Dividendos

Guia: Aprenda tudo o que você precisa saber sobre dividendos 2020

Quando se investe em uma empresa de capital aberto √© importante saber que a rentabilidade da a√ß√£o n√£o √© a √ļnica forma de ganhar dinheiro na bolsa de valores, uma outra forma √© acumular capital atrav√©s dos dividendos.

O que s√£o dividendos?

Dividendos s√£o partes dos lucros obtidos por uma empresa de capital aberto. Esses dividendos (lucros) s√£o divididos entre todos os acionistas da empresa (aquela pessoa que det√©m a√ß√Ķes da companhia), claro que¬† essa distribui√ß√£o ser√° de acordo com o volume de investimento de cada um, ou seja, cada acionista recebe o valor relacionado a quantidade de a√ß√Ķes que ele tem.

As empresas listadas na B3 devem pagar aos seus acionistas no M√≠nimo 25% do seu lucro l√≠quido, mas clara que algumas institui√ß√Ķes conseguem pagar percentuais ainda maiores.

Os dividendos podem ser pagos em a√ß√Ķes ou dinheiro e dependendo da empresa podem ser pagos de forma mensal, trimestral ou semestral.

Tipos de Dividendos

Bonifica√ß√£o: √Č como um b√īnus. A bonifica√ß√£o ocorre quando algum valor alto √© pago aos acionistas.

Dividendo especial extraordinário: Geralmente são dividendos distribuídos em acontecimentos extraordinários, como o nome diz, como a venda de algum ativo que fez aumentar o caixa da empresa.

Juros sobre Capital Próprio: Existe uma diferença de tributação entre os Juros sobre capital próprio e dividendo comum, no caso do primeiro é tributado em 15%, já dividendos comuns são isentos de tributação (mais adiante será abordado mais sobre isso).

Como saber se uma empresa paga bons dividendos?

meus dividendos

Assim como tudo no mercado financeiro, há uma maneira lógica de saber se a empresa tem uma boa rentabilidade e consequentemente paga bons dividendos.

O primeiro passo pode ser um pouco obvio: invista sempre em empresas s√≥lidas, com boa reputa√ß√£o no mercado, al√©m disso, analise seu fluxo de caixa, essa parte da contabilidade agrega muito nas tomadas de decis√Ķes do investidor e por √ļltimo, a dica √© mais t√©cnica: analise o Dividend Yield (DY).

No mercado ele √© conhecido como o term√īmetro de dividendo das empresas, por isso √© muito bom entender esse indicador na hora de investir.

Para calcular o dividend Yield existe uma formula bem simples:  Dividendos anuais (pagos por ação)/cotação atual da ação.

Se a uma ação de uma determinada companhia vale R$ 100 e os dividendos (pagos por ação) R$ 8,00 o DY será 8/120 = 6,6%.

Não se preocupe, se isso ficou complexo para você saiba que há profissionais da área que pode fazer esse trabalho e te ajudar a escolher empresas rentáveis. O importante é saber que existe um passo a passo que podem maximizar seus ganhos.

Mais adiante terá uma lista de empresas com bons de dividendos só no primeiro semestre de 2020.

√Č poss√≠vel viver de dividendos?

Um dos investidores mais conhecidos do mercado financeiro, Warren Buffet, defende a ideia de que nenhuma pessoa deveria depender apenas de uma fonte de renda. Segundo ele é possível minimizar riscos e evitar imprevistos com a diversificação.

Viver de dividendos não é só possível como pode ser uma ótima forma de gerar renda passiva na sua receita (renda passiva é aquele dinheiro ganhado sem investir grande parte do seu tempo, como em investimentos e alugueis, por exemplo) e para isso você não precisa ser um grande trader. A bolsa de valores é acima de tudo um lugar onde se opera com base em  conhecimentos e estratégias, logo, se você unir esses dois e souber montar uma carteira de investimento adequada, mesmo com ajuda de um assessor, as chances de conseguir viver de dividendos são grandes.

Como falado anteriormente, há sempre um passo a passo à seguir para alavancar bem os seus resultados:

  • Analise a empresa;
  • Conhe√ßa o hist√≥rico de pagamento de dividendos, se ela apresentar um hist√≥rico inconsistente no decorrer dos anos pode ser um sinal para n√£o coloc√°-la na sua carteira de investimentos;
  • Planejar a longo prazo. Investimentos em Renda Vari√°vel tende d√° muito mais lucros quando se olha para longo prazo, porque as oscila√ß√Ķes do mercado n√£o impactam tanto na bolsa;
  • Acompanhe sempre os indicadores de dividendos (DY, por exemplo);
  • Diversifique suas aplica√ß√Ķes, assim voc√™ se protege dos eventuais riscos setoriais;
  • Opte por empresas s√≥lidas, empresas assim s√£o boas pagadoras de dividendos de modo geral.

No que diz respeito ¬†a ‚Äúquanto √© preciso ter para viver dos dividendos pagos pela empresa?‚ÄĚ a resposta √© depende: tanto do seu custo de vida como de quanto a sua carteira de investimentos est√° pagando de dividendo.

Tamb√©m √© preciso levar em considera√ß√£o que quem procura viver dos proventos no mercado acion√°rio geralmente consegue rentabilidades maiores. Tudo depende do quanto voc√™ se dedica para formar seu patrim√īnio e alcan√ßar boas rentabilidades pensando no seu custo de vida.

Quando s√£o pagos os Dividendos?

Existem plataformas que podem indicar a data do pagamento, mas, o comunicado oficial da empresa anunciando seus lucros, quando e quanto será distribuído será no site da própria organização em uma área de RI (Relação com o Investidor).

Geralmente √© por meio desse portal que a empresa divulga todas as informa√ß√Ķes do interesse do investidor como resultados, balan√ßos, projetos e demais comunicados. Lembrando que a pol√≠tica de pagamento das empresas podem mudar de periodicidade (mensal, trimestral ou semestral).

√Č poss√≠vel investir dividendos?

Sim, voc√™ pode usar os dividendos recebidos de uma aplica√ß√£o para reinvesti-los. Ao reinvestir dividendos comprando novas a√ß√Ķes √© poss√≠vel aumentar seu patrim√īnio mais r√°pido, com esse movimento voc√™ acelera o efeito do famoso juros compostos, ou seja, receber√° juros sobre juros em cima do valor investido potencializando seus ganhos.

Al√©m de investir os dividendos voc√™ tamb√©m pode resgat√°-los se desejar. Geralmente isso acontece quando precisa de algum valor em m√£os ou simplesmente porque j√° tem um patrim√īnio significativo.

H√° diversas corretoras que voc√™ pode investir em a√ß√Ķes, incluindo a eToro, XP Investimentos e IQ Option. Uma √≥tima t√°tica tamb√©m √© investir seus dividendos em um ativo que tem grande lucratividade como o Bitcoin. Confira aqui como Comprar Bitcoin no Brasil.

Quais as empresas que pagam bons dividendos?

Como prometido, √© hora de falar das a√ß√Ķes que melhor pagaram dividendos¬† no primeiro semestre de 2020. Essa lista foi feita com base nos Dividend Yield que mostraram dividendos acima da taxa Selic, ou seja, faziam valer a pena sair da Renda fixa e ir para Renda Vari√°vel.

EMPRESAS DIV. YIELD (2020.1)
AES TIETÊ (TIET11) 9,5%
TAESA (TAEE11) 8,0%
ISA CTEEP (TRPL4) 7,8%
ENGIE (ENGIE3) 7,4%
BR DISTRIBUIDORA (BRDT3) 7,4%
GERDAU (GGBR4) 6,0%
SANEPAR (SAPR11) 5,7%
CEMING (CMIG4) 5,5%
KLABIN (KLBN11) 5,0%
COPASA (CSMG3) 4,2%

Fonte: XP investimentos.

Dividendos Provisionados

Há também os chamados dividendos provisionados que é quando a empresa, antes de efetuar o pagamento de dividendos, divulga o valor que pagará de dividendo em uma data futura. O investidor consegue visualizar esse pagamento na sua conta no site da corretora em que é cadastrado, mas enquanto está provisionado não é possível usar o valor para resgate nem reinvesti-lo.

Impostos sobre Dividendos

Esse √© um assunto bastante discutido no Brasil atualmente, isso porque durante a atual crise de sa√ļde p√ļblica o ministro da economia, Paulo Guedes, informou que est√° formulando uma proposta e que quer come√ßar a cobrar tributa√ß√£o sobre dividendos.

Há mais de 20 anos que não há incidência de impostos sobre dividendos, ou seja, as empresas pegam demais impostos  para estarem funcionando devidamente, mas o lucro liquido que é repartido entre os acionistas atualmente não tem tributação.

A ideia de cobrar impostos sobre dividendos, segundo o ministro, √© fazer um rearranjo dos impostos e tributos pagos a fim de haver maior efici√™ncia e estimular a atividade econ√īmica. Essa mudan√ßa passa a valer depois de aprova√ß√£o do congresso junto com um pacote maior de reformas tribut√°rias (por ser projeto de lei √© normal passar por esse tr√Ęmite) e ainda n√£o h√° data certa para entrar em vigor caso seja aprovada.

Dica Importante!
Uma outra forma de maximizar seu ganhos ao m√°ximo, al√©m de reinvestir os dividendos como j√° mencionado, √© fazer aportes peri√≥dicos. Somando isso a quest√£o do longo prazo e uma poss√≠vel valoriza√ß√£o da a√ß√£o, pode fazer que seu patrim√īnio cres√ßa ainda mais com esse movimento.

Conclus√£o

Sempre √© bom lembrar que voc√™ deve se conhecer e conhecer seu perfil como investidor, ao abrir conta em qualquer corretora √© poss√≠vel fazer o API (An√°lise de perfil do investidor). A bolsa de valores √© indicado, em geral, para investidores mais agressivos, mas, at√© os mais conservadores que tem curiosidade em saber como funciona a bolsa, pode buscar entender como funciona o mecanismo de dividendos e ingressar no mercado de a√ß√Ķes.

Um outro ponto importante de lembrar é que mercado financeiro é um lugar que pede conhecimento e estratégia, então ao entrar nesse mundo é imprescindível que se cerque de conhecimentos e base teóricas, se precisar procure ajuda de profissionais da área para ajudá-lo.

Dito isso, no que se trata de dividendos, √© f√°cil perceber que √© um dos maiores atrativos da bolsa de valores, por ser uma √≥tima forma de alavancar seu patrim√īnio. Conhecer a empresa, o setor que desempenha a atividade tal como fundamentos cont√°beis como fluxo de caixa e Dividend Yield. Esses fatores s√£o essenciais para nortear seus investimentos.

Outro ponto interessante de notar é que a Renda Variável se tornou uma atrativo muito forte depois da diminuição da taxa Selic, na tabela com as empresas que pagam melhor dividendos esse ano, o Dividend Yield em todos é maior que a taxa Selic, o que faz valer a pena correr um pouco mais de risco se for para maximizar os lucros.