Análise Gráfica

Solana: projeções para esta criptomoeda que disparou mais de 90%

Postado por em 19 de August de 2021 , marcado como

Quanto mais o BTC anda de lado, mais espaço é aberto para altcoins performarem. Essa foi a vez da Solana, uma criptomoeda que acumula uma valorização superior a 3.000% desde janeiro deste ano. 

Criada por desenvolvedores que já atuaram em grandes empresas como Google, Twitter e Intel, o primeiro whitepaper do projeto Solana foi postado em 2017, apresentando uma alternativa de primeira camada para a rede Ethereum. Logo no inicio, a Solana já teve mais de 300 milhões de dólares investidos e adoção de grandes fundos de investimento, um sinal de que o potencial do projeto já era grande logo no seu nascimento.

Trabalhando com um consenso misto de validações PoS (Proof of Stake) com PoH (Proof of History), o blockchain chamado Solana tem como token nativo o SOL, que tem funções semelhantes ao BNB na Binance Smart Chain, sendo usado para pagamentos de taxas, e acesso a benefícios na rede.

O projeto ganhou muita visibilidade porque começou a ser considerado um “ethereum killer” – projetos que vieram para disputar o 2º lugar no ranking de capitalização de mercado, como ADA, BNB e várias outras já tiveram esse apelido.

Um dos aspectos que a Solana se propõe a resolver é a quantidade de transações por segundo que uma rede consegue suportar. 

O Bitcoin consegue transacionar 7 transações por segundo, a Ethereum, cerca de 15, enquanto entidades centralizadas como Visa e Mastercard transacionam cerca de 500 transações a cada segundo. 

Existe uma diferença imensa na escalabilidade da blockchain como um todo, considerando as mães do mercado BTC e ETH. 

A Ethereum tentou atenuar esse problema criando Smart Contracts e dApps, mas hoje ainda sofre com a escalabilidade, as taxas absurdas e imprevisíveis, sempre pegando os investidores de surpresa. 

A contrário da ETH, a Solana consegue transacionar 412 transações por segundo, porque é focada em proporcionar uma escalabilidade maior, suportando mais transações e consequentemente, mais volume, com taxas que ficam em torno R$0,30, enquanto na rede ETH as taxas giram em torno de R$80,00. 

Dentro do blockchain da Solana existe um ecossistema que já possui alguns projetos nativos e sólidos, como a Audius, que teve também uma forte valorização após parceria com o TikTok e a Raydium.

Em grosso modo, a Solana é um Ether super escalável, que consegue suportar uma demanda massiva com uma facilidade maior e com preços muitíssimos reduzidos. Várias outras criptomoedas já estão criando compatibilidade de seus tokens ERC-20 para dentro da blockchain da Solana, como USDT, USDC, FTT, Chainlink

O que a Análise Gráfica da Solana nos revela?

Depois de sair da casa dos 4USD e valorizar cerca de 3.500% no período de 08/01 até 18/05, a SOL encontrou um novo topo na região dos 55 USD e estabeleceu seu lugar no mercado:

Gráfico indicando percentual de valorização no período de 08/01 a 18/05

Gráfico indicando percentual de valorização no período de 08/01 a 18/05

Aproximadamente uma semana depois, no final de maio, após acompanhar a grande correção de 53% do BTC, a Solana é listada na Coinbase em 24/05, e uma grande acumulação que durou 78 dias se inicia, com o preço variando entre 23USD e 40 USD.

Gráfico indicando acumulação de 78 dias

Gráfico indicando acumulação de 78 dias

Com o reaquecimento do mercado e novidades como NFTs em sua blockchain, como é o caso da Audius, a linha de tendência de baixa (LTB) – linha roxa – que havia se formado foi rompida, dando impulso a uma alta de 150% após a confirmação do movimento. 

Gráfico indicando momento do rompimento da LTB e porcentual de alta

Gráfico indicando momento do rompimento da LTB e porcentual de alta

Projetando uma Extensão de Fibonacci Baseada em Tendências sobre movimento de alta anterior, conseguimos traçar alguns alvos para esse novo movimento que estamos analisando:

  • alvo 0.786 de Fibonacci, cotado em 56,95 USD (já alcançado)
  • alvo 1 de Fibonacci, cotado em 66,49 USD (já alcançado)
  • alvo 1.618 de FIbonacci, cotado em 94,06 USD
  • alvo 2.618 de Fibonacci, cotado em 138,57 USD (alvo mais difícil sem correção ou pullback) 
Gráfico com Extensão de Fibonacci baseada em Tendência e seus possíveis alvos

Gráfico com Extensão de Fibonacci baseada em Tendência e seus possíveis alvos

Como o movimento de alta foi expressivo, devemos ver em breve uma correção ou pullback. 

Projetando um topo imaginário na região dos 70 USD – pois ainda não sabemos onde é o topo – que seria o preço em 18/08/2021, podemos traçar alguns alvos de retração completamente especulativos:

  • alvo 0.236 de Fibonacci, cotado em 58,95 USD (se não perder, pode ser sinal de pullback)
  • alvo 0.5 de Fibonacci, cotado em 46,30 USD 
  • alvo 0.618 de Fibonnaci, cotado em 40,65 USD (alvo ideal)
Gráfico com Retração de Fibonacci traçada a partir de um topo imaginário em 70 USD

Gráfico com Retração de Fibonacci traçada a partir de um topo imaginário em 70 USD

Mesmo sem conseguir prever para onde vai o preço, um fator importante é que agora a Solana faz parte do top 10 em capitalização de mercado, com 20 bilhões de dólares em sua rede. 

Isso é um marco importantíssimo para uma altcoin, e geralmente registra um momento de escalada ao topo, assim como ocorreu com a ADA e BNB, por exemplo.

Enquanto a Solana rema contra a maré em momentos de incerteza e lateralização no mercado, o que sabemos agora é que ela ganha cada vez mais espaço, e parece que esse movimento está só no início.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!