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Por que os varejistas devem adotar pagamentos com criptomoedas?

Postado por em 17 de January de 2022 , marcado como ,

Varejistas deveriam adotar criptomoedas? Muitos têm essa dúvida, mas as respostas estão à disposição

Escolher os melhores meios para que os consumidores possam fechar seus pedidos é um assunto altamente estratégico para o varejo.

As formas de pagamentos são várias: dinheiro, cartões e, mais recentemente, o PIX são algumas opções oferecidas pelos lojistas, mas há uma alternativa que consegue proporcionar eficiência, segurança e simplicidade aos usuários: as criptomoedas.

As moedas digitais estão em alta no mercado brasileiro e devem ganhar ainda mais espaço nos próximos anos – o que obriga as lojas adotarem esse método de pagamento o quanto antes.

Confira alguns dos principais motivos para essa adoção:

1 – Varejistas desejam segurança nas transações

Sem dúvida, a principal vantagem das moedas digitais como meios de pagamentos é a segurança que proporcionam às transações.

A tecnologia blockchain, base para os principais ativos e tokens existentes, impede que a informação financeira transmitida digitalmente possa ser invadida e roubada.

Além disso, é uma relação totalmente transparente entre as partes, ou seja, o consumidor faz o repasse imediato para o varejista, sem risco de fraude que normalmente ocorre com cartões fraudados ou cédulas falsas.

Portanto, os varejistas desejam mais segurança nas transações e as criptomoedas podem lhes oferecer isso.

2 – Operação sem intermediadores

Por ser uma transação totalmente transparente, feita diretamente da conta do consumidor para a carteira digital do varejista, não há mais espaço para os intermediadores que atuam nesse ecossistema.

Uma compra no cartão de crédito, por exemplo, envolve o adquirente, o gateway em alguns casos, a bandeira e o banco.

Cada parte cobra determinada taxa pelo serviço e, no fim, a loja precisa arcar com os custos. Com as moedas digitais, isso não existe mais, possibilitando maior economia.

3 – Inovação e digitalização atraem varejistas

Os varejistas de pequeno porte já perceberam que a transformação digital chegou com força em seu negócio – inclusive na forma como os consumidores se relacionam e compram seus produtos.

Hoje, vender nestes canais é essencial e a marca precisa se organizar para permitir que o pagamento de suas compras também ocorra digitalmente.

Quanto menos burocracia, melhor! A inovação e digitalização proporcionadas pelas criptomoedas inserem o estabelecimento neste cenário de aceleração digital.

4 – Diferentes possibilidades de uso

Em uma operação de compra e venda tradicional, o varejista recebe pagamentos em dinheiro “vivo” na boca do caixa ou recebe uma quantia na sua conta em um banco.

Em ambos os casos, os varejistas ficam presos às possibilidades que a moeda fiduciária oferece.

Se quiser investir, vai ser necessário tirar a quantia de sua conta e repassar a um ativo específico.

Com as criptomoedas, as possibilidades se ampliam.

É possível transformar esse formato em dinheiro fiduciário com as exchanges, mas ele pode reinvestir em outras moedas e contar com a valorização delas, ampliando as receitas.

5 – Ecossistema de vendas

As criptomoedas também extrapolam a relação comercial existente entre consumidor e varejista.

Se os meios de pagamento mais comuns servem apenas para pagar um produto ou serviço, as criptomoedas oferecem novas alternativas às partes e criam um verdadeiro ecossistema de vendas.

Por meio delas, é possível criar campanhas de marketing e de engajamento, estimulando o uso nas lojas por meio de promoções e descontos.

É o que se observa com os utility tokens, cada vez mais adotados pelas empresas na economia do mundo real.

Texto adaptado de Cássio Rosas,  Diretor de Novos Negócios e Estratégia da Wiboo.

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