Casos de uso

Portugal pretende usar Blockchain para votações

Postado por em 4 de outubro de 2017 , marcado como , , , ,

Em Portugal, o governo está estudando o uso de Blockchain para permitir votação online do Orçamento Participativo Portugal.

O Orçamento Participativo Portugal (OPP) é uma iniciativa do governo onde cidadãos podem votar em projetos que, ao aprovados, são financiados e colocados em prática.

Quem levantou a possibilidade foi a ministra da Presidência e Modernização, Maria Manuel Leitão Marques, durante a abertura do 27º Digital Business Congress da APDC.

“Será possível utilizar tecnologia blockchain para registar votos online no OPP e garantir a integridade dos resultados finais?”, questionou a ministra.

Blockchain para votações?

Sim. É um dos usos promissores da tecnologia. Como se trata de um livro-registro público e inviolável, fraudá-lo seria quase impossível.

As DAO (Democratic Automatous Organization) são um exemplo de como uma organização democrática pode ser operada inteiramente através do Blockchain. A criptomoeda Dash, por exemplo, tem todo o seu sistema de governança e aprovação de orçamento através da tecnologia.

Será esse o primeiro passo para criptoeleições?