Geral

Juventus Fan Token é um novo token de utilidade

Postado por em 3 de November de 2021 , marcado como

O Juventus Fan Token foi criado para que o clube possa interagir de forma mais próximas com as torcidas do mundo todo. Os tokens de futebol são novas ferramentas interativas, sendo o Juventus Fan Token uma das mais novas!

Junto com o Socios.com, o clube criou o fan token de utilidade $JUV. Quer saber mais sobre o que é isso e como participar desse lançamento do Juventus? Vem ver!

O que é um token de utilidade?

Um token de utilidade é como um passe para uma maior interatividade entre torcedores e seus clubes. Atualmente, apenas na Socios.com, existem mais de 51 tokens de utilidade, que são utilizados para que o torcedor possa participar de diversas ações promovidas pela plataforma e o seu clube, em parceria.

Cada token é disponibilizado na blockchain da Chiliz, que é um protocolo tal como o Ethereum ou mesmo Bitcoin. Uma vez criado o token, você pode adquirir e, se assim desejar, até mesmo vender, podendo aproveitar a valorização dele, como se fosse um outro ativo digital.

No entanto, esse tipo de token é chamado de token de utilidade não por acaso. Um fan token é criado para que se possa aproveitar as ações que o clube ou a plataforma podem oferecer.

Essas ações vão desde conteúdos exclusivos até mesmo ingressos, promoções exclusivas e a possibilidade de votar em assuntos que possam definir os rumos do seu time do coração.

Tudo isso é feito com os fan tokens lançados pela plataforma Socios.com e podem ser aproveitado pelos torcedores que adquirirem os seus tokens dentro da plataforma.

Assim, você pode viver, enquanto torcedor, uma experiência muito mais imersiva com o seu clube do coração, aproveitando todas as ações que ele promover. Dessa forma, o seu clube tem, enquanto retorno, maiores vantagens financeiras, uma vez que parte dos rendimentos proporcionados pelas vendas são retornados para o clube em valores financeiros.

Por que comprar o Juventus Fan Token?

Se você é um fã de futebol, certamente entende o quanto o seu clube do coração é importante. E, sendo tão importante ao ponto de mobilizar toda a sua paixão, por que não contribuir com ele?

Ao comprar um fan token você não participa, apenas, de ações propostas pelo time junto à plataforma Socios.com. No caso de clubes gigantes como o PSG, você, além de ter todas as vantagens de ter um fan token, ainda também contribui diretamente com a economia do clube.

Em anúncio recente, o clube, que acabou de firmar contrato com o Messi, afirmou que parte do salário milionário do jogador será paga com a contribuição de sua torcida. A resposta até então era nebulosa. No entanto, com o anúncio dos fan tokens, já se sabe exatamente de onde virá o saldo positivo necessário para arcar com o salário do craque.

De outras formas os clubes também podem aumentar sua receita com os fan tokens. Seja abrindo apenas para quem os possui alguns formatos promocionais, seja promovendo algumas ações com desconto para os fãs que adquiriram tokens, são infinitas as formas de aumentar a arrecadação usando essa base de torcedores.

Isso é um investimento?

Ainda que possa sim ter um certo grau de rentabilidade, os fan tokens não são investimentos e nem devem ser assim analisados por quem os adquirir. Conforme falamos, fan tokens são itens de utilidade, que servem para que torcedores possam interagir de forma mais direta com seus clubes preferidos, por meio de ações promocionais, por exemplo.

Assim, esse tipo de criptoativo não é igual um NFT, por exemplo, e nem mesmo igual a uma criptomoeda, como Bitcoin ou mesmo Ethereum. Dessa forma, eles devem ser adquiridos tendo sempre como foco o fato de que servirão para que se possa aproveitar as ações propostas pelo clube, por meio da Socios.com.

Além disso, vale sempre ressaltar que os tokens de utilidade têm uma função por si só, que é essa de fazer com que os torcedores possam interagir de forma mais pró-ativa junto aos seus times.

As criptomoedas, por si só, já têm outra utilidade, que é a de fazer investimentos e, ainda, utilizá-las no dia a dia. Afinal, já são muitos os locais que aceitam criptomoedas como forma de pagamento.

Dessa forma, atraídos pela chance de fazer um investimento, podem ser muitas as pessoas que acabarão por adquirir fan tokens como se fossem criptomoedas. No entanto, fica o alerta de não adotá-los e nem encará-los dessa forma em sua carteira virtual, uma vez que a rentabilidade será mesmo baixa e que os ativos têm uma outra finalidade já bem delimitada. 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!