Geral

Bitcoin poderá ser moeda de reserva global, diz ex-primeiro ministro do Canadá

Postado por em 18 de janeiro de 2021 , marcado como ,

O Bitcoin pode vir a se tornar moeda de reserva global? Muitos desdenham dessa ideia, mas não o ex-primeiro ministro do Canadá, Stephen Harper.

Bitcoin como moeda de reserva global

Stephen Harper, economista e ex-primeiro-ministro do Canadá, disse que o bitcoin pode ser potencialmente usado como moeda de reserva global.

Todavia, em sua visão o Bitcoin não vai suplantar o papel internacional do dólar americano.

Em uma entrevista com Jay Martin, da Cambridge House, no último domingo (17), Harper reconheceu que o dólar estava em tendência de baixa, mas disse que há poucas alternativas internacionais viáveis, mesmo quando se olha para o euro ou para o yuan.

Dólar deve permanecer principal reserva de valor global

“A menos que os EUA se tornem uma catástrofe, é difícil ver qual é a alternativa ao dólar americano como principal moeda de reserva do mundo” disse Harper.

Ou seja, o Bitcoin ficaria, nesse caso relegado a uma reserva de valor secundária, mas também global devido a natureza digital e descentralizada do ativo.

Harper enfatizou que não é um especialista quando se trata de moedas digitais.

Moedas digitais de bancos centrais são evolução do mercado

Harper também abordou a tendência de os bancos centrais considerarem o lançamento de suas próprias moedas digitais.

“Em última análise, se você tem uma moeda digital e o objetivo do banco central é controlar a inflação e criar uma moeda estável e estabilidade de preços, então a moeda digital é apenas uma espécie de evolução do mercado”, disse ele.

Bitcoin deve alargar suas fronteiras ainda mais

O Bitcoin é um ativo digital criptografado e descentralizado que tem entrado no radar econômico financeiro e global de forma bastante intensa desde a bull run de 2017.

Com a crise iniciada pelo covid-19, a moeda se demonstrou ser uma boa reserva de valor e caiu nas graças de alguns investidores institucionais que fizeram o preço da moeda disparar.

Em 2020 foram quebrados todos os recordes da rede e alguns esperam a continuidade da alta em 2021.

Obviamente estamos tratando de um mercado de risco, que pode reverter sua tendência positiva em algum momento.

Todavia, o Bitcoin ainda tem amplo espaço para crescer até se tornar uma reserva de valor global no sentido evocado por Harper.

Sem dúvida o Bitcoin tem o potencial de rivalizar com o mercado do ouro e com outros ativos importantes, mas sua jornada ainda está apenas no começo.

O Bitcoin tem poucos anos de existência e é um projeto em vias de amadurecimento e melhoria ao longo do tempo.

Portanto, façam suas apostas, apertem os cintos e estejam preparados para as altas e baixas que ainda podem estar diante de nós no futuro.

Para um guia sobre como comprar Bitcoin, clique aqui!