Mercado

Previsão Cripto 2022: O que esperar do mercado para o ano novo?

Postado por em 1 de January de 2022 , marcado como

Nos embalos do último dia do ano, vamos lá: qual a previsão cripto 2022 depois de um ano tão impressionante quanto 2021? O que podemos esperar por aí? E, o mais importante: ainda valerá a pena investir em criptoativos, em criptomoedas e em jogos play-to-earn?

Passo a passo, vamos lá para a última e mais esperada publicação do ano: vem conferir a previsão cripto 2022!

Não dá para falar de previsão cripto 2022 sem falar de… Bitcoin

Nenhuma surpresa até aqui nessa nossa previsão cripto 2022. Mas, já adiantamos: qualquer previsão cripto 2022 é totalmente factível a insucesso, ok? Então, para começarmos, é importante dizermos que não estamos aqui fazendo recomendações ou não recomendando algum ativo. Essa é uma decisão que só cabe a quem for fazer investimentos e a mais ninguém.

Pois, deixando agora tudo isso às claras, é hora de começar.

Não é de hoje que especialistas no mercado financeiro falam que o Bitcoin irá cair. No entanto, após altas históricas, o que vimos foi justamente isso: uma grande queda. A moeda, que atingiu mais de 90% de valorização em 2021, está, neste momento, amargando perdas.

Mas, claro, é sempre importante frisar que estamos tratando de uma criptomoeda que, como qualquer outra, tem sua principal característica como a volatilidade. Ainda assim, alguns movimentos são percebidos como alarmantes. Em 2018, após uma alta histórica, o Bitcoin chegou a ser negociado por valores bem próximos de 3 mil dólares, mesmo tendo subido momentos antes para 20 mil dólares.

Ainda que aqueles que patrocinam a criptomoeda digam que as coisas são diferentes agora e que é rara a chance do Bitcoin despencar, é importante dizer que as coisas podem não ser bem assim. Mesmo contando, dessa vez, com mais instituições apoiando o mercado e ingressando nele – o que levaria, teoricamente, mais segurança para ele -, o mercado é marcado por sua instabilidade.

Assim, ainda que o investimento em Bitcoin sirva, atualmente, como uma forma de proteção financeira contra o aumento da inflação ou até mesmo seja feito por conta de estímulos governamentais, talvez seja a hora mesmo de pisarmos no freio.

Afinal, a virada de ano também serve para isso.

Saiba mais: Saiba como investir pouco e ganhar muito

Haverá uma mudança de rumo no mercado de ativos criptográficos

À medida que assistimos a evolução do mercado e da indústria de criptoativos, vimos também como a participação de moedas mais tradicionais, como o Bitcoin ou mesmo a Ether, passa a diminuir e que outras moedas digitais passam a ganhar mais espaço. É o caso, por exemplo, das moedas memes, ou as memecoins.

Se estamos aqui falando de previsão cripto 2022, é importante colocar esses ativos também em seu radar.

Algumas dessas criptomoedas tiveram valorização expressiva, superando a casa dos 10 mil porcento. Isso, na prática, seria inimaginável em qualquer investimento tradicional, como aquele feito em bolsas de valores, CDIs ou CDBs. No entanto, como sempre, atrelado ao alto rendimento temos também um alto risco.

Dessa forma, é importante frisar o quanto essas memecoins estão desbravando um caminho que até então era impensável. Se não há nada a perder, o que temos a ganhar, senão tudo?

Além delas, também vimos o despertar de outros players importantes e que competem diretamente no mercado do Bitcoin. A saber: Ethereum, Solana, Polkadot e até mesmo a Cardano já são apontadas como as grandes promessas a serem realizadas em 2022.

Saiba mais: Shiba Inu: Criptomoeda mais popular de 2021

Teremos, certamente, mais regulamentação quando falamos de criptomoedas e outros criptoativos

A regulamentação das criptomoedas deu um passo importante em 2021 e seguirá assim em 2022, certamente. Aliás, de tudo o que compõe nossa previsão cripto 2022, tenha a certeza de que essa é a mais certeira de todas elas.

Se em 2021 essa foi a discussão mais acentuada do mundo das criptomoedas – com direito a termos a China banindo todas as atividades relacionadas ao mercado de criptografia do seu território e com os Estados Unidos reprimindo algumas ações financeiras no mercado de criptoativos -, em 2022 ela será a mais presente.

Estamos em uma fronteira regulatória, finalmente.

São muitos os especialistas que dizem que o primeiro foco será nas chamadas stablecoins, que utilizam como lastro ativos reais, como ouro ou dólar. Em 2021, inclusive, vimos surgir a Tether, uma das maiores stablecoins do mundo e que já virou alvo de polêmica. E, nesse assunto, prometemos de verdade: ano que vem tem muito mais.

E sabe onde você encontra as melhores e mais quentes informações do mercado de criptoativos? Sim, aqui.

Feliz 2022 e que ele traga bons lucros para a sua carteira!

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!