Tecnologia

Usuário é roubado e perde 95 Bitcoin

Postado por em 10 de outubro de 2017 , marcado como , , ,

Criptomoedas são extremamente seguras. Burlar seu mecanismo e gastá-las duas vezes, por exemplo, é praticamente impossível. Mas, assim como dinheiro de papel, o detentor também precisa ficar de olho para não ser roubado.

E foi um descuido que fez o usuário 56KbKid do Reddit perder 95 bitcoin no último dia 8 de outubro. Segundo o post na rede social, bastaram alguns minutos para que o equivalente a mais de R$ 1,4 milhão (na cotação de hoje do Bitcoin) “desaparecesse” da sua carteira.

O usuário reportou que, depois de fazer uma transação, deixou o software Electrum, uma carteira Bitcoin para desktop, aberto. Quando voltou para frente do computador, a surpresa: tudo zerado.

No post do Reddit, o ex-milionário detentor dos bitcoin foi muito criticado por armazenar essa grande quantidade em um computador pessoal, já que existem dispositivos específicos para isso, como as carteiras baseadas em hardware, muito mais seguras.

56KbKid, como é conhecido, oferece uma recompensa de 3 BTC mais 50% do valor para aqueles que conseguirem recuperá-lo. “Eu espero que 350 mil dólares seja como 35 para mim”, comentou uma das pessoas que se solidarizou com ele.

A vítima julga que seu computador estivesse infectado por um vírus do tipo keylogger, que registra todas as teclas digitadas. Foi assim que, supostamente, os invasores conseguiram sua senha.

Se você é uma das pessoas com conhecimento para ajudar o 56KbKid e receber uma gorda recompensa por isso, no post do Reddit ele dá todas as pistas disponíveis sobre o roubo.

E da próxima vez já sabe, nada de guardar milhões de reais no seu computador pessoal.