Trading de criptomoedas Sinais de trading para criptomoedas com a plataforma Tradee. Confira!
Mercado Tecnologia

Santander lança App de transferência de dinheiro internacional baseado em blockchain

Postado por em 12 de abril de 2018 , marcado como , , , , , , , , ,

O Santander, banco espanhol de influência global, anunciou o lançamento de um novo serviço de pagamentos internacionais utilizando a tecnologia blockchain.

Santander lança app de transferencia internacional de dinheiro baseada em blockchain

(Foto: Divulgação)

O aplicativo, batizado One Pay FX, está disponível para clientes de varejo na Espanha, Reino Unido, Polônia e Brasil, e será ampliado para outros países nos próximos meses.

O serviço permite que os clientes façam transferências internacionais no mesmo dia, em muitos casos, ou no dia seguinte. O Aplicativo também mostra a quantia exata que será recebida na moeda de destino, antes de efetuada a transferência.

Banco é precursor no uso da tecnologia blockchain

O banco planeja adicionar outros recursos até junho – incluído a oferta de pagamento internacional instantâneo – de uma forma que seja significativamente mais rápido que os serviços existentes.

Com o lançamento do One Pay FX, o Santander se torna o primeiro banco a oferecer um serviço de pagamento internacional baseado em blockchain voltado para clientes de varejo e em vários países simultaneamente.

Ana Botín, presidente executiva do Santander, destacou a tecnologia como uma oportunidade para melhorar o serviço aos clientes e destaca que essa é apenas a primeira de muitas aplicações potenciais do blockchain.

“A partir de hoje, os clientes do Reino Unido pode usar o One Pay para transferir dinheiro para toda a Europa e EUA. Na Espanha, os correntistas podem enviar dinheiro para o Reino Unido e EUA, enquanto que os clientes do Brasil e Polônia podem fazer transferências para o Reino Unido”.

No lançamento, cada país oferecerá aos clientes diferentes opções de pagamentos, dependendo do mercado.

Os clientes na Espanha, por exemplo, poderão enviar dólares para os EUA e libras para o Reino Unido. Já no caso do Brasil, será possível enviar libras para a terra da rainha.

Parceria com o Ripple

O novo serviço foi construído com base no xCurrent, uma tecnologia de registros distribuídos de propriedade da Ripple – Startup sediada na Califórnia, EUA.

O produto é resultado de uma parceria continua entre a startup e o Santander que, por meio do seu setor de capital de risco, a InnVentures, investiu US$ 4 milhões na Ripple, dos US$ 32 levantados no financiamento da Serie A, em 2015.

Mas o xCurrent não utiliza o XRP, a criptomoeda nativa derivada do protocolo de blockchain da Ripple.

Segundo reportagem do CoinDesk as transações de câmbio cobertas pelo aplicativo nos quarto países poderão representar quase metade do volume de consumidores de varejo do Santander.

loading...