Análise Gráfica

Polkadot: valorização de 20% é só o começo para essa criptomoeda

Postado por em 14 de October de 2021 , marcado como

Criada em 2020 por Gavin Wood, co-fundador e ex-chefe de tecnologia da Ethereum, a Polkadot (DOT) teve sua rede lançada em maio e a primeira transação concluída em agosto do mesmo ano. Como podemos ver, é uma rede nova, mas possui grande adoção tanto por parte de investidores quanto dos desenvolvedores, contando com mais de 400 mil holders e sendo responsável por um dos maiores fluxos de contribuições e melhorias se comparado a outros projetos.

Em seu whitepaper o objetivo da Polkadot é definido como um protocolo blockchain de nova geração, que une várias redes de blockchain, permitindo que elas operem livremente entre si. Seu objetivo é ser uma plataforma robusta, escalável, e com foco em interoperabilidade. 

Polkadot: Como funciona?

A Polkadot tem uma arquitetura diferente da maioria que existe no mercado atualmente. Ao invés de ser uma única blockchain, seu universo funciona como um ecossistema de blockchains, resultando em uma rede onde é possível criar múltiplas blockchains dentro da principal. Tudo isso é possível tendo como base o “Substrate”, uma ferramenta própria para a criação de blockchains desenvolvida pelo fundador Gavin Wood junto de sua empresa Parity Technologies. 

Imagem exemplificando como funciona cada parte da rede Polkadot.

Imagem exemplificando como funciona cada parte da rede Polkadot.

Genericamente falando, sua blockchain é dividida em 3 partes: Relay Chain, Parachains e Bridges.

  • Relay Chain: atua como a rede principal, que funciona como um coração do projeto É responsável pelo mecanismo de consenso e pela segurança das parachains e bridges.
  • Parachains: são outras blockchains internas, independentes e conectadas. Elas podem se desenvolver a ponto de criar seus próprios tokens e otimizar suas funcionalidades para cada caso de uso. 
  • Bridges: função que permite a comunicação entre outras blockchains externas, como Bitcoin, Ethereum e Cardano.

Seu token nativo DOT utiliza o mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS), e possui 4 utilizações principais em sua rede:

  • Governança: os holders do token podem votar nas propostas de mudanças da rede;
  • Staking: componente central do mecanismo de consenso PoS;
  • Taxas: pagamento de taxas de transações no interior do ecossistema;
  • Bonding: age como um vínculo – ao criar uma nova parachain, deve-se travar DOT para concluir o processo.

Analisando o preço

A valorização que o token DOT teve chegou a 25% no dia 13/10, e no momento da escrita do artigo acumula uma valorização de 17% se comparado às últimas 24h, sendo cotada a 41 USD. Isso é um ótimo sinal vindo de uma altcoin, tendo em vista que o Bitcoin tem subido sozinho nos últimos dias.

Podemos notar que desde seu último fundo, no dia 29/09, cotado em 26USD, a DOT valorizou cerca de 60%, alcançando a marca dos 40 USD. Com isso, começou a testar uma região de forte resistência (linha vermelha) por se tratar de uma região de topo histórico, que está localizada próxima de 45 USD.

Gráfico do par DOT/USDT indicando valorização de 60% e zona de resistência traçada de vermelho.

Gráfico do par DOT/USDT indicando valorização de 60% e zona de resistência traçada de vermelho.

Imaginando um horizonte de alta para a moeda DOT, podemos traçar uma extensão de Fibonacci para estipularmos os seguintes alvos:

  • alvo 0.618 de Fibonacci, cotado em 38.78 USD;
  • alvo 0.786 de Fibonacci, cotado em 46.43 USD;
  • alvo 1 de Fibonacci, cotado em 56.17 USD (alvo final da projeção).
Gráfico do par DOT/USDT com extensão de Fibonacci traçada e seus alvos indicados.

Gráfico do par DOT/USDT com extensão de Fibonacci traçada e seus alvos indicados.

Além dos sinais de alta que as projeções nos mostram, podemos ver que a DOT está apoiada sobre várias médias importantes, como a EMA 8 – 1semana (linha roxa) e a MA 200 – 1dia (linha verde), que são fortes determinantes de tendência.

Gráfico do part DOT/USDT com EMA8-1S e MA200-1D representadas abaixo do preço.

Gráfico do part DOT/USDT com EMA8-1S e MA200-1D representadas abaixo do preço;

Combinando todos esses fatores, podemos dizer que uma estrutura de alta concreta pode estar se formando. E por se tratar de um projeto relativamente novo, sua ATH em 48 dólares começa a ser vista como uma resistência que facilmente pode ser rompida, visando principalmente os fundamentos do projeto, que busca integrar todas as blockchains, e não competir com elas. 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!