Geral

O que é Metaverso? Explicamos tudo para você!

Postado por em 28 de December de 2021 , marcado como

Se você esteve na Internet nos últimos meses deve estar se perguntando o que é, de fato, esse tal de Metaverso, que se tornou tão popular e tema de conversas nos últimos dias. Desde o anúncio de que a gigante Facebook viria a se tornar a Meta, um apelido carinhoso para Metaverso, muitas perguntas surgiram em relação ao tema. Mas para deixar tudo mais simples de ser entendido, vamos a algumas explicações.

O que é metaverso, afinal? O termo metaverso surgiu em 1992, quando um autor de ficção científica, o Neal Stephenson, o registrou em um livro chamado Snow Crash. A ideia do livro é a de que existiam avatares realistas que se encontravam em edifícios realistas em 3D em outros ambientes, todos de realidade virtual.

De lá para cá, foram vários os desenvolvimentos tecnológicos que marcaram o caminho em direção a um metaverso real. Em direção a um mundo virtual, online, com realidade aumentada, realidade virtual, avatares em 3D, vídeo, áudio e outros meios de comunicação, como vemos hoje em iniciativas como The Sandbox, por exemplo. Dessa forma, conforme ocorre a expansão do metaverso, mais alternativas para vivermos essa realidade hiper-real poderão existir.

Saiba mais: Moon Stones Collection: Um novo play-to-earn vem aí

O que é metaverso, então? Outras tecnologias já não reúnem essas mesmas configurações?

Quando se trata sobre o que é o metaverso, uma definição simples simplesmente não alcança o termo em sua completude. Dessa forma, podemos afirmar que o metaverso é uma combinação de vários elementos de tecnologia. Entre esses elementos podemos incluir: realidade virtual, realidade aumentada e vídeo.

Essas tecnologias, quando reunidas, tornam possível que os usuários vivam dentro de um universo digital. Os apoiadores do metaverso imaginam seus usuários trabalhando, tocando e permanecendo conectados com amigos em tudo, desde shows e conferências até viagens virtuais ao redor do mundo.

Isso tudo, quando combinado, poderia nos colocar no limite do que é a próxima Internet. Mas como assim, a próxima Internet? Veja, é inegável que o que estamos vivendo hoje na Internet é totalmente diferente de qualquer coisa que já foi sequer imaginada antes. Estamos vivendo um mundo em que vestimos Internet por meio dos nossos smartwatches, por exemplo, e vivemos absolutamente conectados o tempo todo.

Seja em nossos smartphones, nossos acessórios vestíveis ou mesmo em nossa casa, a Internet está à nossa disposição o tempo todo. Atualmente é possível até mesmo contar com redes muito potentes de wi-fi públicas, que invadem nossas casas.

Diante disso, como poderíamos falar de uma próxima Internet? É fato que já vivemos uma “outra” Internet, dada essa disposição de sinal em tempo quase que integral, em todos os lugares possíveis, quando comparamos este momento com os idos de 2010, quando para navegar era preciso, muitas vezes, aguardar meia-noite para usar a Internet dial-up. Hoje isso é sequer imaginado.

Dessa forma, quando se trata de respondermos à pergunta o que é metaverso, temos de pensar, antes, em uma nova Internet.

Saiba mais: Age of Rust: Confira tudo sobre o novo game futurista

Quando será possível viver de forma plena a próxima Internet?

Talvez seja essa a pergunta mais difícil de ser respondida, sobretudo porque quando se trata de acesso à Internet vivemos uma profunda desigualdade. Isso pode ser visto e atestado durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus e nas questões de acesso à Internet para que fosse possível ter aulas remotas. Diante de um fato como esse, julga-se que demoraria pelo menos dez anos para que a experiência no metaverso fosse de fato massiva.

Outro ponto que também merece seu dado destaque é o de que o acesso ao metaverso dependeria de itens que também são mais caros, como óculos de realidade aumentada. Teríamos de ter também uma maior disponibilização de redes de banda larga ultrarrápidas, como aquelas já disponíveis de 600 Mb, por exemplo. No entanto, alguns produtos necessários para a produção desse metaverso já existem atualmente, como fones de ouvido de realidade aumentada já bem acessíveis.

Exemplos de metaversos já existentes

  • Meta: O antigo Facebook mudou de nome e agora busca por desenvolver sistemas em que seja possível viver uma vida plena em ambientes virtuais, como assistir a shows, trabalhar, ir à escola, participar de reuniões.
  • Roblox: Rodando desde 2004, a Roblox abriga diversos jogos criados por sua própria comunidade, em que é possível trabalhar, construir casas, jogar em diversos cenários. Atualmente é possível adquirir até mesmo tênis por lá, vestindo seu avatar com os novos acessórios.
  • Minecraft: O jogo tão amado por crianças de todas as idades pode ser considerado um metaverso. Nele, é possível ter uma experiência que vai muito além de construir coisas. 

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!