NFT

STEPN não vai mais rodar na China, o que fez com que o valor do seu token despencasse no mercado

Postado por em 31 de May de 2022 , marcado como

Depois do anúncio de que o move-to-earn STEPN vai deixar de rodar em território chinês, o valor do seu token caiu 10,83%, apenas nas últimas 24 horas (com dados do mercado no dia 28 de maio, às 22h43).

Inovador, o STEPN parece ser, até o momento, o mais promissor da nova classe de jogos move-to-earn. Por meio dele, o usuário ganha criptoativos quando cumpre metas relacionadas às suas atividades físicas, como corridas e caminhadas.

E, em relação às suas atividades econômicas, o jogo já foi um grande rei. O seu token GMT chegou a apresentar 20 mil porcento de valorização quando chegou ao seu auge, datado de 9 de março. No entanto, com a decisão da equipe de encerrar as atividades do jogo em território chinês, aparentemente temos o marco temporal do fim do seu grande reinado.

A queda no valor do token GMT chegou a ser de 40% logo depois que o STEPN anunciou, em sua conta oficial no Twitter, que teria as suas atividades encerradas para seus jogadores sediados na China.

Isso causou alguma revolta entre seus usuários, sobretudo porque o jogo exige alguns investimentos iniciais relacionados à compra de um par de tênis para correr, que podem ser substanciais.

No entanto, a expectativa de retorno, com a valorização do token GMT sempre foi alvo dos investidores, que encontravam muito mais do que um motivo para calçar tênis reais e colocar o corpo em movimento.

As metas do jogo não eram necessariamente difíceis de se concluir, o que fazia com que muitos jogadores apostassem no game como uma forma também de melhorar a qualidade de vida. Agora, com a saída do jogo da China, seu futuro parece ser incerto.

Saiba mais: MetaMask lança programa para ajudar investidores brasileiros a reaver criptomoedas que foram roubadas da carteira

O bloqueio do STEPN na China se dará via IP e via GPS

De acordo com o anúncio feito pela equipe de desenvolvimento do jogo move-to-earn STEPN, o bloqueio do aplicativo em território chinês se dará tanto via IP quanto via GPS. Dessa forma, qualquer sinal ou mesmo rastreio oriundo do país será bloqueado pelo sistema do jogo.

Como o GPS é o mecanismo utilizado pelo STEPN para remunerar seus usuários, não é possível utilizar o jogo para ganhar criptomoedas, uma vez que será identificado, pelo sistema de cruzamento de dados, a origem do sinal do telefone conectado ao jogo.

Assim, seja em corridas, seja em caminhadas, não haverá a possibilidade de ser remunerado utilizando a plataforma a partir da China.

O bloqueio do sinal oriundo da China será feito a partir de julho de 2022. Até lá, será possível sacar o saldo de criptomoedas geradas utilizando o aplicativo move-to-earn e será possível comercializá-las, de forma que se possa converter o saldo para yuan ou mesmo para qualquer outra criptomoeda.

De acordo com o STEPN, o bloqueio das suas atividades em território chinês se dá por conta da política do órgão de regulação econômica na China em relação às criptomoedas e em relação a qualquer tipo de criptoativo.

Em relação àqueles usuários que fizeram a compra de ativos do jogo, como os tênis, o aplicativo deixou bastante claro que a decisão sobre o que fazer com esses NFTs ficará por conta do próprio investidor, que poderá vendê-los no mercado próprio do jogo ou mesmo em redes secundárias, conforme for de sua vontade – ou, até mesmo, ficar com eles em suas carteiras, ainda que não possam ser mais utilizados com a finalidade de ganhar criptomoedas.

Saiba mais: Terra blockchain agora será a Terra 2.0! Conheça tudo sobre a proposta aprovada por sua comunidade!

O jogo e seus usuários na China

Apenas em território chinês o game move-to-earn contava com 5% de todos os seus usuários, 3 milhões, apenas no país asiático. Dessa maneira, com essa perda realmente considerável, o ecossistema do jogo foi duramente atingido.

Desde que houve o anúncio de que o STEPN pararia de atuar em território chinês, o valor do token do jogo, o GMT, caiu mais de 20%, tendo um pico de queda de 40%, inclusive.

Já o token GST, que é o que o usuário ganha quando completa as missões do jogo caiu 15% na rede Solana e quase 25% na rede da BNB.

Dessa forma, os dois tokens do jogo, o GMT e o GST, estão com valores que chegam a 75% abaixo do que já valeram em suas máximas históricas.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!