Análise Gráfica

Tezos (XTZ): esta criptomoeda valorizou mais de 200% e continua subindo

Postado por em 11 de September de 2021 , marcado como

A criptomoeda Tezos (XTZ) está chamando a atenção de investidores em cripto por conta de sua forte valorização nos últimos meses. Desde 21/06, a Tezos (XTZ) valorizou aproximadamente 200% e nos últimos dias subiu mais de 70%.

O que é Tezos (XTZ)?

Tezos (XTZ) é uma rede blockchain que usa o consenso de mineração Proof of Stake (PoS) aceitando contratos inteligentes, assim como o Ethereum (ETH), porém, há uma grande diferença.

O objetivo do projeto é oferecer uma infraestrutura mais avançada, permitindo que ele evolua e melhore com o tempo sem que haja a necessidade de um hard fork, que para muitos, é um sinal negativo.

O token XTZ é o token de governança dessa blockchain, fazendo com que as pessoas que possuem Tezos (XTZ) podem votar em propostas de atualização apresentadas pelos desenvolvedores

Essa plataforma de código aberto se apresenta como segura, atualizável, e construída para durar, além de sua linguagem de contratos inteligentes que fornece a precisão necessária para casos de uso de alto valor.

A tecnologia que sustenta a XTZ foi proposta pela primeira vez em setembro de 2014 e após uma série de atrasos, a rede principal foi lançada em 2018. A rede teve início oferecendo uma plataforma que permite a criação de smart contracts e dApps que não podem ser censurados e nem encerrados por terceiros. 

Além disso, o modo como são construídos facilita a verificação formal, uma técnica usada para melhorar a segurança, ao provar matematicamente propriedades sobre programas como contratos inteligentes. Essa técnica, se usada corretamente, pode ajudar a evitar bugs que podem custar caro, além da má reputação que fica quando acontece algum erro no protocolo.

Tezos (XTZ) se destacou por conta de como começou a ser usada por empresas de alto perfil. Em setembro de 2020 foi anunciada pelo gigante bancário francês Societe Generale, que planejava usar essa blockchain para fazer experiências com a moeda digital do banco central da França.

O que está acontecendo com a XTZ?

Após várias integrações serem concluídas com corretoras gigantes como Coinbase, Binance, e Bitfinex, o token Tezos (XTZ) viu sua liquidez ser massivamente ampliada, assim como a variação do seu preço, agora que é alvo de especuladores institucionais. 

Após o mais recente fundo do mercado cripto em 21/06, a XTZ valorizou cerca de 200%:

Gráfico com a valorização do Tezos (XTZ) em 200%

Gráfico com a valorização do Tezos (XTZ) em 200%

E só nos últimos 3 dias, a criptomoeda XTZ valorizou cerca de 70%:

Gráfico com a valorização do Tezos (XTZ) em 70%

Gráfico com a valorização do Tezos (XTZ) em 70%

Isso representa uma grande força compradora, principalmente nesse semana que nos encontramos em um período corretivo para o BTC e para a maioria das criptomoedas. Esse fator é um ponto chave para projetos assim se provarem com a comunidade e com os investidores.

Traçando uma linha de tendência ligando os dois círculos vermelhos indicados no gráfico abaixo, conseguimos perceber que a tendência é de alta, e foi respeitada novamente no último toque, no dia 08/10, representado pelo círculo verde.

Gráfico com LTA traçada e os pontos de apoio indicados para XTZ

Gráfico com LTA traçada e os pontos de apoio indicados para XTZ

Esse é um forte indício de que o ativo continua em sua tendência de alta, mesmo com o mercado apontando para baixo como um todo. 

Se adicionarmos mais duas médias de longo prazo, MME8 – 1S e MM200 – 1D, representadas pelas linhas roxa e amarela respectivamente, encontramos um ponto de apoio importantíssimo, onde o preço se segurou para voltar a subir nos últimos dias:

Gráfico indicando suporte nas médias citadas para XTZ

Gráfico indicando suporte nas médias citadas para XTZ

Com tanto indicativos apontando para alta em um mercado temporariamente de baixa, podemos traçar uma Extensão de Fibonacci Baseada em Tendências utilizando seu último movimento de alta que resultou em uma nova ATH.

Fazendo isso, encontramos os seguintes alvos:

  • alvo 0.5 de Fibonacci, cotado em 5.52 dólares (já alcançado)
  • alvo 0.618 de Fibonacci, cotado em 6.32 dólares
  • alvo 0.786 de Fibonacci, cotado em 7.47 dólares
  • alvo 1.0 de Fibonacci, cotado em 8.93 dólares (alvo final da projeção)
Gráfico com a Extensão de Fibonacci traçada e seus alvos para XTZ

Gráfico com a Extensão de Fibonacci traçada e seus alvos para XTZ

Quando analisamos um ativo que está em alta explosiva, encaramos o topo histórico como a resistência mais forte, que se rompida, pode descobrir preços em regiões muito acima do esperado. 

Caso isso não ocorra, podemos traçar uma Retração de Fibonacci utilizando seu topo histórico anterior, para projetarmos uma possível correção após alcançar esse alvo especulativo.

Ao aplicar a ferramenta, encontramos os seguintes alvos, que podem ser usados para encontrarmos regiões de pullback:

  • alvo 0.5 de Fibonacci, cotado em 5.25 dólares
  • alvo 0.618 de Fibonacci, cotado em 4.50 dólares (melhor entrada)
Gráfico com a Retração de Fibonacci traçada e seus alvos para XTZ

Gráfico com a Retração de Fibonacci traçada e seus alvos para XTZ

Analisando o cenário como um todo, a XTZ tem tudo para chegar em sua ATH. Ao conquistar isso, saberemos qual rumo o preço tomará. Se ele vai continuar subindo rumo a sua nova ATH, ou se vai retrair até os alvos de Fibonacci citados na retração acima. Tudo depende dos próximos passos do projeto, e de seus usos no mundo real.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!