Mercado Regulamentação

G20 se reúne na Argentina para discutir criptomoedas

Postado por em 15 de março de 2018 , marcado como , , , , , , , ,

O G20 – grupo constituído pelos 19 países de economia mais desenvolvidas do mundo mais a União Europeia – está configurando duas discussões distintas sobre as criptomoedas.

O encontro será na próxima semana e representa um esforço para buscar o que os lideres chamam de “resposta comum” sobre as regulamentações.

(Foto: Boell)

Segundo integrante da assessoria de organização da próxima cúpula, que será realizada na Argentina, o primeiro encontro está agendado para segunda-feira, 19.

As negociações contarão, entre outras partes interessadas, com o ministro do tesouro argentino, Nicolás Dujovne, e o secretario-geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), José Angel Gurría.

Uma segunda discussão acontecerá na terça-feira (20), conforme informou o integrante de organização da cúpula.

Riscos vs Inovação

A agenda e os pontos de discussão não foram divulgados. No entanto, um documento público indica que a temática irá girar em torno das implicações das criptomoedas e as aplicações potenciais de sua tecnologia subjacente (leia-se: blockchain).

“A questão é um item importante na agenda da reunião. Os delegados considerarão uma resposta comum que possa mitigar os riscos sem desencorajar a inovação”, destaca.

O documento assinala que o blockchain “tem potencial para promover a inclusão financeira”. Porém, continua argumentando que “é importante analisar as implicações para a estabilidade financeira, evasão de divisas e atividades ilegais”.

O secretario do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse que suas preocupações giram em torno do uso das criptomoedas em atividades ilegais como a lavagem de dinheiro; enquanto que autoridades da França e da Alemanha co-escreveram uma carta em fevereiro, que soou o alarme sobre os potenciais riscos para os investidores.

fonte: CoinDesk