Mercado

Quais as criptomoedas preferidas dos russos na hora de fazer investimentos?

Postado por em 9 de August de 2022 , marcado como

A Rússia é um dos países que mais investem em criptomoedas em todo o mundo, ficando apenas atrás da Ucrânia, que é considerado o campeão quando se trata desse tipo de investimento.

Quando se trata de investimentos feitos em moedas que são comercializadas de forma digital, a Rússia acaba por preferir investimentos mais tradicionais, como em Bitcoin, por exemplo.

No entanto, no último mês de março, os movimentos dos investidores em criptomoedas no país fez com que uma cripto russa, a Waves, obtivesse mais de 340% de valorização, pulando de 83,72 reais para 374,71 reais em poucas semanas.

Na época, a Waves se tornou uma das moedas mais valorizadas do mercado, rompendo até mesmo a barreira de queda do Bitcoin, que fez com que o mercado como um todo fosse arrastado para o chamado inverno criptográfico.

Enquanto o Bitcoin, que é a principal criptomoeda do mercado, acumulava perdas históricas, que se arrastaram por sete semanas consecutivas, a Waves acabava por acumular uma alta sem precedentes em sua história.

Dessa forma, a força do mercado de criptoativos na Rússia foi mais do que demonstrada, fazendo com que uma cripto que até então era uma alt coin se tornasse uma das mais buscadas em todo o mercado.

Hoje, no entanto, as coisas não andam tão legais para quem tem o token WAVES.

No momento em que escrevemos esta matéria – 05 de agosto, às 16h21 – o token opera em 31,42 reais, mas expressa uma alta de 7,59% nas últimas horas, o que é um excelente indicativo para quem está operando com ele ainda hoje, embora a sua queda seja, de fato, catastrófica.

Ainda assim, nota-se a força da sua comunidade.

Saiba mais: Criptomoedas meme que podem valorizar até 100x ainda em 2022

O que é o protocolo WAVES?

A Waves blockchain foi projetada de forma a permitir que diferente usuários pudessem criar e lançar tokens de criptografia totalmente personalizados.

Dessa forma, o Waves permite que sejam criados tokens e que tokens possam ser comercializados sem que haja a necessidade de uma extensa programação de smart contracts, uma vez que a plataforma também os oferece.

O protocolo Waves permite que diferentes tokens possam ser criados e, depois, gerenciados por meio de scripts que são executados em contas de usuários já cadastrados na blockchain Waves.

Dessa forma, a ideia é fazer com que tanto o desenvolvimento de tokens quanto o desenvolvimento de aplicativos que os governam possa ser bastante simples, não sendo mais difícil, pelo menos, do que o lançamento de um aplicativo arquitetado para a web, de forma geral.

Assim, para que isso seja possível, tanto programas quanto aplicativos são executados de forma a serem anexos para essas transações. E, a partir disso, os novos ativos recebem um identificador exclusivo. Dessa forma, os scripts só podem ser anexados no momento da criação do ativo em si.

Todos os ativos da blockchain Waves são projetados para serem negociados dentro do ecossistema Waves, o que inclui também a sua exchange descentralizada e integrada – Waves.Exchange -, que foi criada para facilitar o comércio entre diferentes tokens criados na própria blockchain Waves utilizando, para isso, tokens WAVES.

A equipe desse projeto ousado está desde 2018 em atividade e, naquela ocasião, adicionou à cadeia uma ferramenta de contrato inteligente, permitindo que terceiros pudessem criar aplicativos descentralizados na plataforma, os chamados dApps.

Aí sim, em 2019, a equipe que está por trás da plataforma passou a comercializar o protocolo Waves Enterprise, que é uma versão de rede projetada apenas para instituições.

Saiba mais: Melhores apostas de investimento listadas pelo Wall Street Bets

Como o protocolo Waves funciona, de fato?

A blockchain Waves permite que dois tipos diferentes de nós executem seu software: nós completos e nós leves, o que faz também com que a sua segurança seja aumentada, bem como as suas taxas sejam mais reduzidas do que aquelas encontradas em outras blockchains e em outras criptomoedas, o que, talvez, seja a resposta para a sua popularidade entre os russos.

Enquanto os nós completos mantêm um histórico completo das transações, os nós leves dependem de nós completos para confirmação de transações e interações dentro da rede. Isso faz com que todas as transações feitas por nós leves tenham uma checagem adicional, feita pelos nós completos. Isso torna a cadeia muito rápida em termos de funcionamento.

Para manter sua rede distribuída em sincronia, a Waves usa uma variação do mecanismo de consenso de prova de participação (PoS) chamado prova de participação alugada (LPoS).

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!