formula bem simples: Dividendos anuais (pagos por ação)/cotação atual da ação.
Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!