Casos de uso Tecnologia

Piloto Fernando Alonso adota o blockchain da Kodak para proteger suas imagens

Postado por em 2 de julho de 2018 , marcado como , , , , , ,

O campeão mundial de Formula 1, Fernando Alonso, será um dos primeiros atletas a transferir todas as suas imagens para o sistema distribuído do blockchain.

Piloto Fernando Alonso adota o blokchian da Kodak para proteger suas imagens

(Foto: Pixabay)

A Wenn Digital, parceira da Kodak no desenvolvimento da KodakOne, um novo sistema de blockchain para armazenar e gerenciar direitos autorais de imagens, anunciou que assinou contrato com Alonso para proteger tanto seus registros profissionais quanto pessoais.

De acordo com um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa, esse contrato fará da KodakOne “a solução exclusiva de registro, proteção e monitoramento de licenças de imagens” das fotografias e vídeos de Alonso.

O sistema permitirá que seus fãs acessem a plataforma, que ainda não está em funcionamento, para carregar, registrar e proteger os registros feitos do piloto, enquanto são “recompensados”.

Segundo o próprio Alonso:

“Nós vivemos em um mundo impulsionado pela distribuição de conteúdo em diferentes canais, especialmente durante grandes eventos como a F1 e a WEC. Eu estou muito empolgado por saber que poderei recompensar meus fãs e fotógrafos profissionais por sua criatividade, e que o conteúdo produzido estará protegido em uma única plataforma”.

 Fãs recompensados

 Benedikt Dohnanyl, COO da Wenn Digital, explicou que as recompensas serão feitas da seguinte forma: “Digamos que alguém tire uma foto de Alonso dos estandes de uma corrida. Quando a plataforma KodakOne estiver disponível ao público, ele ou ela poderá proteger imediatamente essa imagem ao coloca-la no sistema”.

Dessa forma, a plataforma permitirá que os fãs participem de um ecossistema onde eles tenham participação ativa e sejam recompensados por isso.

O COO acrescentou que a Wenn está se planejando para lançar a KodakCoin entre o final de 2018 e início de 2019, através de uma programa beta público.

Por fim, Dohnanyl comentou que a parceria vem sendo discutida há vários meses e que a empresa pode começar a estabelecer acordos semelhantes com outros clientes, em um futuro próximo.

“Atualmente estamos recebendo muitas solicitações e interesse de marcas globais, criadores de conteúdo e detentores de direitos autorias de várias áreas, para quem a proteção à imagem é uma preocupação especial”, ele ponderou.

Fonte: CoinDesk