Geral

Poly Network pede que hackers devolvam $600 milhões de dólares roubados

Postado por em 11 de August de 2021 , marcado como

A plataforma de criptomoedas Poly Network escreveu uma carta aberta aos hackers que afirma ter roubado $ 600 milhões de dólares em ativos digitais, pedindo que devolvessem os fundos.

Em valor monetário, o roubo seria um dos maiores a atingir o mundo da criptomoeda, comparável ao roubo de 850.000 bitcoin da bolsa Mt Gox em 2014 – no valor de $ 450 milhões de dólares na época.

O Poly Network permite que os usuários troquem tokens de criptomoeda em diferentes blocos de blocos. A empresa disse que uma vulnerabilidade em seu sistema permitiu que o invasor transferisse esses tokens para endereços públicos de blockchain que controlavam.

Poly Network : Carta aberta no twitter para “Caro Hacker”

Os tokens roubados totalizaram mais de $ 270 milhões de dólares do blockchain ethereum, $ 250 milhões de dólares na Binance Smart Chain e $ 84 milhões de dólares na rede Polygon, de acordo com os tweets da Poly Network.

Em sua carta aberta dirigida a “Caro Hacker”, a empresa disse que queria estabelecer comunicação com os ladrões e enfatizou que os fundos roubados “são de dezenas de milhares de membros da comunidade criptografada, portanto, as pessoas”.

“Caro Hacker, somos a equipe da Poly Network. Queremos estabelecer comunicação com você e convencê-lo a devolver os ativos hackeados. A quantidade de dinheiro que você hackeou é a maior da história da DeFi. A aplicação da lei em qualquer país vai considerar isso um grande crime econômico e você será perseguido. É muito imprudente você fazer qualquer outra transação. O dinheiro que você roubou é de dezenas de milhares de membros da comunidade de criptografia, ou seja, as pessoas. Você deve falar conosco para encontrar uma solução”.

Poly Network : Em busca de soluções

Executivos seniores de bolsas de valores em toda a comunidade de criptomoedas estão se oferecendo para colocar na lista negra os endereços para os quais os criminosos enviaram os fundos roubados na tentativa de recuperá-los.

Conforme indicado pela queda imediata no valor dos tokens roubados, o incidente destaca os perigos dos sistemas financeiros descentralizados (DeFi) que são menos regulamentados do que os mercados tradicionais.

A Poly Network tweetou que descobriu a vulnerabilidade que permitia ao invasor fazer as transações, culpando um problema em um sistema por chamadas de contrato.

Existem alguns mecanismos para recapturar tokens de criptomoeda roubados, mas raramente são bem-sucedidos.

Embora a solução mais simples para o roubo seja o invasor simplesmente transferir de volta os tokens roubados, isso é improvável, pois alguns já foram movidos para outras contas.

No entanto, nessa quarta-feira, a Poly Network tweetou que havia recebido mais de $ 4 milhões de dólares de volta dos endereços para os quais o hacker transferiu os tokens roubados.

“Até agora, recebemos um valor total de $ 4.772.297.675 ativos devolvidos pelo hacker”.

Juntamente com o apelo da Poly Network, os hackers estão incorporando uma série de mensagens nas transações com seus próprios endereços para se comunicarem com o mundo. Além disso, dezenas de pessoas utilizaram o mesmo método, enviando mensagens para os endereços que receberam os tokens roubados para pedir aos hackers uma parte do dinheiro que foi roubado.

Muitos pediram doações, alguns a sério, enquanto outros se referiam a memes. Um usuário avisou os invasores que alguns de seus tokens foram colocados na lista negra, um aviso para o qual os invasores enviaram $ 42 mil dólares em ethereum.

Roubo e apreensão de criptomoedas

A O3 Labs, uma empresa focada no desenvolvimento blockchain com sede em Tóquio e associada à Neo, subsidiária da Poly Network, disse em seu perfil no Twitter: “Este hacker ainda pode ser do tipo chapéu branco. Vamos ver”.

O fato de devolverem parte dos fundos indica que o grupo estava atrás de lucro próprio, se comportando como um tipo de hacker que realiza invasões apenas para expor vulnerabilidades e tornar o projeto mais robusto.

Em junho, a Polícia Metropolitana do Reino Unido apreendeu cerca de £ 114 milhões de Libra esterlina em criptomoedas como parte de uma investigação de lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia, este confisco foi o maior do gênero no Reino Unido e um dos maiores do mundo.

No ano passado, as autoridades dos EUA disseram que apreenderam cerca de US $ 1 bilhão de dólares em Bitcoin conectado ao mercado darknet, o Silk Road, que foi fechado em 2013.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!