Tecnologia

Tecnologia desenvolvida pela Zcash surge como solução para a escalabilidade do Ethereum

Postado por em 24 de setembro de 2018 , marcado como , , , , ,

Um sistema criptográfico lançado pela Zcash surge como solução para escalar o Ethereum, foi o que disse o fundador da plataforma, Vitalik Buterin, em um fórum no sábado.

Tecnologia desenvolvida pela zcash surge como solução para a escalabilidade do Ethereum

(Fonte: Pixabay)

Denominado de zk-snarks, Buterin ressaltou que, com essa nova tecnologia, o Ethereum tem o potencial de escalar “em grande quantidade”, até 500 transações por segundo, e sem depender de soluções de escalonamento da camada 2, como Plasma ou Raiden.

Os zk-snarks permitem que grandes lotes de informações sejam compactados nas chamadas provas sucintas, que permanecem do mesmo tamanho independentemente da quantidade de entradas.

“Podemos realmente escalar as transações de transferência de ativos no Ethereum em uma quantidade enorme, sem usar as camadas 2 – que introduzem premissas de atividades (por exemplo, canais e plasmas) – mas usando o zk-snarks para validar as transações em massa”, comentou Buterin 

Ele continuou descrevendo um método que inclui um nó “relayer”. Um tipo de computador que realiza a tarefa de agregar transações em troca de recompensas.

Como resultado, Buterin estimou que tal configuração poderia levar a ganhos de “aproximadamente 24 vezes para transações com Ethereum e mais ou menos 50 vezes para transferências de ERC-20”.

Soluções urgentes

A proposta surge em um momento em que as pressões sobre os desenvolvedores do Ethereum para encontrar soluções de escalabilidade da rede aumentam.

No fórum, Buterin também ponderou que, embora o processo de agregar transações com o zk-snarks seja computacionalmente intenso, é provável que a tecnologia melhore no futuro.

“Eu entendo que o sistema requer algum trabalho de computação bastante pesado por parte dos revezadores”, escreveu Buterin, concluindo:

“Mas neste ponto é amplamente sabido que a otimização dos provedores snark/stark é super importante. Então, tenho certeza de que haverá mais e mais trabalho de engenharia de software com o passar do tempo”.

Fonte: Coindesk