Investimentos

XP Investimentos registrou a marca XP Bitcoin

Postado por em 6 de outubro de 2017 , marcado como , , , ,

A corretora brasileira XP Investimentos, que recentemente teve 49,9% das suas ações adquiridas pelo Itaú, registrou a marca XP Bitcoin e dá indícios que começará a atuar com investimentos na criptomoeda. A corretora é uma gigante do seguimento no país, com um total de R$ 100 bilhões em ativos sob custódia.

Foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil, o registro da marca XP Bitcoin pela corretora, que, até momento, consta como “Aguardando prazo de apresentação de oposição”.

Site do INPI mostrando o registro da marca XP Bitcoin

Registro da marca XP Bitcoin no site do INPI

Essa situação no processo indica que o registro de marca foi aceito e outras empresas tem até 60 dias para apresentar uma oposição, o que, na prática, significa que está apenas esperando a publicação.

Dado o portfolio da XP, existe um forte indício de que a marca seja usada para nomear um fundo de investimento composto por Bitcoin e até outras criptomoedas, e não uma exchange propriamente dita.

Embora a marca tenha sido registrada, não há nenhuma data de lançamento ou declaração oficial sobre o inicio da operação por parte da corretora.

Recentemente, em uma reportagem para a Folha, João Paulo Oliveira, analista-chefe de criptomoedas da XP Investimentos, disse sobre bitcoin: “Não é regulado e não tem nenhuma instituição financeira grande ou FGC (Fundo Garantidor de Créditos) por trás. É de extremo risco”.