A notícia da primeira negociação com Bitcoin no futebol profissional de elite fez manchete nos portais especializados nesta terá (19).
Barral é um atacante de 37 anos e agora faz parte do elenco do DUX Internacional de Madrid. O time atualmente joga na Segunda B do Campeonato Espanhol, equivalente à terceira divisão.
A negociação foi facilitada por uma empresa espanhola de negociação de criptomoedas, a Criptan, que é a patrocinadora do DUX.
Todavia, os valores envolvidos na negociação não foram revelados pelas partes.
O clube anunciou nas redes sociais a chegada de Barral:
🚨 FICHAJE 🚨
David Barral nuevo jugador de DUX Internacional de Madrid ¡Bienvenido al club infinito!Se convierte en el primer fichaje de la historia en criptomonedas. Gracias a @CRIPTAN_es nuestro nuevo sponsor por hacerlo posible. #VamosInter #GoDUX pic.twitter.com/Ljf3PInVOn
— DUX Internacional de Madrid (@interdemadrid) January 15, 2021
O primeiro jogador de futebol de elite a ser negociado em criptomoedas, David Barral, começou a carreira profissional em 2005, no Real Madrid.
Todavia, ainda naquele mesmo ano ele foi transferido ao time B do gigante madrilenho.
Assim, no total o atacante jogou 50 partidas pelo time do Real Madrid.
Nos anos seguintes, jogou por nove temporadas no também espanhol Sporting Gijón, antes de se transferir para o Ordu, da Turquia.
Atuou nas últimas temporadas pelo Racing Santander, também da primeira divisão espanhola.
além disso, o jogador teve passagens ainda por Levante (ESP), Al Dhafra (EAU), Granada (ESP), APOEL (CPR), Cádiz (ESP) e Tokushima Cortis (JPN).
Ser pago em Bitcoin é o primeiro passo para me afastar da economia manipulada e corrupta
No fim do ano passado, o jogador da NFL, Russel Okung, tornou-se o primeiro atleta de elite no futebol americano a passar a receber seus salários em Bitcoin.
Na época, ele publicou no Twitter:
“A forma com que lidamos com o dinheiro, da criação e do poder, é uma forma de poder. Ser pago em Bitcoin é o primeiro passo para me afastar da economia manipulada e corrupta e manipulada em que todos vivemos.”
Futebol tradicional ainda engatinha no universo cripto
Como na maioria dos esportes, o Bitcoin ainda é pouco usado no futebol profissional.
Um dos motivos disso pode ter que ver com algumas regras da FIFA que, em tese, deve fiscalizar as transações de jogadores, especialmente quando ocorrem entre times de países diferentes.
Dessa forma, há bastante resistência à mudança sobre esse mercado, bem como há muita corrupção também.
Portanto, ainda há amplo espaço para que o Bitcoin venha a ser usado no esporte no futuro.
Para um guia sobre como comprar Bitcoin, clique aqui!