Investimentos

Para se manter competitiva no mercado asiático, Dell anuncia investimentos em blockchain

Postado por em 27 de setembro de 2018 , marcado como , , ,

Com o objetivo de expandir o mercado e, principalmente, manter a posição de liderança no expressivo cenário indiano, a multinacional Dell, anunciou planos de investir em tecnologias emergentes como a blockchain.

Para não perder a dianteira tecnológica, Dell anuncia investimentos em blockchain

(Foto: Pixabay)

A iniciativa ganhou forma após um grupo de clientes da gigante de tecnologia solicitar o uso de alternativas modernas de servidor, revelou Manish Gupta, diretor sênior e gerente geral da Dell EMC Índia.

Para o Enonomic Times, Gupta disse que a empresa está procurando introduzir produtos mais novos e que tenham potencial com a tecnologia, bem como Inteligência artificial (IA), armazenamento na nuvem e analytics.

A clientela da Dell EMC Índia é formada por grandes empresa locais de TI, organizações financeiras, bancos e até mesmo pelo governo, que já demonstrou estar interessado em soluções com blockchain.

Blockchain e seu reinado

Para uma plataforma pública, que teve suas primeiras aplicações no setor financeiro, com o Bitcoin, a blockchain foi além e agora é exaltada pela promessa de inovar quase tudo o que existe.

Startups, grandes corporações e governos estão olhando unilateralmente para a tecnologia, com a esperança de integrá-la aos seus modelos de trabalho de forma usual.

A Dell, cujo modelo de negócios obteve uma receita global de US$ 5,1 bilhões no segundo trimestre de 2018, endossa essa coro e acredita que o sistema distribuído pode ser o ingrediente para manter seu sucesso intocado.

Tomado por este sentimento, a empresa recentemente lançou um novo servidor conhecido como PowerEdge MX, que suportaria cargas de trabalho de data center, tanto tradicionais quanto de tecnologias emergentes, incluindo blockchain.

Sobre até que ponto esses novos servidores teriam a capacidade de suportar a blockchain, ainda falta confirmação.

Mas nas declarações anteriores, a Dell havia estabelecido o PowerEdge MX pela sua habilidade de “construir e combinar formas flexíveis de armazenamento, computação e rede”, tendo como foco a IA e internet das coisas (IoT). Não havendo, no entanto, menção à blockchain.

No entanto, a inclusão da blockchain como potencial elemento de trabalho marca a crescente adoção da tecnologia pelas organizações indianas.

Apesar de manter uma posição hostil sobre as criptomoedas, o governo nacional lançou pilotos de blockchain para emitir certidões de nascimento, registro de propriedade, combate ao tráfico de drogas, dentre outras ações.

Fonte: CCN

loading...