Geral

O que é liquidez nas Exchanges de Cripto?

Postado por em 17 de outubro de 2019 , marcado como

Se você é novo no espaço cripto ou apenas novo no trading de cripto, pode ficar perplexo com toda essa conversa sobre liquidez. Exchanges, traders e startups estão sempre falando sobre liquidez. Então, do que se trata a liquidez?

Liquidez é o que faz o mundo trading girar. Sem algum grau de liquidez, seria impossível para a indústria cripto manter sua diversidade e inclusão. Neste artigo, veremos o que é liquidez, como é criada, por que é importante e onde você pode encontrá-la.

O que é liquidez?

Na sua forma mais simples, a liquidez é uma medida da capacidade de um ativo ser comprado ou vendido sem afetar seu preço. Para ilustrar isso, vamos ver um exemplo. Você tem uma casa no sul da França. Era dos seus avós e procuraram você quando eles faleceram. Quando você visita a casa, percebe que uma das pinturas mantidas por seus avós é muito antiga, mas bem preservada. Você mostra a pintura a um avaliador apenas por curiosidade, e ele o parabeniza. Você herdou uma obra-prima perdida do Cimabue.

Isso significa milhões de dólares para você, certo? Bem, a pintura pode ser avaliada em milhões, mas isso não significa exatamente que é isso que você vai conseguir. A pintura é única, portanto, se for leiloada, o preço pode acabar tendo muito pouco a ver com o valor da pintura. Além disso, as taxas que você terá que pagar para vender a pintura provavelmente receberão uma parcela significativa dos lucros da venda. Esta pintura tem baixa liquidez.

Em outras partes do mundo da arte, se você vender uma obra de um dos objetos produzidos em massa de Andy Warhol, entenderia o preço que obteria da venda bem antes de vendê-la. Como existem muitos deles, a venda de um deles teria quase nenhum efeito no preço de mercado do objeto. É assim que é a liquidez. E, embora a liquidez não seja necessariamente uma coisa boa no mundo da arte, é uma necessidade absoluta nas Exchanges.

Como é criada a liquidez?

A liquidez é criada quando há muitos compradores e vendedores de um determinado ativo em uma exchange. Isso se reflete no volume de exchange. O volume mede a quantidade de atividade de trading que ocorreu no mercado durante um determinado período de tempo.

Liquidez tem tudo a ver com movimento. Além do trading, se houver muitos usos para um ativo e pessoas ou entidades que o procuram, sua liquidez aumentará. O dinheiro é, portanto, o ativo mais líquido do mundo. No mundo das criptomoedas, o trono de liquidez é há muito tempo a Bitcoin.

Por que a liquidez é importante?

Como abordamos um pouco acima, a liquidez anda de mãos dadas com a conveniência de trading. Mas, além da conveniência, a liquidez ajuda bastante a manter todo o setor em funcionamento. Primeiro, a liquidez ajuda a estabelecer preços justos para todos no mercado. Um mercado robusto, com muitos vendedores e compradores, garantirá que vendedores e compradores sejam pressionados a pedir e licitar a preços competitivos.

Se isso ocorrer, garantirá a estabilidade do mercado. Com uma grande quantidade de atividades de trading, até grandes operações têm muito menos probabilidade de mudar os preços. Isso evita que manipulem os preços e protege os comerciantes médios que compõem a maioria da comunidade de cripto.

Um alto nível de liquidez também aumentará o tempo de transação, pois as solicitações e ofertas serão atendidas a uma taxa muito mais rápida. Os tempos de transação rápidos são essenciais para os comerciantes diurnos e outras pessoas que vivem do mercado.

Onde encontrar liquidez?

Quando você está procurando uma exchange para trading, uma das principais coisas que precisa analisar é o nível de liquidez que uma exchange oferece. Uma das melhores ferramentas para isso é o Livro de Liquidez Coin360. Quando você estiver olhando para negociar um ativo ou apenas quiser dar uma olhada em qual é a situação de liquidez no mercado no momento, vá para o Livro de Liquidez e verá algo assim:

O visualizador mostrará as exchanges que oferecem a melhor liquidez para pares específicos e em diferentes quantidades. Uma das melhores trocas em termos de liquidez, como você pode ver no gráfico, é a HitBTC. No entanto, existem muitas opções, e o gráfico o ajudará a decidir o que é melhor para você.

loading...