Crypto Trading Bots Obtenha o máximo em trading de criptomoedas com a 3commas
Mercado Regulamentação

Como a sanção contra o Petro, assinada por Trump, pode impactar no futuro das criptomoedas?

Postado por em 20 de março de 2018 , marcado como , , , , ,

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um uma ordem oficial proibindo que os cidadãos estadunidenses troquem, negociem ou comprem a criptomoeda recentemente lançada pela Venezuela, o Petro.

Trump proíbe negociações com o Petro

(Foto: Volkan Furuncu/Anadolu Agency/Getty Images)

Esta é a primeira vez que um presidente dos EUA age oficialmente em relação as criptomoedas. Segundo trecho divulgado pela Casa Branca:

“Todas as transações – tais como negociação com criptomoedas, token digital e ICO – emitidas em nome do governo da Venezuela a partir do dia 9 de janeiro de 2018 estão proibidas a partir da data efetiva desse documento”.

Conforme relatamos anteriormente, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou o Petro, uma criptomoeda respaldada nas reservas de petróleo do país, como uma maneira de combater as sanções dos EUA e o bloqueio financeiro, em dezembro do ano passado.

Trump tem o direito de proibir transações com o Petro?

O ato assinado na segunda-feira (19), dá ao Departamento do Tesouro ampla autoridade nos termos da Lei Internacional de Poderes Econômicos de Emergência (na sigla original IEEPA), para tomar as medidas que julgar necessárias para manter a moratória sobre as transações relacionadas ao Petro.

Não está claro quais ações serão ministradas pelo Departamento do Tesouro e, em particular, pela Rede de Execução de Crimes Financeiros para impedir que os residentes e entidades dos EUA se envolvam com o Petro. Mas é provável que a media dê uma pausa nas transações com criptomoedas.

De fato a IEEPA concede ao poder executivo a autoridade de não apenas regular e proibir transações em moedas estrangeiras como também a importação e exportação de moedas e títulos.

Levando em conta que a Venezuela teria aceitado pagamento com Bitcoin e Ethereum por seus tokens, não é difícil imaginar um regulador hostil usando esse incidente como uma oportunidade para reprimir o uso das criptomoedas.

Aumento do preço do Bitcoin favorece Venezuela

Investir em Bitcoin, por exemplo, leva ao aumento do preço da mais popular das criptomoedas, o que indiretamente favorece o regime de Maduro na medida em que ele está retendo Bitcoin.

Tais discussões são apenas especulações, no entanto Steven Mnuchin, secretario do Tesouro, revelou tempos atrás que a agência está olhando o Bitcoin “com muito cuidado” e quer evitar que ele seja usado como uma conexão para atividades ilícitas.

Para este fim, ele expressou o desejo de que as carteiras de criptomoedas sejam reguladas como os bancos, provavelmente se referindo as carteiras de custódia estabelecidas por terceiros. Porém talvez esteja reforçando uma ignorância sobre os fundamentos da tecnologia que envolve as criptomoedas.

Fonte: CCN

loading...