Mercado Tecnologia

Mastercard investe na tecnologia blockchain para autenticar cupons de desconto

Postado por em 1 de junho de 2018 , marcado como , ,

Um novo pedido de patente da Mastercard sugere que a gigante dos pagamentos está de olho no blockchain como uma maneira de verificar a autenticidade dos cupons de desconto.

(Foto: Pixabay)

O pedido para o “Método e Sistema para Autenticação de Cupons via Blockchain” foi publicado no dia 31 de maio pelo órgão que concede patentes nos EUA, o USPTO.

O sistema pretende ajudar os comerciantes a evitar fraudes, mas para a empresa será benéfico para o consumidor também, uma vez que serão emitidos cupons mais valiosos e com a garantia de que os descontos não podem ser falsificados.

A proposta de utilização da tecnologia será “especificamente para o armazenamento de dados de cupons no blockchain, a fim de garantir apenas o resgate por indivíduos autorizados e a imutabilidade dos dados do cupom”.

Dessa forma, a ideia é que a partir do blockchain se torne possível reduzir os riscos de manipulação de dados, conforme publicou a empresa:

“Isso requer que a entidade armazene dados referentes aos cupons associados às contas de transação, que podem ser intensivos em recursos e sujeitos à manipulação. Além disso, a entidade deve oferecer uma interface adequada para os consumidores acessarem o banco de dados, a fim de identificar quais cupons foram associados à sua conta de transação”.

Corrida rumo ao blockchain

Este não é o primeiro pedido de patente da Mastercard que vem se posicionando para fortalecer seus sistemas de autenticação. Nos últimos meses, as ações da empresa caminharam para reforçar seus recursos tecnológicos de desenvolvimento relacionado ao blockchain, como parte de um projeto mais amplo.

Outra grande emissora de cartões de crédito, a American Express, caminha nesse mesmo sentido e anunciou, recentemente, que estava estudando a tecnologia blockchain para reformular seu programa de recompensas e fidelidade.

“Estamos conduzindo projetos que promovem a inclusão financeira no país e no exterior e trabalhando para fornecer aos consumidores, empresas e governos as formas mais inovadoras e seguras de compra”, ponderou em abril Sonya Geelon, gerente nacional da Mastercard Irlanda.

Fonte: CoinDesk