Mercado Negócios

U$1 bilhão por ano processados em pagamentos por bitcoin

Postado por em 3 de outubro de 2017 , marcado como ,

O serviço de recebimento de pagamentos em bitcoin, BitPay, anunciou em seu blog que o volume anual de transações na sua plataforma chegará a U$ 1 bilhão em 2017. O valor representa um crescimento de 328% sobre o ano de 2016.

São mais de U$ 110 milhões de dólares por mês que, segundo o post, são pagos em bitcoin para os mais diversos tipos de comerciantes, como lojas de eletrônico, metais preciosos e até imóveis.

Pagamentos B2B (empresa para empresa) também tem ganhado cada vez mais tração, uma vez que transferências internacionais de fundos tem vários intermediários, engordando a taxa final da operação. Além das taxas atrativas, as transações em bitcoin são mais agéis que as dos bancos.

Volume por continente

O maior volume de transações continua vindo dos EUA (47%), mas a Ásia tem crescido com destaque, sobretudo, pela parceria da BitPay com o AsiaPay. Essa última processa pagamentos em bitcoin para grandes empresas, incluindo a Tesla.

Mercado Bitcoin ao redor do mundo

Distribuição do volume de transações da BitPay ao redor do mundo (Fonte: Divulgação)

Na América do Sul, as coisas ainda parecem estar engatinhando nesse quesito. O continente inteiro representa apenas 2% dos pagamentos processados. O Brasil, uma potência no comércio eletrônico, certamente pode contribuir para aumentar desse número nos próximos anos.

Adesão ao bitcoin por comerciantes

A adesão de novos comerciantes ao bitcoin tem sido notória por todo o planeta. Recentemente, muita expectativa foi criada pela possibilidade da Amazon aceitar bitcoin ainda esse ano, o que se mostrou, mais tarde, um anúncio falso.

Ter onde gastar é importante aspecto para a continuidade do bitcoin. Por isso, o número apresentado pelo BitPay é uma boa notícia para os entusiastas. Ao que tudo indica, 2017 ficará marcado como o ano em que a moeda começou sua caminhada rumo ao mainstream.