O lucro líquido ajustado da Via (VIIA3) para o terceiro trimestre de 2021 (3T21) foi de R$ 101 milhões, em linha com o resultado apresentado no 3T20, de R$ 100 milhões.
Já no acumulado para os nove meses de 2021, a companhia passou de um prejuízo de R$ 63 milhões em 2020 para um lucro líquido ajustado de R$ 413 milhões um ano depois.
A empresa disse que “Esses números confirmam nossa capacidade de superar desafios, executar a estratégia e manter a consistência das entregas, mesmo diante de um mercado extremamente competitivo e de um ambiente econômico desafiador, destacou a empresa.”
No terceiro trimestre, a Via reportou um Ebitda ajustado de R$ 669 milhões, equivalente a um aumento de 6,7% na comparação ano a ano. Ao mesmo tempo, a margem Ebitda ajustado foi de 9,1%.
O Ebitda ajustado para os últimos 12 meses, por sua vez, atingiu o montante de R$ 1,73 bilhão, com margem Ebitda de 7,6%.
A receita líquida da Via (VIIA3) no trimestre atingiu R$ 7,35 bilhões, queda de 5,9% na comparação com o mesmo período de 2020.
No 3T21 a companhia apresentou recuo nas receitas de mercadorias e serviços porém crescimento na receita de crediário e cartões.
Nos últimos 12 meses, a receita líquida da empresa somou R$ 22,77 bilhões, incremento de 17,2%.
“Nosso desempenho de vendas foi bem positivo no trimestre apesar de um cenário econômico desafiador e forte ambiente competitivo”, disse a Via.
As vendas digitais representaram 60% do GMV total no 3T21. O GMV bruto totalizou R$ 11,1 bilhões impulsionado pelo forte desempenho do marketplace que mudou de patamar para quase R$ 2,0 bilhões em GMV, um salto de 133% na base anual.
A Via informou ainda que o vendedor online contribuiu com R$ 1,9 bilhão em vendas no trimestre, com participação de 29% nas vendas digitais.
No acumulado do ano, o vendedor online já soma R$ 5,2 bilhões e está habilitado para realizar venda de produtos de 1P e 3P.
No 3T21, o resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 282 milhões ante um resultado negativo de R$ 237 milhões no 3T20.
A empresa destacou que no trimestre manteve a política de desconto de recebíveis de cartões de crédito.
No 9M21, o resultado financeiro operacional foi negativo em R$ 810 milhões refletindo uma melhora quando comparado ao resultado negativo de R$ 879 milhões nos nove meses de 2020.
“O impacto da atualização dos processos trabalhistas foi de R$ 31 milhões no resultado financeiro no período”, destacou a Via.
A empresa informou ainda que o nível de serviço segue melhorando, de modo que já realiza entregas no mesmo dia (same-day-delivery ou SDD) em até 15% de suas vendas em 65 cidades de 14 estados.
Além disso, a Via entrega em 24 horas num alcance de 92% do PIB nacional, incluindo leves ou pesados.
“A retomada da expansão de lojas também vai adicionar mais 100 cidades em nossa malha logística e deve certamente alavancar as vendas online nessas praças, ampliando ainda mais nosso alcance e potencial para geração de GMV”, declarou a empresa.
A Via (anteriormente conhecida como Via Varejo) foi fundada em 2010 em São Caetano do Sul (SP) para ser uma empresa voltada para o comércio varejista.
Sua transformação para Via ocorreu após a associação da Casas Bahia e do Pontofrio, propriedade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que até junho de 2019 foi seu acionista controlador, detendo 39,36% do capital.
Então, ao final de abril de 2021 a empresa muda seu nome de Via Varejo para Via no intuito de mostrar que está aberta a novas oportunidades além do varejo. Dessa forma, para quem deseja saber como comprar ações da Via, basta procurar o ticker “VIIA3”, no home broker da sua corretora.
Atualmente a companhia é responsável pelas redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Ponto (antiga Pontofrio) e das suas respectivas lojas virtuais, da fabricante de móveis Bartira, além de ser a administradora do e-commerce Extra.com.br.
A Via está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal e possui, aproximadamente, 45 mil colaboradores.
No terceiro trimestre de 2021, foram abertas 19 lojas, todas na bandeira Casas Bahia. Ao final de setembro, a companhia operava um total de 1.029 lojas com uma base ativa de 28 milhões de clientes.
A Via estima que em 2021 estará em 85 novos municípios, 19% acima do número de municípios em 2020.
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