No encontro anual do “Dia Digital” organizado pela Comissão Europeia (CE), o vice-presidente do Mercado Único Digital, Andrus Ansip, pediu às nações do continente que se comprometam com o blockchain, que, segundo ele, está saindo do laboratório e tomando a dianteira tecnológica no mundo.
A reunião – que contou com a participação de ministros, representantes de países da União Europeia (UE), da indústria, do meio acadêmico e da sociedade civil – abordou como os desenvolvimentos tecnológicos moldarão o futuro da Europa e a importância de construir um mercado forte e unificado, com maior investimento e competências digitais.
Em um discurso centrado na digitalização, o vice-presidente ressaltou a tecnologia blockchain como uma das “áreas onde a Europa está melhor posicionada para desempenhar um papel de liderança”, juntamente com a Inteligência Artificial (IA).
“Tal como acontece com a IA, devemos aproveitar ao máximo esta nova oportunidade para inovar. Gostaria de ver os países da UE assumirem compromissos semelhantes em relação a tecnologia blockchain”.
Para este fim, o vice-presidente da CE pediu aos governos nacionais e setores privados que contribuam com a causa.
“Com as propostas legislativas ainda em cima da mesa, precisamos preparar nosso futuro digital juntos, precisamos fazer mais, unir forçar e recursos para captar as oportunidades oferecidas por tecnologias como a IA e o Blockchain”, ponderou Ansip e acrescentou, sem rodeios, “Nós precisamos de dinheiro vivo”.
O discurso direto de Andrus Ansip, surge dois meses após o lançamento do “Blockchain Observatory Forum”, evento organizado pela CE, realizado no início de fevereiro deste ano, que visa promover o crescimento e gerar ideias dentro da comunidade de tecnologia descentralizada.
Após a primeira edição do fórum, a CE se comprometeu com o investimento de 300 milhões de euros em projetos diretamente relacionados ao uso do blockchain.
O investimento de governos na tecnologia descentralizada está se tornando cada vez mais comum. Em 9 de abril a China anunciou o lançamento do Fundo de Inovação Global em Blockchain Xiong’An, um compromisso de 10 bilhões de Yuans (US$ 1,6) destinados às Startups desse campo recente.
Ansip ainda enfatizou ser crucial que a UE se posicione e teme ficar para trás nessa área. “Há bastante terreno para recuperar, outros continentes estão avançando rapidamente”.
Fonte: CCN
Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!