Trading de criptomoedas Sinais de trading para criptomoedas com a plataforma Tradee. Teste Grátis!
Mercado Regulamentação

Reunião do G20: Sem regulamentação sobre as criptomoedas mercados reagem com otimismo

Postado por em 21 de março de 2018 , marcado como , , , , ,

A recente reunião da cúpula do G20 organizada entre os dias 19 e 20 de março, na Argentina, para discutir temas desafiadores para a economia mundial finalmente chegou ao fim. E, sem surpresas, um dos temas mais recorrentes foram as criptomoedas e a tecnologia blockchain.

(Foto: Bitcoinpr)

Os participantes determinaram que as criptomoedas devem ser classificadas como um ativo e não como uma moeda ou título; além de ter sido questionado o quanto de risco a nova tecnologia representa para o sistema econômico mundial.

Outro destaque foi o grande apoio que muitos dos dirigentes presentes demonstraram em relação a tecnologia blockchain.

Após o encerramento do fórum na tarde de ontem, o comunicado da Primeira Reunião de Ministros das Finanças e Presidentes dos Bancos Centrais do G20 foi disponibilizado para a imprensa e público. Sobre os ativos de criptomoedas e finanças digitais a declaração destaca:

“Reconhecemos que a inovação tecnológica, incluindo os ativos de criptomoedas, tem o potencial para melhorar a eficiência e inclusão do sistema financeiro e da economia de forma mais ampla. Os ativos de criptomoedas, no entanto, levantam questões em relação a proteção do consumidor e de investidores, integridade do mercado, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo”.

O documento ainda destaca que esses ativos não possuem os principais requisitos da moedas soberanas, alertando para possíveis implicações na estabilidade financeira.

Dessa forma, o conselho se comprometeu a implementar os padrões do GAFI (Grupo de Ação Financeira Internacional) aos ativos de criptomoedas. O GAFI é uma organização intergovernamental voltada para o combate da lavagem de dinheiro com ênfase especial no financiamento ao terrorismo.

Entusiastas das criptomoedas respiram aliviados

O documento ainda enfatiza que o GAFI continuará seus trabalhos de monitoramento das moedas virtuais e “inclusive considerando como promover e assegurar uma abordagem mais coerente e consistente para mitigar os riscos e apoiar as inovações financeiras”.

Além disso, na visão de Mark Carney, presidente do FSB (Conselho de Estabilidade Financeira) as criptomoedas “não representam riscos para a estabilidade financeira global nesse momento”.

O período que antecedeu o encontro na Argentina foi visto como uma nuvem negra, já que muitos países membros haviam solicitado, abertamente, restrições às moedas virtuais em nível global.

Sem um consenso entre os líderes globais no que tange uma regulamentação, no geral, os entusiastas da criptomoeda deram um grande suspiro de alívio.

Antes da reunião, os mercados estavam se esgotando, mas as notícias enviaram uma mensagem otimista de modo que houve uma recuperação do Bitcoin após divulgação do relatório final.

Fonte: News.Bitcoin e ETHNews

loading...