NFT

Multiverso: O que é? O que esperar de um Multiverso em NFT?

Postado por em 31 de December de 2021 , marcado como

O multiverso criado a partir de NFTs é uma combinação de utilidade com instinto de colecionador. Combinando diversos itens de diversas coleções, o futuro que nos aguarda é um “jogo” contínuo. Saiba mais, hoje, sobre o que podemos esperar do multiverso NFTs.

O futuro dos NFTs é a criação de um multiverso

A principal propriedade dos NFTs é, certamente, a sua escassez. E essa é uma lei do mercado impossível de contornar: quanto mais escasso for um produto no mercado, mais caro ele há de se tornar, à medida em que houver interesse por parte do público, obviamente.

Diante disso, os NFTs estão crescendo e isso já é tema de conversas em todos os lugares, das redes de mídias sociais até às conversas presenciais. Isso faz com que as vendas disparem, realmente. Atualmente, é possível encontrar um NFT, como da coleção Bored Ape, com valor que ultrapassa um milhão de dólares.

No entanto, isso faz com que exista algum problema quando se trata da liquidez desses ativos, por óbvio. Atualmente, o horizonte dos NFTs é limitado apenas por conta da forma de mercado, que é orientada pela negociação via plataforma de leilão ou direta, P2P.

Dessa forma, é natural que haja cada vez mais interesse por esse tipo de ativo. Em um ímpeto de crescimento, os NFTs precisam se encaixar em uma cadeia de mercado em que sejam também úteis para alguma coisa – indo além da simples ideia de colecioná-los. Por conta disso, assistimos, em 2021, uma grande explosão de jogos baseados em NFTs.

Mas o que há de futuro para além disso?

A ideia de criar um multiverso é a de melhorar a utilidade de NFTs, aplicando-os a diversos projetos baseados em blockchain, como plataformas de finanças descentralizadas – DeFi -, jogos, aplicativos e sites. De forma mais simples, estamos falando da utilização de NFTs em um multiverso – ou multiuniverso, como desejar -, em que haja real expansão do propósito original dos NFTs, criando um mercado maior do que o que temos até o momento e aplicações mais usuais.

Saiba mais: O que é play-to-earn? Explicamos tudo para você!

Como podemos imaginar os NFTs no futuro?

O universo criado ao redor dos NFTs, hoje, nos permite comprar e negociar, mas, eventualmente, estamos caminhando para um futuro em que os NFTs terão de ter utilidade maior do que aquela aplicada a jogos, apenas. Um NFT, tal como qualquer arquivo em JPEG, não será mais tão interessante quando passarmos a dobrar essa esquina da novidade.

As pessoas realmente passarão a desejar adquirir ativos como ferramentas, sejam elas usadas para desbloquear coisas ou, ainda, como uma forma de obter vantagens em conteúdos ou em aplicativos.

Essas formas mais avançadas de utilização de NFTs já podem ser chamadas de multiversos, sobretudo porque criaremos um ecossistema de uso desses ativos. Afinal, para que investiríamos tanto em um único ativo se ele não teria qualquer uso maior do que o de simplesmente integrar uma coleção?

Saiba mais: O que é Metaverso? Explicamos tudo para você!

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!