Geral

UFC Fan Token: Confira tudo sobre o lançamento

Postado por em 1 de November de 2021 , marcado como , ,

O UFC é a liga de artes marciais mistas. Em parceria com a Socios.com, lançou seu fan token em junho de 2021. O UFC Fan Token é um token de utilidade e seu objetivo é aproximar fãs e seus esportes favoritos.

No mundo do futebol já são muitos os clubes que apostaram nessa parceria. Atualmente a Socios.com já conta com 51 parceiros, dentre eles:

  • Flamengo;
  • Everton;
  • Corinthians;
  • Juventus;
  • Inter de Milão;

Dentre outros clubes de futebol. No entanto, para além dos clubes, a expansão para outros esportes já era esperada. E, agora, comemorada.

Com ligas de basquete e, agora, com o UFC, a plataforma amplia a sua carteira de associados. E a cada lançamento, claro, atrai mais pessoas interessadas por esportes. Dessa forma, lançados na Chiliz, os tokens são ótimas formas de conceber essa parceria entre torcedores e seus esportes favoritos.

Seja por conta do apelo de atividades como o UFC, seja por conta das fiéis torcidas de futebol, a Socios.com é, mais do que nunca, uma parceira e tanto.

O token do UFC, o $UFC, foi lançado na blockchain da Chiliz e em parceria com a Socios.com. A plataforma, enquanto parte, opera tanto a venda quanto as promoções para aqueles que adquirem os tokens.

UFC Fan Token na Socios.com: o que você precisa saber

A Chiliz, em parceria com a Socios.com, tiveram como foco times de futebol da Europa, inicialmente. Isso se deve, sobretudo, à forma como o futebol é visto e vivenciado no velho continente. No entanto, rapidamente alcançou o Brasil. Atualmente, Flamengo, Corinthians e o Galo contam com fan tokens.

Na esteira disso, o UFC logo veio também se juntar ao time, para emitir seus próprios fan tokens. A explicação é bem simples.

Esse tipo de token é muito usado para que torcedores possam ter voz dentro dos clubes que têm em seus corações.

Assim, podem participar de decisões internas do clube, participando de votações. De outras formas, podem concorrer a ingressos, participar de eventos e outros tipos de ações. Além disso, é possível gerar receita com os tokens, visto que parte do valor arrecadado vai para a conta do clube.

No UFC a coisa será um pouco diferente.

O token $UCF tem por objetivo claro dar aos torcedores recompensas, promoções, direito a votar e, ainda, a participar de fóruns de discussão exclusivos. Esse tipo de ação é realmente muito diferente do que acontece no futebol.

A razão é bastante simples, no entanto. O UFC conta com mais de 600 milhões de fãs em todo o mundo. Isso é maior do que qualquer torcida de time de futebol. O que o UFC Fan Token faz é, justamente, unir essas pessoas.

Assim, por meio de um produto realmente incrível, o token, o UFC planeja que não só a influência nas decisões das lutas e da organização apareça como mote para a compra. Ao adquirir um token, automaticamente nos reunimos com outros fãs do mundo. Por fim, então, podemos entendê-la como um agregador.

Por que não um NFT?

Uma coisa não exclui a outra, digamos já de antemão.

Um NFT tem um valor em si mesmo. É justamente por conta disso que um único NFT pode superar a casa de milhões de dólares em sua venda.

No entanto, quando se trata de um token, ainda que haja valor intrínseco a ele – que é o de poder participar na comunidade de um clube de futebol ou do UFC -, ele não é um item exclusivo. Escasso, mas não exclusivo.

A quantidade de tokens lançada é sempre limitada. Na prática, isso quer dizer que esse é um item que tem valor. No entanto, já admite-se que não se trata de valor comercial. O valor que um item como esse tem diz respeito ao que ele concede.

Diferente de um NFT, o valor do token é flutuante graças à sua quantidade limitada de lançamentos ao mercado. Não, necessariamente, por se tratar de algo único.

Na ocasião do seu lançamento, o $UFC – destinado apenas à Europa – era vendido a dois euros. Atualmente, na casa dos 3,67 – em dados de 30 de outubro -, a realidade é de uma valorização.

No entanto, é claro, não se trata de um investimento. Token de utilidade, como o $UFC não deve ser visto como algo a ser explorado comercialmente. Assim, alerta-se para esse ponto.

Não compre, portanto, o token, como uma forma de especulação. Por não se tratar de uma criptomoeda, seu cenário é realmente nebuloso. Dessa forma, ainda que possa haver valorização, ela é muito inconstante e pode prejudicar sua carteira de ativos.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!