Geral

Suposto ataque hacker sobre o google preocupa mercado de criptomoedas

Postado por em 14 de December de 2020 , marcado como , ,

Nesta segunda-feira (14), o Google teria sofrido um forte ataque hacker. Esse tipo de ação preocupa comunidade de criptomoedas e faz soar alerta de segurança.

Durante cerca de uma hora, nesta segunda-feira, aplicativos da empresa norte-americana Google, incluindo o YouTube, o gmail, o GoogleDocs e até funcionalidades da Google Play, sofreram uma rara interrupção no serviço.

Assim, os usuários desses serviços foram incapazes de acessá-los por esse período de tempo.

A interrupção começou pouco antes das 9h da manhã no Brasil com os sites do Google retornando “erro de servidor” quando visitados.

O ataque afetou usuários de todo o mundo, que relataram problemas com os diversos serviços do Google, como Gmail, Google Drive, Android Play Store, Maps e muito mais.

Suposto ataque preocupa mercado cripto

O apagão inesperado nos serviços do gigante mundial da internet preocupa a indústria das criptomoedas, uma vez que muitos usuários e empresas de criptomoedas usam os serviços do Google em geral.

Diversos usuários relacionados ao mercado cripto relataram problema para fazer saques em exchanges, por exemplo.

O motivo, dentre outros, é que muitas empresas na área de criptoativos pedem confirmação para ações de saque via link enviado ao e-mail.

Dessa forma, se um usuário estivesse tentando fazer um saque e devesse confirmar a solicitação a partir de um e-mail do gmail, não conseguiria fazê-lo.

Outros problemas podem ocorrer a depender da relação das pessoas e empresas que usam criptomoedas com o Google em uma situação como essa.

Foi por volta das 9h40 no Brasil os serviços foram aparentemente restabelecidos mas com lentidão e oscilações em seus serviços.

O problema aparentemente foi bastante grave, e a comunidade especula que se tratada de um forte ataque hacker.

Até o momento, o Google não informou o que causou a interrupção em seus serviços.

Realmente tivemos um ataque Hacker no Google?

Embora representantes do Google não tenham se manifestado oficialmente sobre o ocorrido, especialistas em segurança indicam que as características do ocorrido indicam que a gigante de tecnologia sofreu um ataque hacker.

Alguns especialistas argumentaram que o alvo dos hackers teria sido diretamente a Alphabet (a empresa controladora de todos os serviços ligados ao Google).

Assim, o hackeamento teria sido, supostamente, coordenado a partir da Inglaterra.

O objetivo seria derrubar os servidores da empresa situados na Europa e impedir seu funcionamento normal a fim de roubar dados da empresa e dos seus clientes.

Fontes ligadas ao governo dos EUA indicam que talvez os autores sejam hackers russos.

Porém, esta não seria a primeira vez que o Google teria sofrido um ataque massivo e busca de derrubar seus serviços em todo o mundo.

Em 2017, hackers ligados ao Governo da China teriam sido responsáveis pelo maior ataque DDoS da história contra o Google.

A história, todavia, ainda não está totalmente esclarecida nesse caso.

O que fazer para se proteger?

Diante de ataques desse tipo, os usuários de criptomoedas precisam aprender a lidar com os riscos de manterem suas criptomoedas em exchanges.

Especialmente aqueles que pedem autenticação 2FA do google e ativação e permissão de saque por e-mail.

A ideia é manter a maior parte das suas próprias criptomoedas fora da internet ou em carteiras seguras que não sejam afetadas em casos como esse.

Para um guia sobre como comprar Bitcoin, clique aqui!

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!