Investimentos Mercado Regulamentação

Visa e Microsoft se juntam ao programa experimental de CBDC no Brasil

Postado por em 26 de May de 2023 , marcado como , , , ,

O Banco Central do Brasil avança com seu projeto-piloto da moeda digital do banco central (CBDC), o Real Digital, e grandes empresas nacionais e globais estão se juntando à iniciativa. Previsto para iniciar em meados de junho de 2023, o piloto da plataforma digital real atrairá participantes de renome.

Em 24 de maio, o banco central divulgou a lista final dos participantes selecionados para o piloto do Real Digital Dentre as 36 licitações feitas por empresas individuais e consórcios, totalizando mais de 100 instituições, foram escolhidos 14 participantes, alguns dos quais representando grupos de empresas. A gigante de tecnologia Microsoft, o Banco Inter do Brasil e a empresa de tecnologia digital 7COMm são alguns dos participantes selecionados.

Além dessas empresas, também estão envolvidas a Visa, o Santander e diversas instituições bancárias brasileiras, como o Itaú Unibanco, o BTG Pactual e o Banco Bradesco.

Leia também: Bitcoin cai abaixo de US$26.300, Ethereum e Litecoin registram queda de até 3%

Real Digital avança

A fase atual do piloto do CBDC do Real Digital envolverá testes das funcionalidades de privacidade e programabilidade da plataforma do Banco Central por meio de um único caso de uso: um protocolo de entrega versus pagamento de títulos públicos federais.

Anunciado oficialmente em 2022, o real digital, a moeda digital proposta, seria lastreado na moeda fiduciária nacional, o real. Com um suprimento fixo e cunhagem gradual ao longo do tempo, o real digital visa fornecer uma alternativa moderna e eficiente ao sistema financeiro do Brasil.

Com uma população de 214 milhões, o Brasil continua a atrair empresas globais de criptomoedas. Em janeiro, a Binance e a Mastercard se uniram para lançar um cartão criptográfico pré-pago no país. Desde março, a Coinbase estabeleceu parcerias com provedores de pagamento locais, permitindo a compra de criptomoedas e a realização de depósitos e saques na moeda local. Recentemente, em 19 de maio, o banco central concedeu à Latam Gateway, provedora de pagamentos da Binance no Brasil, uma licença para operar como instituição de pagamento e emissora de dinheiro eletrônico.

O Brasil está se posicionando como um centro em crescimento para a inovação em criptomoedas e tecnologia blockchain, com empresas renomadas como Visa e Microsoft demonstrando seu interesse e envolvimento no projeto piloto do CBDC brasileiro. O resultado desses esforços poderá ter um impacto significativo no futuro dos serviços financeiros no país e além.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!