Geral

Conheça quais são as principais DEX do mercado e aproveite para fazer seus melhores investimentos

Postado por em 16 de March de 2022 , marcado como

Uma DEX é uma exchange

descentralizada, ou seja, um serviço que permite a livre comercialização de

criptomoedas entre pares de usuários, tendo-a como intermediadora.

As exchanges descentralizadas têm, enquanto seus principais objetivos, resolver aqueles problemas que são mais comuns em exchanges centralizadas, sobretudo relacionados em relação à demora para a aprovação de transações e, ainda, os custos operacionais de cada transação.

Enquanto nesse tipo de exchange as moedas são compradas e vendidas de e para a exchange, nos mercados descentralizados temos uma relação um tanto quanto diferente entre os usuários, que fazem todas as suas transações em caminhos P2P e de forma independente.

Dessa forma, os usuários podem fazer todas as transações entre si, tendo o sistema como um intermediador apenas porque é nesse ambiente em que ocorre a operação financeira, pois, na prática, a transação é totalmente P2P.

Esse tipo de serviço é, normalmente, verificado por sua própria comunidade ou, ainda, por sistemas integrados de verificação. Dessa maneira, todas as transações são feitas de forma segura.

Saiba mais: O que são as ETFs de Bitcoin? Vale a pena investir nesse tipo de fundo?

Quais as diferenças entre as exchanges centralizadas e as exchanges descentralizadas – DEX?

De forma prática, vamos aos pontos:

Uma exchange centralizada tem seus usuários identificados e suas moedas são mantidas na sua conta junto à empresa. São, portanto, organizações comerciais.

As exchanges descentralizadas são o oposto disso. Nelas, as criptomoedas de cada usuário ficam em sua própria carteira e seu gerenciamento é feito por sua própria comunidade, sem que haja uma organização comercial por trás de cada atividade.

Quais são as principais DEX do mercado de criptoativos?

Quer saber um pouco mais sobre como operar em exchanges descentralizadas para a compra e venda das suas criptomoedas? Veja quais são as principais DEX do mercado e acesse-as para conhecer cada uma!

PancakeSwap

De longe, PancakeSwap é a exchange descentralizada (DEX) mais popular da Binance Smart Chain (BSC). A PancakeSwap, tornou-se um fenômeno no espaço blockchain nos últimos meses, graças à sua enorme liquidez, amplo conjunto de recursos e maior base de usuários quando comparada a outros serviços desse mesmo tipo que encontramos no mercado.

A plataforma foi projetada para permitir que os usuários negociem com segurança o Binance Coin (BNB) e uma enorme variedade de tokens BEP-20, sem que, para isso, seja necessário depender de serviços centralizados ou perder o controle sobre suas chaves privadas.

Como uma troca descentralizada, todas as negociações no PancakeSwap são executadas automaticamente por meio de contratos inteligentes – eliminando completamente os riscos da contraparte e solidificando ainda mais a popularidade merecida da DEX.

Uniswap

Tal como a Pancake Swap, a Uniswap é uma das maiores exchanges descentralizadas – DEX – do mercado de criptoativos e toda a sua estrutura roda dentro da blockchain da Ethereum.

Todas as suas negociações são baseadas em um livro de ordem, em que todas as demandas de compra ou de venda são apresentadas à comunidade, junto de uma outra lista, com seus respectivos valores – tanto de compra, quanto de venda.

Para que se possa fazer uma negociação justa e bem-sucedida dentro do sistema da Uniswap, é preciso emitir uma nota de compra, que deve ser respondida, por sua vez, com uma ordem de venda.

O valor das duas ordens deve ser exatamente o mesmo e, se assim o for, a negociação entre os usuários poderá ser realizada de forma segura e mediada, ainda, pela plataforma, que emitirá os contratos inteligentes para assegurar que a transação irá ocorrer da forma combinada.

Saiba mais: Enquanto o Bitcoin se estabiliza, o ouro alcança US$ 2 mil e o dólar demonstra força

MDEX

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!