Regulamentação

Político da Turquia propõe a criação de uma criptomoeda nacional

Postado por em 23 de fevereiro de 2018 , marcado como , , , ,

Após a Venezuela lançar sua moeda virtual, o Petro, agora é a vez da Turquia propor a criação de uma criptomoeda nacional. A ideia é de Ahmet Kenan Tanrikulu, vice-presidente do Partido Moviemento Nacionalista da Turquia e ex-ministro da indústria do país. Segundo o periódico Al-Monitor, o político já elaborou um relatório e pretende chamar a moeda de Turkcoin.

(Foto: Pixabay)

Embora os detalhes técnicos ainda não estejam claros, Tanrikulu afirma que a moeda teria como objetivo emitir tokens assegurados por ativos o que, como ele argumenta, proporcionaria menores riscos do que as criptomoedas existentes.

A reportagem destacou que tal cesta de ativos incluiria grandes empresas públicas com fundos de riquezas no país, como a Turkish Airlines, a Bolsa de Valores de Istambul e a Companhia telefônica da Turquia, a Turk Telekom.

“O mundo está avançando em direção a um novo sistema digital. A Turquia deve criar seu próprio sistema e criptomoeda antes que seja tarde demais”.

Turquia de olho na regulamentação

O político ainda pediu uma regulamentação mais clara sobre as criptomoedas em um esforço para controlar o mercado. Ele argumenta que a ausência de um quadro legal das moedas virtuais na Turquia pode levar ao uso ilícito desse ativo.

“A introdução de regulamentos encorajadores, após serem avaliados todos os tipos de riscos, nos permitiria gerar receitas para o mercado de criptomoedas, especialmente do bitcoin. Nesse contexto, o país precisa de uma bolsa de bitcoin e legislação para regular este campo”, disse ele.

Notavelmente os comentários de Tanrikulu ocorrem semanas após o vice-primeiro ministro da Turquia ressaltar que seu governo pretende lançar uma criptomoeda nacional, durante uma entrevista para a CNN local.

A consideração do potencial da Turquia também vem no momento em que a Venezuela lança sua própria moeda virtual através do qual o presidente Nicolas Maduro divulgou uma arrecadação inicial de US$ 735 milhões.

Fonte: CoinDesk