Geral

O que são as ETFs de Bitcoin? Vale a pena investir nesse tipo de fundo?

Postado por em 9 de March de 2022 , marcado como

Um ETF – Exchange Traded Fund, ou, ainda, Fundo de Índices – é um tipo de ativo que é negociado tal como um fundo de investimento, composto por diferentes ações, no seu formato mais tradicional.

No entanto, diferentemente de um ETF tradicional, em que um índice – tal com o Ibovespa, por exemplo – é replicado e contém os seus mesmos papéis, um ETF de Bitcoin ou de qualquer outro tipo de criptomoeda é um tipo de fundo de investimento que pode, tal como outros tipos de fundos de investimento, ser baseado em diferentes tipos de índices, geralmente relacionados, por óbvio, com os movimentos financeiros do mercado de criptomoedas.

Esses tipos de ativos são negociados na bolsa de valores tal como uma ação e tal como qualquer outro tipo de ETF que já esteja em operação no mercado.

Dessa forma, seu objetivo é bastante simples: reunir o máximo de investidores que for possível e a maior fatia de recursos financeiros que couber no prato. Dessa forma, a partir desses recursos, será feita a reaplicação em outro índice, que já tenha o fundo como referência.

Como qualquer outro tipo de investimento, há algum risco relacionado às aplicações feitas em ETFs. No entanto, esse risco é dissolvido com outros investidores, sendo, dessa forma, uma aplicação mais tradicional do que a aplicação direta em uma criptomoeda, que envolve, por exemplo, a cobrança de taxa de gás tanto na conversão quanto na aplicação e, por fim, na venda.

Ainda assim, vale lembrar que sempre haverá risco envolvido em qualquer tipo de investimento que se deseje fazer, ainda que seja ele o mais tradicional quanto for possível ser.

Saiba mais: Google revela: ninguém se importa com metaverso e NFT. Será que estamos desperdiçando tempo com esse tema?

Como são os ETFs de Bitcoin no Brasil?

Os ETFs de criptomoedas no Brasil e no mundo são verdadeiros fenômenos quando se trata de procura de investidores. O motivo não poderia ser melhor: eles têm apresentado grande evolução, sobretudo impulsionada pela alta das criptomoedas, que ocorreu no ano passado, 2021.

Ainda que em seu começo esse tipo de investimento tenha despertado certa desconfiança do mercado, sobretudo por ser baseado em criptomoedas, o que é considerado um tipo de investimento pouco ou nada conservador – o que acontece em um mercado ultraconservador, com o brasileiro.

No entanto, bastou que os ETFs de Bitcoin dessem seus primeiros relatórios para que logo se percebesse o quanto esse tipo de investimento caísse rapidamente nas graças dos investidores com perfil disposto a se expor a um risco um pouco maior.

Esse público logo viu nesse tipo de ETF uma oportunidade, sobretudo porque eles foram aqueles que tiveram maior valorização no mercado brasileiro no último ano, 2021.

Dos 56 ETFs que a B3 tem listados, basta que analisemos os cinco mais bem colocados para compreendermos o quanto os ETFs de criptomoedas têm a explorar enquanto sucesso. Desses cinco, quatro são ligados ao mercado de criptoativos, sendo o mais rentável deles o ETF QBTC11, gerenciado pela QR Asset, que contou com impressionantes 75,65% de valorização.

Esse, vale registrar, foi o primeiro ETF de Bitcoin em toda a América Latina e foi lançado na metade de 2021. Esse resultado tão impressionante, portanto, veio a surgir com apenas seis meses desde o seu lançamento.

É claro que, no entanto, essa mesma lógica de valorização não tenderá a se repetir neste ano, sobretudo por conta da forma que o Bitcoin vem se comportando, em uma baixa de mais de 20 mil reais em relação ao seu topo histórico.

Saiba mais: ShibaInfinity, plataforma líder de NFT e Play-To-Earn da Cardano, continua a pré-venda do Shinu Token

Tal como qualquer outro tipo de investimento, é preciso ter cuidado

O Criptoeconomia tem por objetivo fazer análises do mercado e apresentá-las ao seu público, de maneira pela qual se torne possível fazer investimentos em criptoativos de forma mais consciente e, sobretudo, consistente.

No entanto, isso não quer dizer que estamos aqui fazendo recomendações de investimentos, sejam eles no que for. Para isso, é fundamental que você busque por assessoria especializada, que pode ser encontrada de diferentes formas.

O que nós recomendamos, no entanto, é que seja lá em qualquer tipo de investimento, que você tenha cautela e cuidado em relação ao seu dinheiro. Que, com ele, você possa garantir rendimentos e não frustrações.

Portanto, estude, estude e estude. Analise o mercado, observe suas movimentações e faça seus investimentos naquilo que melhor te parece ser rentável. Essa é a saída perfeita para a sua carteira!

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!