Regulamentação Tecnologia

Vladmir Putin defende a tecnologia blockchain e teme perder a corrida da inovação

Postado por em 26 de fevereiro de 2018 , marcado como , , , , , , ,

O presidente russo, Vladmir Putin, declarou que o país precisa do blockchain e enfatizou que é importante que a Rússia não se atrase no desenvolvimento e adoção desta tecnologia revolucionária.

(Foto: Pixabay)

A agência Rússia Insight, que forneceu informações únicas sobre o mercado nacional, lançou um vídeo expondo as discussões entre Putin e Herman Gref – o presidente do Sberbank, o maior banco do país – durante o qual o Putin pontuou a necessidade dos bancos locais e os reguladores nacionais adotarem o blockchain.

“Nós precisamos [da tecnologia blockchain]…A idade da pedra não terminou por falta de pedras, mas porque novas tecnologias surgiram. Aqueles que se atrasarem nessa corrida irão instantaneamente estar sob total dependência dos líderes desse processo”, disse o presidente russo.

Apoio irrestrito às criptomoedas, só que não

Gref, que supervisiona a mais influente instituição financeira do país, tem sido um entusiasta otimista das criptomoedas e do blockchain. Em novembro de 2017, Gref anunciou que as moedas virtuais são um fato, observando que as elas se tornarão uma parte indispensável do sistema financeiro global.

“As criptomodas significam um resultado natural da tecnologia blockchain. Podemos proibi-los ou podemos aceita-los. Está na moda alertar as pessoas a não mexerem com elas, mas as modas virtuais são um fato em nossa vida”, ponderou Gref, em um encontro da associação de empreendedores russos. E acrescentou que o banco planeja o lançamento de uma plataforma de negociações que visa atender aos investidores locais.

O diretor de mercados globais da Sberbank, Andrey Shemotov, afirmou que o banco pretende fornecer acessos estratégicos a todos os tipos de produtos e serviços que o mercado demanda.

No mesmo mês, o presidente Putin disse à agência de notícias TASS que as regulamentações serão implementadas para proteger os investidores e facilitar o crescimento do negócio. Ele ainda pontuou que as criptomoedas podem operar como um meio de trocas e uma rede de liquidez, mas expressou sua preocupação sobre o próprio valor agregado a elas. Dessa forma, Putin afirmou que uma vez que as criptomoedas não estejam apoiadas por nada, seu valor não pode ser justificado.

No entanto, a falta de valor intrínseco é aparente em todas as criptomoedas, ações, títulos, ativos e commodities. O valor de qualquer ativo depende exclusivamente de sua oferta e demanda, e o mercado é responsável por seu valor. Assim, a falta de um valor intrínseco das criptomoedas é uma não-questão, já que o mercado decide, em tempo real, o valor das moedas virtuais no mercado.

Outro líder mundial se junta a missão

Na última semana, o primeiro ministro indiano Narendra Modi, compartilhou um sentimento similar ao do presidente da Rússia. Como Modi destacou “as tecnologias destrutivas como o blockchain e a Internet das Coisas (IoT) terão um impacto profundo na forma como vivemos e trabalhamos. Eles exigirão uma rápida adaptação em nossos locais de trabalho”.

Muitos traders de criptomoedas, investidores e membros da comunidade global expressaram seus otimismos em relação a abordagem do primeiro ministro Modi, na adoção e regulamentação dos mercados de blockchain e criptomoedas.

Fonte: CCN