Investimentos

Vale a pena investir em Solana?

Postado por em 3 de March de 2022 , marcado como

O que você acha de uma valorização de 10 mil porcento em apenas um ano? É justamente essa a taxa de valorização da Solana, a SOL, uma das principais criptomoedas do mercado, que recebeu o merecido destaque durante o ano de 2021, quando teve essa valorização impressionante.

Diferentemente de outras redes de blockchain, o que mais destaca a Solana é o fato de ela ser uma plataforma de contratos inteligentes com o custo mais baixo de transação e que nem por isso tem sua escalabilidade reduzida.

Com isso, a SOL entrou no radar de diferentes empresas, dentre elas grandes investidores no mercado tradicional, tais como o Bank of America e o JPMorgan.

Não é de hoje que a SOL também recebe atenção do mercado por outra razão: ela é a criptomoeda que mais pode ser chamada de Ethereum killer, um apelido carinhoso para aquelas moedas digitais que se colocam como ameaças para a Ethereum, fazendo com que a criptomoeda deixe de fazer sentido enquanto ferramenta – ainda que possa fazer enquanto investimento, tal qual o Bitcoin o é.

Mas o que faz com que a SOL possa ter esse futuro tão primoroso – quanto realmente esperamos que tenha? Dentre tantas criptomoedas que surgiram – algumas com valorização muito maior do que a da Solana -, alguns pontos fazem com que a nossa SOL se tornasse algo um pouco maior do que as outras e todos esses pontos que a destacam caminha por um único lugar.

Esses pontos que a tornam tão especial são os serviços que ela pode oferecer e que realmente agregam muito valor para o ecossistema de ferramentas disponíveis e desenvolvidas para a blockchain.

Saiba mais: El Salvador: Depois do Bitcoin, turismo cresce mais de 30%

Um ano de sucesso para a Solana

2021, conforme vimos, fez com que a SOL crescesse de forma realmente impressionante, sobretudo, vale dizer, impulsionada pela alta histórica de outras criptomoedas, como Ether e Bitcoin.

No entanto, ainda que outras criptos – sobretudo aqueles tokens de jogos play-to-ear e aquelas com carinha de cachorro – apresentassem valorização muito maior do que a SOL, estamos aqui tratando de um ponto fundamental para toda a estrutura da blockchain: os serviços que só ela tem.

A SOL é reconhecida como uma blockchain de terceira geração. Ou seja: é uma blockchain que reúne em si mais serviços agregados que outros protocolos, como o Bitcoin e a Ethereum, por exemplo. Inclusive, respectivamente, temos aqui duas redes que são, respectivamente, de primeira e segunda geração de blockchain.

O nascimento da Solana está ligado a um evento bem peculiar: o de resolver problemas que a rede Ethereum tinha, sobretudo relacionados às taxas de gás muito altas e, ainda, relacionados à lentidão que a rede apresentava para quem quisesse fazer suas transações da forma devida.

Outro aspecto que é fundamental de ser falado é o fato de que a Ethereum desde sempre apresenta dificuldades em relação ao seu ganho de escala. Ou seja: a rede não suportaria que seu volume de operações fosse alterado de forma significativa de forma tão rápida. O que, por outro lado, é um dos principais nortes da SOL.

A Solana, tal como a Ethereum, tem seu principal foco sobre os smart contracts e em DeFi, e tal como a Cardano, por exemplo, tem seu código totalmente aberto. Dessa forma, a comunidade que a criptomoeda criou e movimenta desde então é bastante grande.

Por meio desse recurso, qualquer usuário pode criar qualquer coisa que tenha como base a blockchain da Solana, tornando possível que mais aplicações possam surgir em torno dela, aumentando a sua capilaridade e importância, claro, no mercado.

Saiba mais: Como guardar suas criptomoedas? Saiba tudo sobre as carteiras digitais!

Ainda vale a pena investir na criptomoeda?

A Solana recebeu o nome de “rede de alta performance” não por acaso. Suas transações são muito rápidas e têm uma taxa de gás muito baixa, sobretudo quando comparada às altas taxas de outras criptomoedas, como Ethereum e Bitcoin.

Diante disso e do escopo do projeto ser realmente muito arrojado, é importante que você analise a criptomoeda e verifique a compatibilidade dela com a sua carteira de investimentos.

Dessa forma, você poderá ter mais clareza em relação à validade do investimento feito em Solana para a sua forma de investir.

* Antes de fazer qualquer tipo de investimento é fundamental que você conheça o seu perfil de investidor e note se há compatibilidade entre o que você espera de um investimento e aquilo que ele pode proporcionar. Este texto não se trata de uma recomendação de investimento.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!