Tecnologia

Oracle se prepara para lançar sua plataforma de blockchain ainda este mês

Postado por em 8 de maio de 2018 , marcado como , , , , , , , ,

A desenvolvedora de software Oracle, junta-se à crescente lista de empresas que oferecem produtos a partir da tecnologia descentralizada e anuncia o lançamento da sua plataforma de serviço de blockchain.

(Fonte: Pixabay)

A Oracle divulgou pela primeira vez a plataforma de blockchain em nuvem em outubro de 2017, mas no momento ela estava restrita ao nível empresarial.

De acordo com Frank Xiong, vice-presidente da Oracle Blockchain Cloud Service, a plataforma possibilitará que os clientes estendam seus serviços para além do seu pacote corporativo. “O que significa que eles podem beneficiar não só seus parceiros de negócios, mas os clientes”.

A empresa, sediada na Califórnia, pretende introduzir o sistema ainda este mês, revelou Thomas Kurian, presidente de desenvolvimento de produtos da Oracle.

O blockchain é essencialmente uma tabela que é atualizada regulamente por milhares de computadores pela internet. A estrutura elimina os riscos de alteração e fraudes, ao agrupar as informações em uma única entidade, como em um provedor de computação em nuvem.

Parcerias

Considerada a segunda maior empresa de software do mundo, a Oracle está trabalhando com o Banco do Chile para registrar transações interbancárias, revelou Kurigan.

Outro cliente é o governo da Nigéria, que tem procurado documentar os direitos alfandegários e de importação no livro-razão do blockchain.

No futuro, a Oracle planeja auxiliar empresas farmacêuticas que precisam rastrear lotes de remédios, como uma forma de aliviar a carga de recalls.

Desenvolvedores de software abraçam o blokchain

Por trás do hype das criptomoedas, as companhias de software correm para alavancar o modelo de blockchain a fim de simplificar processos.

A IBM começou a trabalhar em um projeto blockchain há vários anos, formando uma unidade dedicada exclusivamente à tecnologia, com mais de 1.500 funcionários.

Em 2016, a Microsoft fez uma parceria com a ConsenSys, uma startup que utiliza o sistema do Ethereum, para entregar o blockchain como uma solução corporativa para os clientes do Azure.

E ontem (7), a empresa de Bill Gates lançou o Workbench, ferramenta que cria aplicativos baseado na tecnologia distribuída.

Fonte: Bloomberg