Mercado Negócios

Para presidente do Alibaba, Blockchain precisa ser o foco da indústria manufatureira

Postado por em 18 de setembro de 2018 , marcado como , , , , , ,

Na World AI Conference 2018, Jack Ma, cofundador e presidente do bilionário conglomerado de comércio eletrônico Alibaba, afirmou que a inteligência artificial (IA), a blockchain e a Internet das coisas (IoT) podem se tornar sem sentido se não conseguirem atingir a indústria de manufaturas.

Para presidente do Alibaba, Blockchain precisa ser o foco da indústria manufatureira

(Foto: Pixabay)

“IA, blockchain e IoT serão tecnologia sem sentido, a menos que elas possam promover a transformação da indústria manufatureira e a evolução da sociedade em uma direção mais verde e inclusiva, disse Ma.

Crescimento

Na última década, especialmente nos últimos três anos, a indústria de fabricação de artigos inteligentes cresceu exponencialmente, à medida que os conglomerados começaram a explorar soluções inovadoras, para reduzir custos e aumentar a eficiência.

Como tal, o processo de fabricação da maioria dos hardwares e maquinarias mudou drasticamente nos últimos tempos, com as empresas caminhando para a automação e utilizando robôs, a fim de eliminar erros e acelerar as operações.

Desde o surgimento do conceito de aplicação de sistemas descentralizados, muitos consórcios de blockchain e empresas de desenvolvimento estabeleceram seu foco na utilização da tecnologia para reconstruir cadeias de suprimentos.

Especificamente, conglomerados e consórcios, como a Hyperledger e a Ethereum Enterprise Alliance (EEA), desenvolveram sistemas públicos e privados para implementar soluções em cadeias de suprimentos de larga escala, sobre uma rede imutável.

É verdade que fora o setor financeiro, a área de manufaturas continuas sendo o maior mercado que as tecnologias emergentes podem atingir. No entanto, a blockchain, IA e IoT, ainda não conseguem demonstrar todo o seu potencial nessa indústria.

Para Ma, quando a blockchain puder ser usada em grande escala, como tecnologia primária de processamento de dados descentralizado dessa indústria, então os sistemas verão a verdadeira adoção dominante fora do âmbito das finanças.

Os benefícios, no entanto, serão em longo prazo. E, por isso, o aspecto difícil da implementação de sistemas descentralizados no setor manufatureiro é o fato de que tanto os desenvolvedores quanto os conglomerados precisam reconhecer que a blockchain, pelo menos em sua fase inicial, será mais ineficiente e impraticável do que que as plataformas centralizadas de hoje, defende Jack Ma.

Fonte: CCN