Negócios Tecnologia

Pesquisa: Empresas não estão preparadas para investir no blockchain

Postado por em 3 de maio de 2018 , marcado como , ,

Uma nova pesquisa da empresa de consultoria Gartner revelou que as organizações estão amplamente apáticas em relação a adoção do blockchain em seus processos.

(Foto: Pixabay)

De acordo com os resultados da pesquisa – que indagou diretores de informações (CIOs) sobre suas atitudes coorporativas voltadas para a tecnologia – apenas 1% deles indicou qualquer tipo de adoção do blockchain.

Além disso, apenas 8% afirmaram estar planejando sistemas de integração com blockchain, em curto prazo.

No entanto, o mais curioso é o fato de 77% dos CIOs entrevistados confessarem que não estão interessados nem têm qualquer plano de desenvolvimento e implementação da tecnologia.

Para o vice-presidente da Gartner, David Furlonger, “é fundamental entender o que o blockchain é e o que ele é capaz de fazer hoje; comparando como poderá transformar empresas, indústrias e a sociedade do amanhã”.

Habilidades blockchain

Segundo a pesquisa, 23% dos 293 entrevistados, enxergam na tecnologia a exigência de novas habilidades.

18% disseram que as habilidades para o blockchain são “difíceis de encontrar”. E outros afirmam que primeiro é necessário uma mudança na estrutura de seus departamentos de TI para uma melhor implementação do blockchain.

Furlonger ponderou que o uso do blockchain requer compreensão dos fundamentos e de seus processos, lei de segurança, troca de valores e governança descentralizada.

“Embora muitas indústrias indiquem um interesse inicial na tecnologia blockchain, ainda é preciso ver se elas aceitarão redes descentralizadas, distribuídas e tokenizadas. Ou estagnarão quando tentarem introduzir o blockchain em fluxos e sistemas de valor”, concluiu Furlonger.

Fonte: CoinDesk