Evento de Blockchain, SP Falta pouco para o Blockspot Conference! Dias 28 e 29 de maio. Garanta sua vaga!
Tecnologia

Microsoft volta sua atenção para ID descentralizada do Bitcoin e Ethereum

Postado por em 13 de Fevereiro de 2018 , marcado como , , , , ,

A gigante de software, a Microsoft, disse que enxerga potencial para blockchain público no suporte à identidades descentralizadas e, por isso, irá explorar as possibilidades dentro do seu aplicativo Microsoft Authenticator.

(Foto: Pixabay)

Em um post no blog oficial da companhia, no dia 12 de fevereiro, a Divisão de Identidade da Microsoft fortaleceu a crença de que a tecnologia blockchain é a solução certa para armazenar, proteger, manter e distribuir as informações de identificação dos usuários em um ambiente inviolável e descentralizado.

Ankur Patel, integrante da divisão, declarou em um post que “alguns blockchains públicos (como o Bitcoin, Ethereum, Litecoin, etc.) fornecem uma sólida fundação para rotear DIDs, reconhecer operações DPKI e validar informações”.

Dito isso, a empresa admitiu que a escalabilidade é um grande obstáculo antes que uma autenticação de ID descentralizada esteja disponível para milhões de usuários, simultaneamente. Dessa forma, a empresa explicou que agora volta sua atenção para o desenvolvimento de camadas adicionais para atingir o objetivo de escala global.

“Para superar essas barreiras técnicas, nós estamos colaborando com duas camadas de protocolos descentralizados que rodam em cima desses blockchains públicos para alcançar uma escalabilidade global, enquanto preserva os atributos de um sistema DID de classe mundial”, escrever Patel.

Informações controladas pelo usuário

Por enquanto, a empresa “experimentará” com identidades descentralizadas, adicionando suporte para elas em seu app Microsoft Authenticator, que já é utilizado por milhões em todo o mundo.

“Em vez de conceder amplo consentimento a inúmeros aplicativos e serviços, e ter seus dados e identidades espalhados por vários provedores, os indivíduos precisarão de um hub digital seguro e criptografado, onde eles possam armazenar suas informações e facilmente controlar o acesso a elas”.

O anúncio ocorre menos de um mês após a aliança entre a Microsoft e a empresa parceira em blockchain Huperledger em torno do projeto ID2020 da United Nation, que visa alcançar um sistema de identificação seguro e escalável.

Conforme relatado, a Microsoft doou US$ 1 milhão para a iniciativa ID2020 durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, no mês passado.

Fonte: CoinDesk

loading...